Meu “Diário Semanal” de Gestação – Semana 13

Compartilhe:

Oláaa, aqui estou de novo com mais um capítulo desse “diário semanal”!

E gente… de verdade… essa certamente foi uma das semanas mais tranquilas que eu já tive até agora. Me peguei pensando que todo o processo de aceitação e de contar pras pessoas sobre a gestação, tiraram um peso enorme das minhas costas. Estou muito mais calma, mais tranquila, estou curtindo demais agora… e estou muito em paz!

Mudança no clima e bye bye imunidade

Uma das coisas que eu aprendi, na marra e na prática dessa vez, é que a gestação derruba a nossa imunidade… e gente, pra quem já tem alergia crônica, a situação aparentemente, piora 2 ou 3x mais.

A sensação que tenho é exatamente essa!! Fonte: Giphy

Junho é um mês de transição do outono pra inverno. Aqui no estado de SP o clima é bem ameno (em vista de outros estados onde as temperaturas são bem extremas). Não tenho do que reclamar, mas admito que eu não nasci pra viver o inverno. Eu tenho dores musculares, dores de cabeça, sinusite, rinite, enxaqueca… e imagina que tudo isso é facilitado pela gravidez, que baixa a nossa imunidade!

A baixa imunidade acontece devido às alterações hormonais da gestação. Isso é fisiológico. Claro que pode ser suave ou agravada, de acordo com a saúde prévia da gestante. Mas, para nós que somos alérgicos crônicos, mudanças de temperatura no mesmo dia, em questão de horas, já são um agravante sério. Na gestação… nem preciso comentar né!

Dá pra gente suavizar os efeitos melhorando nossa alimentação, inserindo alimentos cítricos, mais frutas, verduras e legumes.

Um “que” a mais, umas picadinhas de nada!

Na minha prática de saúde, peguei carona com uma necessidade de saúde da minha mãe!

Essas agulhinhas são uma maravilha para diversos segmentos de saúde, inclusive, são bem utilizadas durante o trabalho de parto e em recém nascidos com casos diagnosticados de refluxo e outros incômodos. Vale a pena pesquisar um profissional adequado na sua região! Foto: Flickr

Ela é paciente renal crônica e faz diálise peritoneal. Devido às várias restrições de uso de medicação, passou a fazer semanalmente, sessões de acupuntura. No começo da gestação eu fazia para enjôo, dores no estômago e nervo ciático. E nessa semana, peguei carona quando minhas crises estão incontroláveis ou estou sentindo as dores musculares (típicas pra mim) do inverno. Essa semana fiz para dores de sinusite e para aumento da imunidade. Falarei melhor disso na próxima semana, pois já tenho mais uma sessão agendada rsrs!

O que posso dizer é que senti uma suavização das crises e dores. Olha… não tem como não dizer que o negócio não é bom… é sensacional!! Super recomendo.

Por essa semana foi só!

E por aí, como está sendo?

Até semana que vem!!

 

Referências

Acupuntura na gravidez

Prática chinesa ajuda nas dores lombares e enjoos do primeiro trimestre da gestação

https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2014/04/acupuntura-na-gravidez.html

Acupuntura e gravidez: medicina oriental como aliada no
tratamento de dor lombar  http://periodicos.ufc.br/rene/article/viewFile/20289/30820

Benefícios da acupuntura nas principais queixas não obstétricas da gravidez: um estudo prospectivo, controlado, quasi-randomizado / Benefits of acupunture in the main non-obstetrical complains in pregnancy: a prospective, controlled, quasi-randomized study

São Paulo; s.n; 2005. [153] p.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-419476
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20456

Compartilhe:

Uma resposta para “Meu “Diário Semanal” de Gestação – Semana 13”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.