Qualquer movimento de apoio ao parto humanizado por esse Brasilzão lindo vai falar das Doulas, como elas podem ser um apoio muitas vezes essencial para que o parto seja um momento inesquecível para o casal. Mas a escolha certa pode fazer toda a diferença.
Mais do que um gasto ou uma pessoa a mais ao seu lado, a Doula ideal é aquela pessoa em quem você confia e se sente segura em ter por perto.
Como escolher?
Nesse post você vai encontrar
Indicações
Sua amiga teve uma Doula? Pergunte sobre o parto como foi, como foi a atuação e principalmente pergunte o que essa amiga não gostou no atendimento. O que foi bom para ela pode não ser para você e o mesmo vale nos pontos que ela não gostou.
Busque por Grupos de Apoio
Normalmente Doulas fazem parte de grupos presenciais ou virtuais de apoio ao parto, esse primeiro contato é essencial para se conhecerem. Você pode em poucas conversas sentir se existe ou não uma conexão ali, gastando pouco para isso. Lembre que Doulagem é um trabalho como qualquer outro e o tempo para “conversar e se conhecerem” faz parte desse trabalho, se desejar que seja individualizado ele deve ser remunerado.
Saiba o que esperar
As vezes podemos ver de forma romântica a figura da Doula, como um ser cheio de amor e servidão pronto para atender às nossas necessidades. Cada profissional tem um perfil único e uma força de atuar, então pergunte de forma clara:
Existem encontros antes e depois da gestação? Qual o tempo de duração, assuntos abordados e valor de cada um.
Qual o momento em que ela estará com você durante o parto?
Lembre que o fluxo de informação sempre deve funcionar +/- assim
Você pesquisa/tem dúvidas => Conversa com a Doula => Você recebe orientações
As doulas não vão te dar respostas prontas, ou dizer o que DEVE ou não fazer, sua autonomia é parte principal do atendimento humanizado (se não for assim você apenas estará trocando o Go fofinho por uma Doula fofinha , te tratando como mãezinha empoderadinha)
Intimidade
Gestação e parto abordam os temas mais tabus da vida moderna, sexualidade, vida e morte. Você se sente a vontade para falar abertamente sobre esses assuntos com essa pessoa? Ela respeita suas vontades e desejos?
Remuneração
Essa é a parte mais delicada e muito discutida inclusive entre as profissionais. Existem Doulas que cobram vários preços para que seja possível atender ao maior numero de mulheres e perfis. Converse sobre as formas de pagamento possíveis, muitas vezes até permutas são bem vindas.
Expectativas x Realidade
Falar abertamente sobre suas expectativas sobre a atuação do profissional evita que você se sinta frustrada depois do parto. Pontue o que deseja e o que acha importante e escute com atenção o que a profissional está preparada/disposta a oferecer dentro disso.
Conhecimento
As informações que essa Doula passa tem embasamento cientifico atualizado? Peça pelas pesquisas para que você mesma possa ler. Mais importante ainda, ela conhece a realidade obstétrica da sua cidade/região? Se ela não souber como poderá te orientar no que você pode ou não esperar?
Converse com quantas Doulas achar necessário até que encontre a ideal. É perfeito! E vale lembrar, é sempre de bom tom avisar as outras sobre a sua decisão.
*Doula: Tania De Filippis Pardi
Clique de Mariana Corsi Fotografia
Sobre o trabalho da doula:
Evidências qualitativas sobre o acompanhamento por doulas
no trabalho de parto e no parto http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n10/26.pdf
História oral: a experiência das doulas no cuidado à mulher* http://www.scielo.br/pdf/ape/v23n4/08.pdf
Obrigada pelas informações,sempre qe tenho uma nova gestante venho aqui me empoderar e encher _me de conhecimento,que deus abençoe e que toda gestante possa ter um parto humanizado,com pessoas do bem e profissional competente