Diabetes gestacional! Mais perigosa do que parece!

Compartilhe:

A diabetes!

A diabetes gestacional acontece geralmente no 2º ou 3º trimestre de gestação e é simplesmente o aumento de glicose no sangue da mãe. Também acontece entre 3 a 8% das gestantes sendo mais freqüente em gestantes com idade materna avançada, com sobrepeso, com hipertensão, com histórico familiar de diabetes em parentes de 1º grau, gravidez de gêmeos e de fertilização In Vitro.

O exame provavelmente é feito lá pela 24ª semana de gestação em jejum e após a ingestão de glicose. A diabetes pode causar o aumento do tamanho do bebê (e também no futuro ele poderá se tornar diabético), o que aumenta a taxa de cesária, trauma no canal do parto, distocia de ombro, hipoglicemia, hiperbilirrubinemia,hipoglicemia e policitemia fetais, distúrbios respiratórios e neonatais fetais e óbito fetal intrauterino.

Não é brincadeira não, ter diabetes gestacional é muito sério!!!!

Fonte: Pixabay

E agora???

Bom será feito um tratamento com insulina (que se encerra após o parto) e a redução da taxa de carboidratos entre 35 a 65% de calorias para melhorar o controle glicêmico também é necessária, assim como os exercícios físicos que ajudam muito principalmente a caminhada, que ajuda também a gestação que fica mais saudável e deixa o parto mais fácil.

O exercício físico aumenta a sensibilidade e a resposta da insulina no músculo, o que pode ajudar na redução da glicose no sangue. Procurar praticar nos horários mais frescos do dia que não tenham muita umidade no ar e usar roupas leves, bebendo muita água mesmo sem sede para não desidratar. O exercício ajuda também a cicatrização caso for feita uma cesária.

Fonte: Pixabay

Claro que todo esse processo precisa de autorização e acompanhamento de um profissional.

E é possível ter parto normal com diabetes gestacional? Sim!!! Quando a diabetes está controlada! É aguardado o bebê ficar termo (39/40 semanas), se o trabalho de parto não for espontâneo pode ser induzido.

Alimentação a base de uma gestação saudável!

No Brasil estamos enfrentando uma crise de obesidade devido à má alimentação, o que causa mais complicações gestacionais como diabetes gestacional, hipertensão materna, macrossomia, sofrimento fetal, trabalho de parto prolongado, cesária, restrição do crescimento intrauterino e prematuridade.

Uma nutrição correta e adequada é o ideal para a mãe e para o crescimento saudável do bebê, ela influência diretamente no curso da gestação, no 1º trimestre é o principal para o desenvolvimento dos órgãos do bebê, já nos próximos trimestres a alimentação da mãe age no crescimento e desenvolvimento cerebral do bebê.

As gestantes sofrem mudanças no organismo e o aumento do sangue chega a 50% fazendo com a necessidade de ingerir nutrientes seja essencial, se a alimentação não for correta pode acontecer uma competição entre o organismo da mãe e do bebê.

Algumas mudanças também são notadas como a exigência cardíaca (o coração trabalha muito), a pressão arterial, a falta de ar vai aparecendo conforme o útero vai subindo, ainda há os enjoos no 1º trimestre, a azia e a constipação, que podem ser controlados só com uma alimentação adequada.

Fonte: Pixabay – Equilíbrio

Na gestação é necessária uma quantidade maior de calorias que suprem o gasto energético diário, então um ganho de peso controlado seria o ideal, e segundo pesquisas é necessário um aumento de 300 calorias por dia (só isso, mas com alimentos corretos), além de todos nutrientes conforme mostra nessa tabela:

Fonte: Recomendações nutricionais na gestação

 

Alguns cuidados são importantes mencionar, como não abusar da cafeína, do álcool, doces e adoçantes, alimentos artificiais, temperos industriais.

tentações!

Uma alimentação balanceada que abranja todos os grupos alimentares é ideal, mas é muito importante que você tenha a ajuda de um profissional.

Esse é um período muito especial e importante não deixe de se cuidar!

fonte: Pixabay

 

Referências

Tratamento do diabetes melito gestacional  http://www.scielo.br/pdf/%0D/ramb/v49n3/a40v49n3.pdf

Diabetes gestacional: aspectos fisiopatológicos e tratamento http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1357/1208

Recomendações nutricionais na gestação http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/80/78

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.