Chá de Bençãos: uma chuva de amor e acolhimento!

Compartilhe:
chá de bençãos
Foto Annaiza Rozeno

Diferentemente do chá de bebê tradicional, o chá de bênçãos é direcionado à mulher. É um encontro em que mulheres dão bênçãos à outra mulher que está prestes a receber o seu bebê. Momento de oferecer força, acolhimento, encorajamento, apoio para a ela nessa transição, do fim do ciclo gestacional e preparação para o parto e maternidade. Toda a dinâmica e organização são feitas para que grávida receba apoio, se entregue ao carinho e possa encontrar a sua força, recebendo acolhimento nesta etapa final.

 

chá de bençãos
Por Bruna Rodrigues

Inicialmente é proposto que cada uma conte um pouco de si e o que aquela mulher e bebê representa em sua vida e, juntamente, a gestante também compartilha como está sendo a experiência de gestar, suas expectativas, anseios e os seus preparativos para o momento tão esperado: o parto. Considero importante este momento de partilha para que, na fala, possa ser ressignificado os possíveis sentimentos negativos que possam surgir no fim da gestação. E é junto a toda essa união de mulheres, o que possa parecer tenso e pesado passa  a ser mais leve, tranquilo por ser acolhido por cada mulher presente.

Escalda-Pés para relaxar

chá de bençãos
Por Annaiza Rozeno

No chá de bênçãos preparamos um escalda-pés para a gestante com ervas, flores, óleos essenciais que promovam relaxamento. nesse momento de muito relaxamento e descontração as amigas massageiam e tocam suavemente seu corpo, sua cabeça, ombros, mãos, pés, dizendo coisas positivas e colocando boas intenções em cada toque e fala.

 

“Confiamos na natureza, confiamos em vocês.  Estamos aqui para apoia-los.  Nós que amamos a sua mãe, abençoamos a sua chegada e já te amamos também!”

É muito importante deixarmos materializado algo para a gestante desse encontro tão especial!

chá de bençãos
Por Bruna Rodrigues

Preparamos um momento de confeccionarmos uma pulseira com pedras de proteção, que será um lembrete de todo o amor e apoio que ela recebe de cada uma. Que no momento do trabalho de parto esta mulher sinta a força de suas amigas e familiares, enquanto acolhe seu bebê ao mundo. No momento que cada mulher colocar uma pedra do fio é dito e expressado sua benção: coragem, fé, confiança, alegria, luz, e o que mais vier por bem. Isso simboliza o laço entre elas, e irá  usa-la ou ter por perto no momento do parto.

 

chá de bençãos
Por Annaiza Rozeno

É indicado que cada pessoa escreva em pequenos papeis coloridos mensagens para a mãe: um incentivo, poema, canção, oração, algo que ela possa ler quando sentir os primeiros sinais do trabalho de parto, para que se sinta mais confiante e tranquila para o momento tão esperado.

 

Mulheres conectadas no momento do parto

chá de bençãos
Por Bruna Rodrigues

No chá de bênçãos cada convidada leva uma vela para casa e a gestante também terá uma, e no momento do parto todas irão acendê-la juntamente, unindo e vibrando mais e mais nas boas intenções e bênçãos para essa família que (re)nasce.

chá de bençãos
Por Rebeca Golinelli

Para finalizar o chá de bençãos é realizada uma visualização que tem como intuito a conexão da mulher com o seu útero e coração, promovendo uma expansão e abertura para o maternar, e proporcionando um relaxamento e bem estar para todos os presentes.

 

Estes são alguns dos acontecimentos que sugiro para o Chá de Bençãos! Lembrando que sou uma facilitadora do encontro e cada detalhe é construído em conjunto a partir do desejo e demanda da mulher!

Gostou das dicas? Fale com a sua Doula e amigas, e organize um encontro de muito amor para você.

Quer saber mais sobre este trabalho que realizo, entre na minha página @psiannaiza.

 

Referências:

Maria cristina carvalho juliano1 maria angela mattar Yunes. Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Ambiente & Sociedade  n  São Paulo v. XVII, n. 3  n  p. 135-154  n  jul.-set. 2014. http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n3/v17n3a09.pdf

Rapoport A, Piccinini CA. Apoio social e experiência da maternidade. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 2006;16(1):85-96. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ribeiro de Oliveira, Maíra; Dessen, Maria Auxiliadora . Alterações na rede social de apoio durante a gestação e o nascimento de filhos. Estudos de Psicologia, vol. 29, núm. 1, enero-marzo, 2012, pp. 81-88. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=395335577009

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.