É essencial e ajuda muito a orientar suas ações quando sabe, claramente, quem você deseja servir como Doula. Enquanto ainda não conquistou a cliente, pode-se dizer que ela ainda não é sua paciente.
Portanto, o termo “cliente” é constantemente utilizado antes de ser considerada efetivamente paciente, certo? Se você está começando, talvez seja necessário adivinhar por enquanto e ajustar seu perfil de cliente ideal à medida que adquire experiência. E isso é ótimo, pois vai aprimorando sua própria prática e pode fazer mudanças a qualquer momento.
Então, como você identifica sua cliente ideal?
Uma maneira de fazer isso é escrever uma história sobre ela, respondendo a estas perguntas:
- Qual a idade dela?
- Ela é mãe de primeira viagem ou já tem filhos?
- Ela está em um relacionamento?
- Ela segue uma crença?
- A gestação dela é de alto risco?
- Qual tipo de parto ela deseja?
- Onde ela vai ter o bebê?
- Quão bem informada ela está? Ela precisará de muito apoio informativo?
- Quão envolvido estará seu parceiro durante o parto?
- Quanto ela está disposta e capaz de pagar?
Depois de ter essa descrição, isto te ajudará bastante para as seguintes ações:
- Geração de conteúdo para o blog (Casa da Doula), seu próprio site e suas redes sociais;
- Reconhecimento e Fortalecimento de sua referência em conteúdo, ou seja, pessoas estarão lendo seus textos, se informando e empoderando mesmo sem saber ainda se identificam-se ou não com a sua figura profissional ou o posicionamento da sua empresa (e a identificação e empatia tornam-se bem mais fáceis de ocorrer dessa maneira);
- Entender melhor as expectativas e necessidades de sua cliente depois que se torna paciente e como lidar com contratações, serviços, agendamentos e tudo mais;
- Permanecer em foco no tipo de pessoas com quem você quer trabalhar. Isso ajudará você com seus esforços de marketing de várias maneiras, pois quando temos um nicho bem claro e específico, as estratégias se tornam mais ágeis e eficazes.
À medida que você ganha mais experiência, é possível consultar sua descrição ideal do cliente e ajustá-la com certa frequência. É outro material bacana de imprimir e deixar sempre por perto com seu material de escritório. Você estará usando isso para ajudar a guiá-la na concepção do seu negócio, criar seus materiais de marketing e produzir seus conteúdos próprios (artigos para o blog da Casa, para o seu site e tudo mais). Para suporte adicional, siga nossa conta de suporte para profissionais no Instagram. Faça parte e conecte-se com outros profissionais de nascimento que estão iniciando e expandindo seus negócios. Acesse aqui o Grupo [Quem Doula a Doula?] no Facebook.