Meu diário semanal de gestação – Semana 7 e 8

Compartilhe:

Oi gente, tudo bem?

Voltei com meus posts sobre meu “diário semanal” da minha gestação.

Esse post eu uni a semana 7 e a semana 8 em um só, simplesmente porque elas foram exatamente iguais!

Muito enjôo!! Muito meeeeeeesmo!! Enjôo de chegar a doer o estômago.

Pra mim, parece que quando a náusea não é seguida de vômito, o mal estar dura o dia inteiro, ou mesmo, atravessa a noite e te encontra no dia seguinte… e nos seguintes :'( – Foto: Flickr

Muita queimação!

Problemas com cheiros… MEU JESUS AMADO!!

Fui cozinhar o feijão… quase morri!! Eu achei que meu estômago ia sair pra fora com todas as minhas vísceras juntas!! Acho que cheguei a dar uma leve “desmaiada” no sofá, assim que a panela começou a fazer o barulho, porque o cheiro do feijão entrou que nem uma flecha pelo meu nariz e me fez ver uma escuridão!! Não caí, mas estava a ponto de! Sentei e deitei… dali, só levantei depois de uns 10 ou 15 minutos. Falei pro meu marido que, se ele quiser comer feijão pelos próximos 8 meses, vai ficar sendo responsabilidade dele!!

Sabem aquele burrifador elétrico de cheirinhos, que o pessoal colocam nas salas pra deixar o ambiente cheiroso, a cada meia hora mais ou menos? Pois é, tem um daquele no hall do prédio onde eu moro e eu quase tive um siricutico por causa do cheiro do negócio. Parecia que tinham aberto uma fábrica de perfumes dentro do prédio!! Extremamente forte pro meu nariz de grávida, muito agradável e suave pro restante dos moradores. Tudo bem né, é passageiro mesmo!! Vamos aguentar!!

Por que as gestantes tem o olfato tão sensível? E por que enjoamos tanto?

A natureza é muito sábia! Segundo alguns estudos (as referências estão no final do post), o enjoo (principalmente matinal) se dá devido ao acúmulo de possíveis toxinas – que podem ser nocivas ao bebê – durante a noite. A intenção do organismo é se limpar e prevenir outras toxinas de entrarem e causarem mal ao feto. A náusea é essa tentativa, de expelir e impedir ingestão de algo que possa fazer mal. Isso se dá por causa do aumento do hormônio Hcg, o hormônio da gravidez. Ele torna o cérebro mais sensível e seletivo à alimentos e ambientes que podem causar mal ao bebê (frutos do mar, comida estragada, ambientes sujos ou com poluição). O olfato tem exatamente a mesma função, deixar o cheiro mais apurado pra evitar contaminação e intoxicação (o que acaba limitando também o uso de perfumes e outros cheiros que, até que não fariam mal, mas o organismo torna o cheiro de tudo mais forte). A tendência de tudo é que desapareça até umas 18 semanas. Até lá… converse com seu obstetra!

*****

Na semana 8 eu fiz a minha primeira consulta obstétrica na UBS. Como toda consulta, super rápida, aferiu PA, pesou, olhou os exames e anotou tudo no prontuário eletrônico do SIS Pré Natal do SUS. Tudo ok! A médica só falou que minha PA deveria estar 10/6 porque “Afinal de contas, as gestantes tem essa PA normalmente e indica que tudo está ok!” – Minha PA estava 11/7.

Vamos falar um pouquinho sobre as Evidências científicas para PA?

Dizer que “as gestantes TEM a pressão arterial de 10/6 é desqualificar a individualidade de organismo de cada mulher. O que teria que ser levada em conta é, primeiro, o histórico de saúde anterior à gestação e em gestações anteriores. Estudos mostram que só pode ser considerado haver problemas relacionados à PA alta se:

PA for maior que 14/9 após 20 semanas, associada com proteinúria (excreção de proteína na urina)  igual ou maior que 300mg nas 24 horas. Na ausência do exame de proteinúria nas 24  horas, considera-se o achado de proteinúria de fita em amostra isolada de urina de 1+ ou mais (3). (http://estudamelania.blogspot.com/2012/10/estudando-hipertensao-na-gravidez-parte.html)

No Brasil, a hipertensão é a principal causa de morte materna, sendo até 37% dos casos. O número se eleva se associar a outras patologias, como diabetes e doença renal. O pré natal bem acompanhado é de suma importância para a saúde da mãe e do bebê. Foto: Unsplash

Isso, SE for feita o aferimento da PA na consulta e, num período de 4 horas, a PA continuar 14/9. Aí são feitos acompanhamentos e exames devidamente solicitados pelo obstetra. (Aqui, na minha cidade, casos considerados de alto risco são encaminhados para o único hospital/maternidade de referência que temos aqui).

**********************

Depois de anotar tudo, passou as orientações de vacinas, dentista (tratamento dentário também está dentro do programa de pré natal do SUS) e falou que com 8 semanas, ainda não tinha como ouvir o coração do bebê. Ok né, também conheço as limitações das aparelhagens das UBSs da minha região. Já fiz pré natal no mesmo posto há 2 anos e as vezes, nem com bebê grande dava pra ouvir direito, de tão antigos que são os sonares. Eram muito mais ruídos com ritmo do que aquele som limpo e sensacional de ouvir. Me limitei a um “tudo bem!”, agradeci, peguei minha receita de polivitamínicos e antialérgicos, meu pedido de ultrassom e me dirigi até a farmácia do posto.

Antialérgicos?

Sim. Eu desenvolvi um quadro crítico de rinite gestacional e ela receitou medicação compatível. Claro que se pudesse não medicar, seria melhor, mas minha situação está (ainda) bem crítica e essa medicação ajuda, pelo menos, a cortar os momentos mais tensos da crise. Eu já tenho a rinite crônica, mas ela despertou de forma violenta na gestação. O polivitaminico estava em falta! O pedido de ultrassom está sem previsão para marcar.

Rinite gestacional

O principal culpado da rinite complicar na gestação é o estrógeno e os hormônios do crescimento placentário. Aumenta o edema da mucosa nasal, sensibilidade, vasodilatação, aumento da produção de muco e Tcharan!! Temos uma rinite bem chatinha com direito a dias e semanas de nariz congestionado. Alguns casos mais sérios, levam a episódios de sangramento nasal!

Pra quem já tem rinite, os sintomas podem piorar na gestação e prosseguir até duas semanas após o parto! Haja paciência – nariz vermelho, lenços e papel higiênico!! Foto: Flickr

Independente do caso, a previsão é que o quadro desapareça em até duas semanas após o parto :'(

Converse com seu obstetra.

É isso. Essas duas semanas foram iguaizinhas. Tem mais semanas vindo aí nos outros posts.

**Edit: E de fato, 3 semanas depois da consulta (hoje – 11/06/18), ainda não ligaram marcando. Detalhe: No dia 08/06, completei 12 semanas. Essa US deve ser feita entre 12 e 14 semanas e tenho retorno dia 14/06. Consegui marcar, de forma particular, uma US para o dia 12/06… ou seja, pelas datas, mesmo que me ligassem hoje, essa US não sairá dentro das semanas ideais para o exame. E até onde eu sei, pelo que já experiênciei e outras gestantes me falaram, está exatamente como sempre foi. Uma gestante me relatou, no mês passado, que já contava com mais de 30 semanas e não tinham agendado ainda, sequer, a primeira US dela. Complicado!! 🙁

 

Referências:

Enjôos e olfato apurado na gestação

Por que grávidas têm enjoo, memória curta e olfato apurado

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3676933/

https://www.jstor.org/stable/10.1086/588081?seq=1#page_scan_tab_contents

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11394198

Hipertensão na gestação

https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=125487

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/204814/mod_folder/content/0/Preven%C3%A7%C3%A3o%20da%20pr%C3%A9-ecl%C3%A3mpsia%20baseada%20em%20evid%C3%AAncias.pdf?forcedownload=1

http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v32n9/v32n9a08.pdf

http://www.scielo.br/pdf/abc/v93n6s1/v93n6s1a17.pdf

http://estudamelania.blogspot.com/2012/10/estudando-hipertensao-na-gravidez-parte.html

Rinite Gestacional


Compartilhe:

Uma resposta para “Meu diário semanal de gestação – Semana 7 e 8”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.