O maior desafio de todo profissional é descobrir como trabalhar melhor e se desgastar menos. Parece que sempre falta tempo! Mesmo que você trabalhe com o que ama muitas vezes as atividades diárias demandam tanto que ao final do dia o cansaço mental é visível, mesmo assim a sensação de coisas por fazer ainda permanecem.
Você sente como se fizesse muita coisa mas não consegue ver nada fluir sem enorme esforço?
Hoje vamos falar um pouco sobre qualidade de trabalho e como você pode organizar as suas prioridades. Ações que aparentemente são muito simples mas que vão te ajudar a ter mais qualidade de vida e fluidez no trabalho.
Nesse post você vai encontrar
1: Defina seus objetivos
O maior erro cometido por muitas profissionais é o desperdício de energia. Cada hora decidir seguir um caminho faz com que sem querer você ande em círculos. Foco e consistência no trabalho são fundamentais para que você sinta fluidez ao longo do tempo. Não existe nada mais desgastante do que o eterno recomeço.
A falta de objetivo profissional claro ao longo do tempo leva muitos profissionais a abandonar a carreira e buscar “estabilidade” em profissões alternativas.
O problema não é o que você faz, mas como tem feito.
Sentar e pensar com calma o seu objetivo profissional é o primeiro passo para definir quais ações chave precisa desenvolver ao longo do ano, com uma ação por mês, para conseguir fazer acontecer de forma sólida.
Um exemplo
Você é Doula recém formada. Seu objetivo profissional é: Ser reconhecida na cidade
Mês 01 | Identificar seus 3 principais serviços | Mês 07 | Identificar responsáveis públicos pela assistência à mulher na cidade |
Mês 02 | Desenvolver material de apresentação e 1 palestra chave sobre cada um dos seus 3 principais serviços | Mês 08 | Se apresentar para os responsáveis públicos |
Mês 03 | Identificar quais as melhores lugares online para estar presente | Mês 09 | Mapear UBS próximas |
Mês 04 | Criar e ativar presença online | Mês 10 | Apresentação à UBSs |
Mês 05 | Mapear os profissionais da área | Mês 11 | Mapear escolas e gestores |
Mês 06 | Apresentar seus 3 serviços para profissionais | Mês 12 | Se apresentar para gestores de escolas |
Depois que seu objetivo principal foi identificado e você já organizou as ações chave para que ele aconteça você deve identificar até 5 objetivos secundários. Isso te dará norte para executar as ações que definiu, incluindo os recursos necessários para melhor aproveitamento de cada uma delas.
Nesse caso poderiam ser
- Desenvolver parcerias profissionais
- Criar uma rede de apoio profissional
- Criar uma lista de contatos de possíveis clientes
- Oferecer palestras
- Ser convidada para eventos relacionados ao seu público
As coisas vistas assim já parecem bem mais claras, certo?
2: Visualize os passos para cada ação
Você já sabe quais são as ações necessárias para atingir seu objetivo, esse é o primeiro e mais difícil passo. Agora é olhar cada ação individualmente e determinar 4 ou 5 passos para que essa ação aconteça de forma eficaz.
Por que 4 ou 5 passos?
Para que você possa dar prioridade para apenas um passo por semana e assim ter uma qualidade de trabalho melhor, sem comprometer seu tempo pessoal ou qualidade de vida.
Ao final do mês a ação estará concluída, sem desgastes ou stress.
Dando continuidade nos exemplos acima, vamos escolher a primeira ação chave: Identificar seus 3 principais serviços
Semana 01 | Anotar todos os serviços que você pode oferecer |
Semana 02 | Analisar quanto custa cada serviço, considerando tempo e dinheiro |
Semana 03 | Avaliar quais os serviços te trariam melhor resultado (menor tempo + dinheiro) |
Semana 04 | Dentro da realidade da sua área de atuação, entre os melhores serviços, defina quais os 3 serviços que teriam maior procura hoje. |
É sempre importante reforçar que tudo o que fazemos profissionalmente e nos oferece realização pessoal se torna muito mais fácil de desenvolver.
Tire um tempo para auto observação e identificação de quais são os serviços oferecidos que te motivam a continuar atuando, quais são os serviços que você se sente confortável em ser remunerada ao oferecer. Tudo que é feito com qualidade e amor tem valor.
A primeira pessoa que precisa conseguir ver isso é você, pois só assim conseguirá transmitir isso para seus clientes de forma leve e digna.
3: Priorize uma atividade por dia
Hora de colocar a mão na massa e fazer a mágica acontecer. Outro erro muito comum quando começamos um projeto ou trabalho é acreditar que temos que fazer tudo para ontem. Já se sentiu assim?
Mesmo que tenha conseguido se organizar até chegar aqui essaconfusão ao executar as ações causa stress, perda de produtividade, angústia, ansiedade e por aí vai.
Faça hoje o que você pode fazer hoje dentro do tempo que você tem.
Realizar pequenas tarefas diárias, de forma organizada, faz com que elas sejam POSSÍVEIS e você terá a sensação de dever cumprido ao final do dia e orgulho ao final do período.
O primeiro passo do exemplo que estamos trabalhando, da semana 1, é: Anotar todos os serviços que você pode oferecer
- Escolha um dia da semana e horário para realizar essa tarefa. Isso fará com que você afirme um compromisso com você.
- Crie um alarme no seu celular, no dia e horário pré determinados para realizar essa tarefa
- Garanta que essa atividade não tome mais do que uma hora do seu dia, para que ela não comprometa com os demais afazeres.
- Tenha sempre a mão como anotar caso venham novas ideias ao longo da semana
- Depois de concluir esse passo “let it go” deixe fluir e evite revisões contínuas
Pra te ajudar a colocar tudo isso em prática você pode utilizar esse material lindão desenvolvido pela nossa equipe. Basta preencher seus dados e acessará gratuitamente o arquivo para baixar e imprimir contendo planejador anual, fluxograma de ações e uma lista de atividades semanais.
Eu agradeço ,ha equipe da casa da Doula .
Querida <3 é uma honra e prazer enorme ter você aqui com a gente!