A Contagem da Idade Gestacional

Compartilhe:

Este é um tema que costumeiramente surge nas rodas de casais e em conversas com gestantes, principalmente as de primeira viagem: a idade gestacional. Muitas vezes é motivo de dúvidas o porquê se conta em semanas e não em meses. E, afinal, pode mesmo esperar até as 42 semanas para o bebê nascer? Mas então passa dos 10 meses o tempo de gestação! Como assim???

Vamos lá!

Convencionou-se que o início da contagem da gravidez se inicia no 1º dia da última menstruação, o famoso DUM, palavra que ouvimos pela primeira vez quando nos descobrimos grávidas e procuramos um ginecologista obstetra. Por outro lado, considerando-se a metade do ciclo menstrual como data da ovulação e, portanto, possível data de concepção, a contagem da idade do bebê tem início cerca de 14 (quatorze) dias após o último dia do período menstrual (tendo um ciclo regular de 28 dias).

Assim, podemos concluir que a idade gestacional, ou o tempo de uma gestação, tem duas semanas a mais do que a idade do bebê!

A duração da gestação x idade do bebê

                                                                     Opa! Quer dizer que a idade gestacional

Fonte: https://br.depositphotos.com

não corresponde exatamente à idade do embrião? Mas por quê? Não entendi!

Calma! Seguimos… a verdadeira duração da gravidez é de 268 dias, ou seja, 38 semanas, começando a contar a partir do dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide. Pausa para esclarecimento: a ovulação é um evento que dura alguns instantes apenas, ela acontece no meio do ciclo menstrual, e a concepção acontece após a ovulação. O óvulo fica disponível de 12 a 24 horas no organismo para ser fecundado, enquanto que os espermatozoides mais resistentes vivem em torno de 3 a 5 dias dentro do corpo da mulher; então não conseguimos ter a real certeza da exatidão de quando efetivamente o óvulo foi fertilizado.

Sendo assim, como é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, ficou convencionado datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual, como dito anteriormente. Porém, se contarmos desta forma, na verdade a gravidez durará 280 dias, ou em média 40 semanas, que representa dez meses e não nove. Daqui resulta a defasagem de duas semanas entre a idade gestacional e a idade do bebê!

Converse com as Doulas da casa, no nosso grupo no Facebook

 

Entendendo o cálculo da idade gestacional

Quando chegamos para a primeira consulta pré-natal o obstetra vai usar um calendário diferente, em formato circular, para calcular a idade da gravidez e, de quebra, a data provável do parto, através da DUM. Lembras o que é DUM? O primeiro Dia da Última Menstruação! Esta é a forma mais simples e antiga de se calcular a estimativa da idade gestacional.

Fonte: https://maismaismedicina.wordpress.com

Porém, ainda que conheças a data da tua última menstruação, a contagem definitiva da idade gestacional será ajustada após a primeira ecografia da gravidez, que também apontará com menos margem de erro a data provável para o parto – DPP, calculada com base na medição do comprimento crânio-caudal do embrião (existe uma tabela com medidas médias na qual os médicos se baseiam para calcular a idade embrionária).

Ainda assim, esta data é meramente indicava uma vez que, numa gravidez normal e sem complicações, o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

E se eu não souber a data da última menstruação?

Bem, várias circunstâncias podem ocorrer para que a mulher não se lembre da data do primeiro dia da sua última menstruação: ciclos menstruais muito irregulares, ovários policísticos, gravidez não planejada, tomada contínua de cartelas de anticoncepcional, troca de método anticoncepcional, confusão entre um sangramento inicial na gravidez e uma perda menstrual mais leve…

Quando a mulher suspeita que está grávida e quer ter a certeza, pode fazer uma ecografia para verificar se existe algum vestígio de gestação. A partir da quinta semana de gestação já é possível ao médico observar se a mulher está ou não grávida porque o saco gestacional já é visível.

Fonte: wikipedia

No caso de não saber qual a data exata da última menstruação, existem algumas formas de se calcular a idade gestacional que, analisadas em conjunto, dão maior credibilidade ao resultado. São elas:

1 – Quantidade do hormônio Beta HCG no sangue;

2 – Altura uterina (após a 12ª semana de gestação);

3 – Apalpação do útero; e

4 – Ultrassonografia.

A quantidade do hormônio BetaHCG no sangue já sabemos que é fator super relevante para a informação de que há embrião no útero. Além disso, quando uma mulher está grávida, uma das formas de se verificar a progressão da gestação normalmente é determinando o crescimento do útero. Isto pode ser feito de três formas: por meio de um ultrassom, pela palpação do útero ou medindo a chamada “altura uterina”, que é a distância entre o osso púbico e a parte superior do útero.

Fonte: Ministério da Saúde

A altura uterina pode dar bons indicativos do crescimento do bebê, uma vez que conforme a gravidez evolui, o crescimento fetal se torna um fator mais determinante para o aumento do volume uterino. E isso ajudará a saber o tempo de gestação – idade gestacional – em que se encontra.

 

 

 

E como saber a idade gestacional em meses?

Verdade. Raríssimas pessoas perguntam com quantas semanas de gravidez estás. Todo mundo pergunta: “Quantos meses?” E agora, como respondo?!

As explicações para o cálculo em semanas são bem simples. Primeiro, sabemos que os meses têm durações diferentes, alguns terminam no dia 30, outros no dia 31; também temos os anos bissextos, em que o mês de fevereiro tem 29 dias, e não 28. Já as semanas são obrigatoriamente compostas por 7 dias! E, como a evolução do bebê acontece toda semana, mais correto que se acompanhe a saúde do feto a cada sete dias. Assim ficou lógico, não é?!

Segundo o Ministério da Saúde (2014) para saber a idade gestacional, convertendo as semanas em meses, deve-se observar:

Fonte: www.vidademulher.com.br

Temos, então, que o 1º trimestre dura da 1ª à 12ª semana, o 2º trimestre conta-se da 13ª a 26ª semana e, por fim, o 3º trimestre, da 27ª à 42ª semana. Em regra, normalmente a gravidez dura 40 semanas, mas como já falamos, o ciclo menstrual varia muito de mulher para mulher, fazendo com que o bebê possa nascer entre as 37 e 42 semanas, sem nenhum problema.

Calculando agora a data provável do parto – a DPP

A regra de Naegele

Para utilizarmo-nos desta regra, como recomenda a Organização Mundial de Saúde, apenas as semanas completas são consideradas (OMS, 1995).

Através da regra de Naegele, para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, acrescentamos 07 dias ao primeiro dia da última menstruação, subtraímos três meses e então somamos 12 meses.

Exemplo de cálculo:

  • Data da Última Menstruação – DUM = 02 de Fevereiro de 2014
  • Soma sete dias = 09 de Fevereiro de 2014
  • Subtrai três meses = 09 de Novembro de 2013
  • Acrescenta um ano (12 meses) e obtém a data provável para o parto – DPP = 09 de Novembro de 2014.

Mais uma vez, lembre-se que este resultado é somente indicativo, PROVÁVEL, já que o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas.

Redes sociais

Curtiu? Me segue também lá no facebook e no instagram 

Estamos e seguimos juntas!

*Para conhecer um pouquinho mais da minha história e como vim parar aqui clique aqui e leia meu post de estreia na Casa da Doula!

Doula Andrea Gabech – Remãenascer

REFERÊNCIAS

1 – Cálculo da idade gestacional: como é realizado? – Mãe-Me-Quer

2 – Como saber a idade gestacional em semanas e meses – Tua Saúde

3 – DPP – https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/regra-de-naegele-calculo-da-data-provavel-do-parto-dpp/

4 – Idade gestacional capurro – http://www.scielo.br/pdf/%0D/anp/v60n3B/a14v603b.pdf

5 – Idade gestacional exame clínico – https://www.researchgate.net/profile/Claudia_Moraes4/publication/26359344_Validade_do_exame_clinico_do_recem-nascido_para_a_estimacao_da_idade_gestacional_uma_comparacao_do_escore_New_Ballard_com_a_data_da_ultima_menstruacao_e_ultra-sonografia/links/573f1d5408ae9f741b32158b.pdf

6 – Como medir a altura uterina – https://pt.wikihow.com/Medir-a-Altura-Uterina

7 – Determinação da altura uterina – http://simbrazil.mediviewprojects.org/index.php/consultas-regulares-durante-a-gravidez/consultas-regulares-durante-a-gravidez/exame-fisico-externo/determinacao-da-altura-uterina

8 – HOLTHAUSEN, Ieve; ANDRADE, Naíla; CAMPELLO, Victoria. Mandala Lunar 2018, Um caminho de autoconhecimento feminino. Porto Alegre, 2018.

Doulas recomendam:

Completei 40 semanas e nem sinal! O bebê pode R... O filme é “Missão: Impossível”. Mas ao invés de um agente especial, Tom Cruise é um obstetra diante da gravidez da paciente, que chegou à Data Previst...
Quando e Como Nascem Os Brasileiros? A divulgação dos gráficos de Registro Civil da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) de São Paulo é um espelho da realidade de todo o ...
REMÃENASCENDO, com muito prazer! Um pouquinho de mim Acervo pessoal Sou Andrea Gabech Álvares Alves, mas gosto mesmo de usar e ser conhecida como Andrea Gabech. Este sobrenome ...
O Bebê Sentado ou Bebê Pélvico Bebê pélvico durante a gestação, ou bebê “sentado", é uma das posições possíveis do bebê estar no final da gravidez e ocorre com mais frequência do qu...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *