Você já ouviu falar em APOJADURA?

Compartilhe:
via evelinedias.com

Quando falamos em amamentação, surgem diversas dúvidas, é uma fase maravilhosa, mas que necessita de apoio e informação para o seu sucesso, pensando nisso, resolvi escrever sobre um assunto que ocorre com a maior parte das mulheres que amamentam, no entanto, poucas conhecem esse processo.

A amamentação na primeira hora de vida é muito importante para o sucesso do aleitamento materno, contato pele a pele, formação de vinculo e uma rede de apoio que incentive e colabore com a puérperas nesse momento, são fatores que fazem a diferença.

Mas afinal, o que é apojadura?

Popularmente, é conhecida como descida do leite. É importante deixar claro que é um processo fisiológico da lactação. O diagnóstico errado, ou o tratamento realizado de forma inadequada pode comprometer o sucesso do aleitamento materno.

Como posso identificar se estou passando por isso?

A apojadura é uma ação hormonal que tem por objetivo dilatar os alvéolos, local onde é produzido o leite e todas as estruturas da mama envolvidas com a lactação. Normalmente ocorre dentro de 48 a 72 horas pós parto (quando é parto normal), na cesárea, pode levar um pouco mais de tempo, principalmente se for eletiva (marcada).

Nessa fase, as mamas podem ficar muito inchadas e causar uma certa dor e desconforto, no entanto, se o bebe estiver mamando bem, com uma pega correta, logo após a mamada, a mãe sentirá um alívio.

Não podemos confundir com ingurgitamento mamário e mastite (que é a inflamação das glândulas mamárias), nesses casos, há presença de febre, calafrios, febre, vermelhidão e muita dor no local, mesmo após as mamadas, tornando-se necessário procurar ajuda profissional.

via pixabay.com – pega correta

E antes da apojadura, como o bebê se alimenta?

Se alimenta de colostro, que é o primeiro alimento produzido pela mãe, rico em nutrientes e anticorpos, conhecido como a primeira “vacina” do bebê.

Via https://pixabay

O que posso fazer para melhorar e evitar complicações?

Amamentar em livre demanda, ou seja, sempre que o bebe solicitar.

Amamentar exclusivamente.

Realizar ordenha manual, massagem para a retirada do leite em excesso, diminuindo a pressão interna.

Manter a calma e pensar que é somente uma fase e logo o corpo vai se adaptar a quantidade de leite que o bebe necessita, isso leva em média uma semana.

Evitar o uso de bicos artificiais, chupetas, mamadeiras.

Observar se a pega do bebe esta correta, estimulando assim a sucção de maneira adequada.

O que piora o processo?

Compressas e/ou banhos quentes, pois o calor estimula a produção de leite.

Deixar de amamentar.

Caso não consiga resolver, procure um profissional especializado ou o banco de leite.

E durante a gravidez, posso me preparar de alguma maneira?

Sim, a informação é uma grande aliada, procure leituras que incentivem a amamentação, profissionais que trabalham com o tema e converse com mães que tiveram experiências positivas. Se empodere e em caso de dúvidas, procure ajuda.

Para saber mais:

Práticas educativas segundo os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno” em um Banco de Leite Humano

https://scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232017000501661

Intenção materna de amamentar: revisão sistemática

https://scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232016001203845

Apojadura de leite http://maepop.com.br/apojadura-de-leite/

Apojadura, quando acontece a descida do leite  http://www.maesdepeito.com.br/apojadura-quando-acontece-descida-do-leite/

Doulas recomendam:

O que a doula NÃO faz Olá, tudo bem? Se você deseja ter o acompanhamento de uma doula, tão importante quanto saber o que ela faz, é saber o que a doula não faz. Já fa...
5 dicas para preparar sua rede de apoio O processo da gestação, parto e dos cuidados com o bebê levam as mulheres a entender de forma plena quando Tom Jobim disse que "fundamental é mesmo o ...
Parto na Água – 11 coisas que você precisa s... Quando você vê uma foto ou assiste um vídeo de parto na água, acha lindo, emocionante e um tanto chique, não é? Igual a diva Gisele Bündchen, em seus ...
Completei 40 semanas e nem sinal! O bebê pode R... O filme é “Missão: Impossível”. Mas ao invés de um agente especial, Tom Cruise é um obstetra diante da gravidez da paciente, que chegou à Data Previst...
Compartilhe:

Uma resposta para “Você já ouviu falar em APOJADURA?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *