Sexo na gravidez, será que pode?

Compartilhe:

Muitos medos e mitos rondam esse tema que é um tabu. No entanto, a ciência demonstrou que fazer sexo durante a gravidez traz inúmeros benefícios a todas as partes envolvidas.

Certamente durante os 9 meses de gestação a vida sexual do casal passará por muitas mudanças, haverá fases com muita atividade e outras nas quais os incômodos vão prevalecer, o importante é o casal estar em sintonia ?.

Benefícios do sexo durante a gravidez

Crédito: vix.com

Aqui cabe destacar que fazer sexo durante a gravidez te permite compartilhar um momento único e especial, selando e fortalecendo a união do casal.

O afeto e a harmonia são fundamentais à futura mamãe que se encontra imersa em um estado de alteração hormonal.

Além disso, fazer sexo desperta na mulher uma gratificante sensação psíquica que também é percebida pelo feto e é igualmente prazerosa para ele, pois, o útero fica mais oxigenado devido ao maior fluxo de sangue durante o ato sexual e o balanço ocasionado pelos movimentos é super agradável para o bebê.

Já no final da gestação, as relações sexuais podem ajudar para a preparação do parto, pois as contrações vaginais do orgasmo preparam o corpo para aliviar as dores do parto e facilitam o trabalho no momento de dar à luz.

Como anda seu desejo sexual?

Viola Davis Fc GIF - Find & Share on GIPHY

De acordo com algumas pesquisas, 40% das mulheres desejam praticar mais vezes sexo durante a gravidez que antes de engravidar.

Isso é explicado pelas altas doses de progesterona, estrógeno e durante o segundo trimestre, testosterona. Além das mudanças corporais que favorecem o aspecto sexual: seios maiores, mamilos mais sensíveis e curvas chamativas ?.

Razões para fazer sexo na gravidez

Foto: Thinkstock
  • Garante o bem-estar do bebê;
  • Combate o estresse;
  • Aumento da auto-estima;
  • Aumento do vínculo emocional com seu parceiro;
  • Aumento das defesas corporais (imunidade)
  • Reduz as dores da gravidez (por conta da liberação de ocitocina ❤️);
  • Previne a pré-eclâmpsia (o “antídoto” para reduzir o risco é nada menos que os anticorpos presentes no esperma);
  • Acelera a recuperação pós parto (afinal, você está exercitando o assoalho pélvico);

Está claro que o sexo durante a gravidez traz muitos benefícios tanto para o casal quanto para o bebê, no entanto, não se deve esquecer que tudo depende das circunstâncias que cada gravidez apresenta.

Referências bibliográficas:

Sexualidade, saúde sexual e Medicina Sexual: panorama atual – http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032009001200001

Mitos e verdades sobre a gravidez – https://www.google.com/amp/s/drauziovarella.uol.com.br/mulher-2/obstetricia/mitos-sobre-a-gravidez/amp/

Sexo na fase final da gravidez ajuda o parto, diz estudo – https://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14883.shtml

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.