Parto normal ou cesárea? Aquela famosa pergunta que toda grávida tem na cabeça (além de várias outras, é claro!), o que será melhor para o bebê e para você, acerca da via de parto, e será que realmente é melhor marcar uma cesárea ?
Existem estudos que nos mostram os inúmeros benefícios que o parto normal trás tanto para a mãe como para o bebê, assim como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam o parto normal, como sendo o mais seguro e mais benéfico, pois nele, a mulher desencadeia uma cascata de hormônios fundamentais para o término do amadurecimento do bebê, descida do leite mais rápida, melhor recuperação pós parto, entre várias outras vantagens.
Nesse post você vai encontrar
Mas porque tantas mulheres acabam agendando uma cesárea sem real necessidade ?
O nosso sistema tem algumas falhas, e essa é uma delas. Infelizmente a cesárea é vista como segura e o parto normal é visto muitas vezes como o vilão da história toda, e com o tempo foi se criando alguns mitos em volta disso: “Parto normal é anormal”, “não quero sentir dor”, “bacia pequena”, “cordão no pescoço”, “falta de dilatação”, entre tantas outras frases que ouvimos falar por aí, é como se o corpo da mulher e\ou o bebê não fossem feitos para parir e nascer, é claro que em alguns casos a cesárea é super indicada e salva vidas, e agradecemos muito por ela existir.
Mas nem todas as mulheres iram precisar de uma cesárea, a OMS nos diz que apenas 10% a 15% das mulheres vão precisar de uma cesárea, e pasmem com os números do Brasil: 52% de cesarianas no Brasil, sendo 46% no Setor Público, e 88% no Setor Privado.
Falta INFORMAÇÃO!
A falta de informação acaba levando muitas mulheres a cesáreas desnecessárias, como o medo da dor ou medo de sofrer, isso porque no Brasil a décadas o parto normal é “anormal”, como colocar a mulher na posição de litotomia (frango assado), que só torna as dores piores e ainda dificulta a descida no bebê na pelve materna; a episiotomia de rotina também, muitas mulheres relatam não querer parto normal pois não querem o famoso “pique”, onde já foi comprovado que não beneficia em nada, e não é recomendada pela OMS como rotina, entre várias outras práticas que tornam o parto normal doloroso e sofrido.
Você deve estar se perguntando, mas Ju, porque ainda existem partos assim ? A resposta é que na verdade, a culpa é de ninguém! O que aconteceu, foi que práticas antes consideradas positivas e que ajudavam, foram com o tempo sendo comprovadas por estudos, de que mais atrapalham do que ajudam, cabem a todos os profissionais que atendem partos buscarem esses conhecimentos e acreditar ainda mais no corpo da mulher e na fisiologia do parto, intervindo sempre que se fazer necessário, e dando a oportunidade a mulher de participar junto com a equipe das decisões acerca de seu parto. Isso que chamamos de HUMANIZAÇÃO.
Por isso, marcar uma cesárea, não é simplesmente fugir da dor, isso implica em riscos que muitas vezes ninguém te falou sobre eles, assim como, o parto normal tem riscos e você deve ser orientada quanto a eles. (assunto esse para um novo post)
Vem comigo, que vou te contar alguns riscos que as cesáreas agendadas trazem para mãe e o bebê:
1- Estudos internacionais apontam que perto de cem mulheres perdem a vida a cada 100 mil cesáreas, cinco vezes mais que o parto normal.
2- PREMATURIDADE: em uma cesárea agendada sem real indicação, está se “tirando” esse bebê sem ele estar pronto! Só sabemos que o bebê está pronto quando a mulher entra em trabalho de parto…não existe isso do “seu bebê ta pronto podemos fazer a cesárea a qualquer hora”, não inventaram a bola de cristal na obstetrícia ainda…muita calma!
3- Risco de infecção: a cesárea é uma CIRURGIA! E tem riscos como qualquer outra cirurgia…
4- Risco de hemorragia: na cesárea a mulher perde cerca de 1.000 ml de sangue, já no parto normal 500 ml de sangue.
5-Risco de trombose: é cirurgia né gente…
6-Descida do leite é mais devagar, podendo afetar o processo de amamentação: pois numa cesárea agendada, não tem a liberação dos hormônios responsáveis pela descida do leite, mas ele desce sim, só que demora um pouco mais…
7-Primeiro contato mãe e bebê é afetado: mesmo em uma cesárea é possível sim, e deve ser incentivado o contato pele a pele…
8-Maior risco de obesidade e hipertensão aos bebês na fase adulta. Veja este estudo clicando aqui
9-Maior risco de desenvolver depressão pós parto.
A via de parto sempre deve ser decidida pela mulher, juntamente com a equipe técnica, de forma informada e consciente de riscos e benefícios de ambos os partos. Por isso gestantes se informem! Procure orientação com profissionais que atendem seu pré natal e parto, tire suas dúvidas, assim você fica mais preparada para esse momento único, o nascimento do seu bebê.
Para saber mais…
Indicações reais e fictícias de cesariana, http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html
Parto cesárea agendado sem necessidade traz riscos para mãe e bebê; campanha faz alerta https://blogs.ne10.uol.com.br/casasaudavel/2017/12/22/parto-cesarea-agendado-sem-necessidade-traz-riscos-para-mae-e-bebe-campanha-faz-alerta/
Escolha errada http://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/20336/3225930_109700.pdf
Complicações maternas e cesárea sem
indicação: revisão sistemática e meta-análise http://www.scielo.br/pdf/rsp/v51/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872017051000389.pdf
Parto cesáreo e hipertensão no início da idade adulta https://academic.oup.com/aje/articleabstract/188/7/1296/5492685?redirectedFrom=fulltext
Mitos do parto: passar do tempo x passar da hora https://www.brauliozorzella.com/o-parto-que-pariu/mitos-do-parto-passar-do-tempo-x-passar-da-hora.
Parto: Novas recomendações da OMS https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/02/20/parto-novas-recomendacoes-da-oms/
Nascer no Brasil http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/arquivos/anexos/nascerweb.pdf