Peito! Tudo o que você precisa saber.

Compartilhe:

Elas nos acompanham desde o nascimento, desenvolvem-se na adolescência e durante a gestação e especialmente no pós-parto tem um papel importantíssimo, a nutrição do seu bebê! Sem mais delongas, com vocês… os seus Peitos! Também chamados de seios, mamas e outros apelidos por aí…

Super-Resumo de Anatomia

Visão Anatômica das mamas
Fonte: http://www.sabelotodo.org/anatomia/mamas.html

A imagem acima mostra a visão anatômica das mamas (puxa, tá espanhol… calma! farei as devidas traduções!). Olhem que lindos nossos peitos!!!

  • Mamilos (Pezón): Polêmicos ou não é aonde estão os poros mamilares que é por onde vai sair o colostro primeiro e depois o precioso leite materno. Também podem ser chamados de Papilas Mamárias.
  • Aréola (Areola): Região circular em volta do Mamilo, geralmente a cor é mais escura. Durante a gestação pode aumentar de tamanho e ficar ainda mais escuro e após o aleitamento pode ficar mais clara. Também estão aí os Tubérculos ou Glândulas Areolares de Montgomery que são glândulas sebáceas que liberam uma substância oleosa que lubrica e protege a aréola e o mamilo.
  • Seios Lactíferos (Senos Lactíferos): Junção dos canais lactíferos, apresenta uma “dilatação”, que é como se fosse uma pequena bolsa, antes do mamilo. Encontram-se abaixo da aréola.
  • Canais Lactíferos (Conductos Lactífero): Sistema de drenagem do leite produzido nos alvéolos até os seios lactíferos.
  • Lóbulos (Lóbulos): são os conjuntos de alvéolos.
  • Alvéolos (Lobulillos con los Alveolos): Agora sim a parte mais legal! Local onde o precioso leite é produzido! São envolvidos por células mioepitelias trançadas como um cesto. Quando a nossa conhecida Ocitocina entra em ação, estimula uma contração no alvéolo encaminhando o leite para os canais lactíferos que segue até o mamilo. (Não é demais?!). Durante a gestação a Placenta libera hormônios (estrógeno e progesterona) que inibem a lactação, por este motivo que apenas após o nascimento é que temos uma produção maior de leite.

Não, péra! Ainda não acabou

  • Ligamentos Suspensórios (Ligamentos Suspensorios): São ligamentos (tecido conjuntivo fibroso) que ajuda na sustentação das mamas.
  • Tecido adiposo (Tejido Adiposo – Grasa): É isso mesmo, gordura. Preenche todos os espaços da mama e facilita o deslizamento da mama sobre o músculo.
  • Músculo Peitoral (Músculo Pectoral): Parte Muscular da região do peito.

Também temos vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas linfáticas (que se estendem até a região das axilas), e abaixo dos músculos os ossos que compõem a caixa torácica (costelas e esterno)

E tudo isso para quê?

É importante conhecermos como nosso corpo funciona, isso nos deixa mais seguras e atentas (olha o tal do empoderamento aí) às mudanças que o período da gestação e pós-parto nos trazem. Mas, mais que tudo isso, é para que você mulher ou acompanhante de uma puérpera possa ajudar e apoiar as escolhas destes momentos.

Calma que tem só mais um pouquinho! (Juro)

Este texto também é para falar da Campanha Outubro Rosa, o mês oficial de luta contra o câncer de mama!!! Então conhecendo um pouco da anatomia dos nossos peitos, ajuda bastante na hora de realizar o auto-exame!

Mulheres, cuidem-se! #outubrorosa

Campanha Outubro Rosa
Fonte: http://www.oncologiador.com.br

Referências:

Doulas recomendam:

Dicas para conquistar o parto dos seus sonhos Não basta apenas desejar ter um parto normal respeitoso, é preciso conquistá-lo. E aqui você encontra dicas valiosas para conquistar o parto dos seus ...
Benefícios do Yoga para o Parto Foto: Cristiane Braun Praticar Yoga ou outras atividades que trazem consciência corporal não é uma condição para conseguir parir. Uma mulher conse...
O parto normal e a integridade do períneo Com certa frequência, ao dizer que sou enfermeira obstetra, mulheres me questionam sobre traumas no períneo em consequência ao parto normal. “A vagina...
Tudo vem para bem Foto: Gracieli Polak (https://www.facebook.com/gracielipolakfotografia/) Olá. Sou Francini, graduada em Química, mestre e doutora em Ciência e Tecn...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *