Atividade Física na Gestação

Compartilhe:

Você sabia que existe uma cartilha de Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais para uma experiência positiva na gravidez? As recomendações da cartilha incentivam a prática de atividade física na gestação. Como afirma a primeira recomendação do item A. Intervenções nutricionais:

A.1.1: Recomenda-se as mulheres grávidas uma alimentação saudável e atividade física durante a gravidez, para que se mantenham saudáveis e evitem o ganho de peso excessivo.

Gestando praticando atividade física. Fonte: Pexels

A atividade física durante a gestação além de manter a saúde em dia e evitar ganho excessivo de peso pode contribuir para ter o tão desejado parto normal, assim como auxilia no desenvolvimento do bebê, fortalecer a musculatura do corpo da mulher e pode aliviar alguns sintomas fisiológicos como a tão incomoda dor na lombar entre outros benefícios.

Estudos feito no estado do Rio Grande do Sul indica que 61% das mulheres recebem indicação para realização da atividade física durante a gravidez. As gestantes que realizaram alguma atividade física tiveram menor probabilidade de cesariana e natimorto. Dentre as mulheres que não fizeram atividade física nasceram 33 (1,9%) natimortos. Também não há relação da prática de atividade física com prematuridade.

Confira os benefícios além dos citados acima (Guia de SAÚDE gestacional proposta pela UNICAMP):

– Proporciona boa postura

– Diminui a falta de ar

– Reduz câimbras musculares, inchaço e dor na lombar

– Alivia a tensão, estresse

– Reduz risco de laceração perineal

– Melhora a força, o tônus do assoalho pélvico

– Melhora disposição

– Melhora auto estima

– Melhora a recuperação pós-parto

Mas eu posso realizar atividade física na gravidez? Quais as restrições

Sim, desde que o seu acompanhamento pré-natal não tenha apresentado complicações e claro que as recomendações para a prática das atividades devem ser liberadas e acompanhadas pelo profissional que acompanha sua gestação ou por um profissional físico qualificado, seja um fisioterapeuta ou capacitado em educação física. A prática de exercícios leves ou moderados é considerado saudável para mãe e para o bebê.

Para quem não está habituada a prática das atividades, pode iniciar na gestação atividades desde que sejam atividades mais leves como caminhadas. Mas é preciso além de estar acompanhada de um profissional seguir algumas recomendações. E é importante conhecer o limite do seu corpo, na gestação em alguns momentos é comum sentir fadiga, então se não faz atividade inicie aos poucos, 10 a 15 minutos depois vá aumentando.

Atenção as dicas para prática das atividades (Guia de SAÚDE gestacional proposta pela UNICAMP)

  • Recomenda-se evitar atividade que podem levar a queda
  • Evitar atividade que pode causar algum atrito com a barriga
  • Faça intervalos regulares se necessário
  • Tenha uma boa alimentação
  • Beba bastante água para se hidratar

Importante o interrompimento da atividade imediata na Gestação

Fonte: Pixabay

Caso venha sentir algum dos sintomas interromper a prática de atividade imediatamente:

– Sangramento vaginal

– Dor no abdome ou no peito

– Perda de líquido pela vagina

– Inchaço repentino nas mãos, face ou pés

– Dor de cabeça forte e persistente

– Palpitações

– Tontura ou sensação de luzes piscando

– Redução dos movimentos fetais

– Dor ou sensação de ardência ao urinar

– Febre

– Náuseas ou vômitos persistentes

– Contrações uterinas frequentes

– Sensação de falta de ar

Se você está longe de estar em uma gravidez de alto risco e liberada pelo profissional da saúde, porque não continuar com suas atividades habituais e inserir atividade física?

Yeah! Se mexendo! Comigo, vai!

Bora agitar esse corpinho pra ter maiores probabilidades de ter seu parto normal e ficar ainda mais diva com o barrigão!

Referências Bibliográficas

Atividade física durante a gestação e associação com indicadores de saúde materno-infantil [https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102012000200015&script=sci_arttext&tlng=pt]

Exercícios físicos durante a gravidez ajudam no desenvolvimento do bebê [http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/05/exercicios-fisicos-durante-a-gravidez-ajudam-no-desenvolvimento-do-bebe]

Guia de Hábitos saudáveis na Gestação e Puerpério [https://www.caism.unicamp.br/PDF/Guia_de_habitos_saudaveis_na_gestacao.pdf]

Recomendações da OMS sobre cuidados pré-natais
para uma experiência positiva na gravidez [https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/250800/WHO-RHR-16.12-por.pdf;jsessionid=46798C71CF0C3CDCC3D918F5D7635761?sequence=2]

 

 

Compartilhe:

3 respostas para “Atividade Física na Gestação”

  1. Mais um excelente texto amor. Todo seu estudo e dedicação trazendo frutos e conhecimento a todas mamães e companheiros(as).

    1. Faz o que está ao seu alcance, no momento que for oportuno! Ainda está em tempo para iniciar atividades leves doulanda linda!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.