Quem é a doula?

Compartilhe:

Doula é uma palavra de origem grega e significa “mulher que serve” ou “escrava” e historicamente usava-se este termo para definir a pessoa que assistia a mulher no domicilio após o parto, cuidando dela e do bebê e auxiliando nas atividades domésticas.

Hoje, o conceito refere-se à mulher que auxilia a gestante durante o período perinatal, na gestação, no trabalho de parto e no puerpério com os cuidados com o bebê.

Os resultados do apoio da doula vêm trazendo revelações surpreendentes na redução das intervenções e complicações obstétricas, bem como facilitando o vínculo entre mãe e bebê no pós-parto. Em números, a atuação da doula no parto, diminui em 20% da duração (tempo) do trabalho de parto, diminui também em 50% as taxas de cesárea sem necessidade e diminui em 40% o uso da oxitocina injetável.

QUAL O TRABALHO DA DOULA?

GIPHY

-NA GESTAÇÃO

A doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explica alguns procedimentos que são comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto das mais variadas formas.

A principal função da doula nesse momento é dar suporte informacional por meio de conversas e indicações de leitura, tirando as dúvidas do casal, ajudando na elaboração do plano de parto, podendo mostrar os prós e os contras de cada procedimento médico e explicando sobre os primeiros cuidados com o bebê e sobre amamentação.

-NO TRABALHO DE PARTO

Oferece apoio contínuo durante o trabalho de parto. A doula funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal, ela explica os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenua a frieza da equipe de atendimento em um momento tão vulnerável na vida da mulher.

Fonte: Flickr

Tem a função de apoiar a parturiente e seu acompanhante, esclarecer todas as questões referentes ao trabalho de parto, mostrar a parturiente formas eficientes de respirar, ajuda a encontrar posições mais confortáveis durante o trabalho de parto e conversa com a gestante com objetivo de prover-lhe encorajamento e tranquilidade. Também procura deixar o ambiente o mais íntimo e aconchegante possível, propõe a adoção de medidas alternativas de alívio da dor, como banhos, massagens, musicoterapia e aromaterapia.

No pós-parto imediato, a doula permanece com a mulher auxiliando no que for necessário como o primeiro contato como o recém-nascido e o auxilio a amamentação na primeira hora de vida.

-NO PÓS-PARTO

A Doula faz visitas á nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação a amamentação e cuidados com o bebê. Desde que haja o desejo da mulher em ser apoiada, a doula poderá ser muito útil nessa fase de adaptação. Algumas doulas se especializam e trabalham apenas como doulas pós-parto.

Fonte: Arquivo pessoal (Artur e a mamãe Fabrisia no primeiro mês de vida).

E O QUE A DOULA NÃO FAZ?

A doula não realiza nenhum procedimento médico ou clínico como: auscultar o coração do bebê, aferir pressão arterial da mulher, fazer exame de toque para medir a dilatação do colo uterino, fazer medicações. Também não é sua função discutir procedimentos com a equipe de atendimento ou questionar decisões.

A Doula deve ser escolhida pela mulher, ser alguém que ela simpatize e se sinta à vontade.

“Se doula fosse remédio, seria antiético não receitar.” (John H. Kennel, MD)

Quer saber mais sobre as doulas. Pesquise sobre o trabalho delas na sua cidade.

Referências:

Estudando sobre doulas http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/estudando-sobre-doulas-ii.html?q=doula

Doulas como dispositivos para humanização do parto hospitalar: do voluntariado à mercantilização http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0420.pdf

Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas no trabalho de parto e no parto http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n10/26.pdf

Percepção de mulheres sobre o parto e o papel da doula https://revistas.pucsp.br/psicorevista/article/view/34156/27259

Apoio contínuo para mulheres durante o parto https://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto

“Continuous Emotional Support during Labor in US Hospital.” Kennel, J.H.; Klaus, M.H.; McGrath, S.K.; Robertson, S.S.; Hinkley, C.W. Journal of the American Medical Association 265(1991): 2197-2201

 

 

 

Compartilhe:

Uma resposta para “Quem é a doula?”

  1. A Helena foi de extrema importância no primeiro mês de vida do Artur…. me deu todo suporte necessário no que se refere à amamentação e nos cuidados com o bebê. Ensinou meu filho a mamar , ainda na maternidade, e me ensinou a amamentar … Me deu todas as dicas… não sei o que teria sido de mim sem as orientações dela!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.