Pode comer durante o trabalho de parto?

Compartilhe:

É bem comum a gente ouvir que alguma amiga ou conhecida passou horas em trabalho de parto e não foi permitido que ela comesse ou bebesse qualquer coisa, incluindo água, e o quanto isso marcou o parto.

alimentacao durante o trabalho de parto
por Aline Amaral

Mas de onde veio esse protocolo hospitalar de que uma parturiente (mulher que está parindo) deve estar de jejum? Estaria ele baseado na medicina em evidencia atual? Por que comer durante o trabalho de parto pode ser uma boa? O que é legal comer durante o trabalho de parto?

 

Por que não poderia comer durante o trabalho de parto?
Lá no ano de 1940 o Dr. Mendelson publicou um estudo que mostrava que mulheres que haviam ingerido alimentos e líquidos durante o trabalho de parto, e que foi necessário o uso da anestesia geral (tipo de anestesia que era usada na época para esse tipo de cirurgia) para realização de cesária eram mais propícias a terem o conteúdo do estomago aspirado para os pulmões, o que levava a uma infecção pulmonar severa resultando em morte materna.

Quase 80 anos após esse estudo, a medicina evoluiu bastante, assim como os tipos de anestesia. Atualmente, tanto a raquidiana (anestesia usada em cesárias – raramente é utilizada anestesia geral), quanto a peridural (usada em partos vaginais) não necessitam que as grávidas estejam em jejum e qualquer efeito colateral tais como: queda de pressão, náusea ou vômito tendem a ser controlados sem muita dificuldade.

 

Quais seriam os benefícios de comer durante o trabalho de parto?
O trabalho de parto demanda muito da mulher,

beber agua durante o trabalho de parto
foto: Adriano Oliveira

especialmente os mais longos que podem durar 12, 20 horas. Há estudos mostrando que trabalho de parto ficam mais longos e dolorosos quando há defasagem nutricional e mais ainda quando há desidratação.

Então ingerir alimentos e líquidos durante esse período fornece energia (glicose) para a mulher deixando-a disposta e forte para enfrentar todo processo e conseqüentemente o bebe continua ativo no útero e não tem alterações nos batimentos cardíacos (lembra que o bebe mexe mais na barriga depois que você come?), diminuindo assim as indicações de intervenções durante o parto.

 

Dicas do que pode ser comido durante o trabalho de parto.
Geralmente, mulheres em trabalho de parto não conseguem ingerir grandes quantidades e nem alimentos que precisam de muito tempo para ser consumido, isso porque as contrações são mais freqüentes com o desenrolar do parto e elas podem apresentar náusea. Então o ideal é oferecer alimentos que vão dar bastante aporte calórico (energia) e que sejam fáceis de engolir ou mastigar.

Fiz uma lista de algumas comidinhas (e bebidas) que podem te ajudar durante esse processo:

comendo durante o trabalho de parto
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

-frutas
-castanhas
-chocolate
-frutas secas
-mel (desses de chup-chup)
-doce de leite (de chup-chup também)
-sorvete
-açaí
-água de coco
-água
-suco de caixinha
-bebidas isotônicas (gatorade)

Sim! É bom comer durante o trabalho de parto!
A ingestão de alimentos e bebidas rápidas e calóricas durante o trabalho só trazem benefícios tanto para mãe quanto para o bebê. Seria bom se houvesse a oferta dos alimentos, consumi-los ou não fica a critério da parturiente. E por mais que o estudo que o jejum é baseado é antigo e desatualizado, infelizmente alguns médicos e hospitais ainda utilizam dessa prática então recomendo conversar com o seu médico sobre isso.

Eu me baseei nesse links para escrever meu texto

Comer e beber durante o trabalho de parto
https://www.cochrane.org/pt/CD003930/comer-e-beber-durante-o-trabalho-de-parto

Alimentação e hidratação durante o trabalho de parto
https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/6765/6012

Evidence on: Eating and Drinking During Labor
https://evidencebasedbirth.com/evidence-eating-drinking-labor/

Compartilhe:

2 respostas para “Pode comer durante o trabalho de parto?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.