5 curiosidades sobre gravidez gemelar

Compartilhe:

Gravidez gemelar é um assunto que por si só já chama bastante atenção. A potência e capacidade de uma mulher gerar um outro ser humano já incrível o suficiente, mas quando se trata de mais de um, é surreal! Dessa forma, é super comum que onde haja uma mulher grávida de gêmeos há sempre perguntas e palpites de outras pessoas sobre as mais variadas questões.

No fim das contas, realmente são muitas dúvidas e fatores sobre gestação múltipla, desde coisas simples até as mais inesperadas, por isso também a importância de um acompanhamento de qualidade e de buscas em fontes confiáveis pra não ficar se assustando com qualquer coisa que vê por aí ou achar que tudo está/estará acontecendo com você. No post de hoje selecionei cinco curiosidades sobre esse tema que traz tanto fascínio e tantos anseios.

1. Indicativo no teste de gravidez                      

Existe a história de que um teste de farmácia (aquele do palitinho) bem marcado pode ser um indicativo de gestação gemelar, mas não, não precisa tomar esse susto a toa! Hahaha O que pode indicar no teste de gravidez a possibilidade de uma gestação múltipla seria o valor do teste beta HGC quando apresenta um valor muito mais alto. Ainda assim, deixa pra confirmar com o médico antes de sair comprando as roupinhas em dose dupla.

Moon Cycle Animation GIF by Anne Horel - Find & Share on GIPHY

2. Mulheres mais velhas tem mais chances de ter gêmeos

A idade materna pode ter influência na possibilidade de uma gestação gemelar. Um estudo realizado em São Paulo pela geneticista Gloria Colleto detectou uma maior probabilidade de incidência de gestações gemelares em mulheres mais velhas.

Outro fato interessante é que com as mulheres tendo filhos mais tarde, o número de gestações gemelares consequentemente tem crescido atualmente.

3. Gêmeos podem ter pais diferentes

Gêmeos não são necessariamente decorrentes de uma mesma relação sexual, eles podem ser concebidos em coitos diferentes no mesmo período. Assim, é possível que bebês gestados ao mesmo tempo sejam filhos de diferentes pais, caso a mulher tenha tido relações com homens diferentes durante o mesmo período.

Esse fenômeno é raro e é chamado de superfecundação hetero-paternal. Um caso bem conhecido é o da americana Mia Washington que em 2009, ao notar a grande diferença nas feições de seus filhos gêmeos, decidiu realizar um teste de DNA onde descobriu que os filhos tinham 0% de chance de serem filhos dos mesmos pais e que um era filho de seu noivo e o outro filho de um outro homem com quem se relacionou.

Siamese Twins What GIF - Find & Share on GIPHY

4. Gêmeos podem nascer de parto normal

Sim! Muitas pessoas acreditam que uma gestação gemelar automaticamente é indicação absoluta para uma cesárea, mas isso não é verdade. Gêmeos podem sim nascer em um parto normal desde que esteja tudo bem, que não existam fatores de risco associados e que tenham acesso a uma boa assistência.

5. Os bebês podem nascer com algumas horas de diferença

Algo que muitas pessoas não sabem é que gêmeos nascidos de parto normal podem nascer em momentos diferentes e quando falamos de momentos, falamos de horas e, em casos mais raros, até dias de diferença!

Os bebês não veem necessariamente no mesmo momento, e estando tudo bem não há motivo para forçar o nascimento. Um exemplo bem interessante é o caso que aconteceu no Paraná em que duas irmãs gêmeas nasceram com uma diferença de três dias, o que fez com que a primeira nascesse em 2018 e a outra em 2019.

Beyonce Mom GIF - Find & Share on GIPHY

Depois desse post só da pra dizer que é a situação mais “Deus me livre, mas quem me dera”, né? hahaha

Quer ficar sabendo sempre que tiver post meu aqui no blog? Se inscreve aqui! ?

REFERÊNCIAS

Americana deu à luz gêmeos de pais diferentes

No Paraná, gêmeas nascem com três dias de diferença

The incidence of superfecundation and of double paternity in the general population.

Twinning rate trend in a population sample from the city of São Paulo, Brazil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.