Consulta ao pediatra no pré-natal

Compartilhe:

A primeira consulta ao pediatra pode e deve se dar ainda na gestação.

Se à primeira vista essa frase não faz muito sentido, pense de novo. O pediatra é quem vai prestar os primeiros cuidados e avaliar as condições de saúde do recém nascido já na sala de parto.

O pediatra na sala de parto

O pediatra vai estar presente na sala de parto para recepção do recém nascido em todo parto hospitalar, tanto para partos normais como para cesáreas. Assim que o bebê nasce, o pediatra realiza um exame físico e avalia sua vitalidade. Dependendo do estado da mãe e do bebê esse exame pode ser feito com o bebê no colo da mãe, respeitando o contato pele a pele e de preferência aguardando o cordão parar de pulsar, o que leva em torno de três minutos, para só então fazer o clampeamento.

É o pediatra que vai pesar e medir o bebê e realizar manobras de reanimação neonatal quando necessário. Além de avaliar se o recém nascido está em condições de seguir para alojamento conjunto com a mãe ou se deve ser encaminhado para a Unidade Intensiva Neonatal.

O que perguntar ao pediatra antes do parto

perguntas ao pediatra no pré-natal

A consulta pediátrica pré-natal é o momento ideal para tirar dúvidas relativas aos procedimentos que podem vir a ser realizados no recém nascido no pós-parto imediato. É importante também para que o pediatra conheça o histórico médico da mãe e do bebê e se prepare para possíveis situações de risco. Além de orientar quanto à amamentação e tirar dúvidas sobre os cuidados do dia a dia como por exemplo banho, troca de fraldas, limpeza do coto umbilical, transporte do bebê.

A mulher que já estiver munida de informações e souber como deseja que seja a recepção de seu filho deve aproveitar a consulta para conversar e confirmar se o pediatra está alinhado com suas escolhas, estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional que em alguns casos permanece como médico da criança depois do parto.

Vale lembrar que no plano de parto a gestante também lista quais procedimentos deseja ou não que sejam feitos com o recém nascido. Os mais comuns são o contato pele a pele imediato, clampeamento tardio do cordão umbilical, amamentação materna exclusiva, alojamento conjunto. Saiba mais sobre procedimentos ao recém nascido para o plano de parto neste post.

Quando ir ao pediatra no pré-natal

Foto em rawpixel.com de Pexels

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) dispõe sobre o atendimento pediátrico a gestantes no terceiro trimestre de gravidez em seu rol de procedimentos.

Se o seu pré-natal estiver sendo feito pelo SUS, talvez não haja uma consulta específica com o pediatra antes do parto. Mas nem por isso você deve deixar de se informar sobre quais procedimentos são feitos ao recém nascido. Leve todas as dúvidas para serem esclarecidas nas consultas de pré-natal e entenda quais os protocolos da sua maternidade de referência. Este é mais um motivo para ter um plano de parto e solicitar que seja anexado ao seu prontuário médico.

Pediatra para a gestante também

Você passa a gestação inteira indo ao obstetra para saber como está a gestação e talvez por isso nem se dê conta de que um pediatra também vai estar na sala de parto para assistir ao nascimento do seu bebê.

Os procedimento realizados com o recém nascido podem ser incluídos no plano de parto, e assim como os referentes à gestante, devem ser esclarecidos previamente para que a mulher entenda quais são suas opções e possa fazer escolhas informadas. A ida ao pediatra no pré-natal vai ajudar também com que os pais se sintam mais seguros para os primeiros cuidados com o bebê.

Referências:

The Apgar score. American Academy of Pediatrics Committee on Fetus and Newborn, American College of Obstetricians and Gynecologists Committee on Obstetric Practice: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26416932

Effect of timing of umbilical cord clamping of term infants on maternal and neonatal outcomes: https://www.cochrane.org/CD004074/PREG_effect-timing-umbilical-cord-clamping-term-infants-mother-and-baby-outcomes

WHO Recommendations: Intrapartum care for a positive childbirth experience: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/260178/9789241550215-eng.pdf;jsessionid=7B26A8AD00FE73C75861A2B77EE63B72?sequence=1

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.