Parto depois de 41 semanas seguro

Compartilhe:

No dia 03.10.22 (41w+0d) eu amanheci com algumas cólicas e contrações levemente dolorosas. ? Fiquei um pouco animada, mas não quis colocar muita expectativa, porque já estava cansada de tantos alarmes falsos. Desde 37 semanas tinha contrações de treinamento que iam e vinham com intensidade, já tinha perdido muito tampão, tomei muitos chás, usei vários métodos naturais de indução e até descolamento de membrana foi feito e nada do menino querer sair.

Sobre esse relato

Parto da Leoa aluna PNP: Daiany Cruz Schäffer

Adrian nasceu: 41+1 semanas, 3195g, 53cm

Nascimento foi: Domiciliar

Cidade/Pais:Bensheim/Hessen Alemanha

Como tudo começou

Na manhã do dia 03 decidi que queria fazer um passeio e subir uma montanha da nossa cidade. Essa ideia foi da minha fotógrafa/doula alemã @annemarielea_geburtsfotografin pra ver se o parto engrenava. Passamos 4 horas passeando. Quando retornamos de tarde pra casa acabei indo descansar e dormi por alguns minutos. Umas 18h30 fomos jantar nos meus sogros, as contrações estavam vindo bem mais intensas e durante o jantar tive várias contrações dolorosas. Algumas vezes tive que levantar para conseguir respirar cada contração. Voltamos pra casa umas 20h30. Enquanto Rafael colocava o Antonie pra dormir, eu decidi tomar um banho quente de banheira e avisei a equipe dos acontecimentos do dia e falei que eles deveriam entrar em alerta. Depois do banho decidi me movimentar por 1 hora e começar a contabilizar o tempo das contrações. Nesse meio tempo meu intestino ficou solto e fui ao banheiro umas duas vezes. Parecia que realmente o meu corpo estava preparando tudo pra saída do Adrian. Rafael começou a preparar a piscina e eu a cuidar da decoração do ambiente, isso pra mim era muito importante, rs. ?

As contrações estavam vindo entre 6, 5, 3 minutos de distância. Perto de 00h00 eu percebi que o negócio estava mesmo ficando sério, mas eu já estava bem cansada das atividades do dia e decidi parar de me mover.

Decidi passar as próximas contrações deitada de lado, aprendi essa posição no curso da minha doula brasileira @samdoula. Quando as contrações vinham, Rafael levantava uma perna e assim poderia vivenciar a contração mais relaxada. Às 00h30 minha cunhada chegou pra ficar com o Antonie caso ele acordasse durante o processo. Depois da chegada da minha cunhada tive mais umas 3 contrações deitada e na última eu senti uma pressão tão grande que achava que a criança já ia sair. Senti algo na calcinha. Fui correndo ao banheiro e um coágulo com bastante sangue tinha saído, devia ser a última parte de tampão mucoso. Resolvi continuar me movimentando, mas não muito, porque tinha medo de estimular tudo muito rápido e o restante da equipe não chegar a tempo. Eu estava me movimentando apenas em pé e girando o quadril. Sentada às contrações vinham terríveis e na posição de 4 eu sentia o bebê se movimentar muito rápido dentro da bacia. Depois da saída do tampão eu parei de contar o tempo, isso me desconcentrava bastante e pela intensidade de tudo dava pra perceber que realmente tudo estava com cara de trabalho de parto ativo.

Às 01h00 a fotógrafa/doula chegou. Ela veio falar comigo e 5 minutos depois numa contração em pé, enquanto ela massageava a minha lombar e eu me apoiava na minha cunhada a bolsa estourou com força total. Que alívio! O líquido se espalhou pelo chão. Estava transparente, mais um sinal de que tudo estava em ordem. A parteira @hebamme_annkathrin chegou às 01h30. Primeiramente ela ouviu os batimentos cardíacos do bebê e dava pra perceber pela posição em que ela colocou o aparelho que o bebê estava bem lá embaixo. Logo em seguida decidi ir pra piscina. Minha parteira se afastou e ficou sentada de longe me observando. A água quente ajudou muito a relaxar. As contrações vinham e eu continuava a mexer o meu quadril pra ajudar a movimentar o bebê dentro da bacia e assim ele fazer os giros necessários para descer e sair, mas agora sem medo de acelerar o processo, uma vez que todos que deveriam estar presentes chegaram. Dependendo do movimento eu conseguia sentir exatamente a rotação que ele fazia dentro de mim. Preferi movimentos em que eu estava na vertical, pra acompanhar a força da gravidade e quando estava cansando, ficava de 4 ou me apoiava de frente pra borda da piscina.

As contrações iam aumentando, mas eu estava super consciente e sabia exatamente tudo que estava acontecendo ao redor. Pedi pro Rafael ligar minha playlist pro parto no Spotify e trabalhava algumas contrações com vocalização. Quase perto do final eu senti muito sono e queria descansar, tinha finalmente chegado na fase de transição e sabia que o expulsivo logo viria. Depois de algumas contrações e descanso as contrações do expulsivo começaram. Nesse momento minha parteira levantou, colocou as luvas e se aproximou da piscina. A vontade de fazer força vinha e eu tentava controlar tudo conscientemente, respirando e ouvindo meu corpo. Aí veio a vontade de fazer ? e sabia: tá acabando mesmo! Saiu um pouco de ? entre uma contração e outra, mas isso é totalmente normal. Cagar assim como parir é natural. ? Na próxima contração intensa eu senti a cabeça descendo e fui respirando, ao invés de fazer força. Eu imaginava o ar entrando, descendo pelo meu corpo e saindo junto com o bebê pela vagina. A posição que escolhi pra parir era com uma perna com o joelho flexionado e a outra perna aberta. Tinha lido que essa posição é ótima pro bebê descer sem dificuldades e evita lacerações. A cabeça saiu e eu não senti ardência alguma, geralmente o círculo de fogo costuma arder, no meu primeiro parto eu senti tudo queimando. Depois que a cabeça saiu foi só alegria. Eu sabia que a saída do corpo é mais tranquila. Fiquei passando a mão na cabeça do Adrian, senti ele fazer a rotação dos ombros e na próxima contração respirei mais uma vez consciente e o Adrian boiou suavemente pra fora do meu corpo. Levantei ele alguns segundos depois e fiz a transição do mundo das águas pra terra seca.

Mais um parto natural. Mais uma parto em casa. Com respeito e tranquilidade. Sem estranhos me tocando, sem avaliações desnecessárias de dilatação, sem intervenções. Um parto rápido e vivido totalmente consciente de cada parte do processo.

Adrian pegou o peito logo e mamou muito. Antonie acordou logo depois da chegada da parteira e não queria mais dormir. Ele ficou na cozinha com minha cunhada e só se aproximou no momento do expulsivo. Ele assistiu tudo e estava tão feliz e repetia: “”Adrian saiu, mamãe aua (ai em alemão), Adrian saiu.”” Tinha planejado que ele estivesse presente no expulsivo e assim aconteceu. Ele nasceu também naturalmente em casa e pra mim era importante ter ele por perto na chegada do irmão. Conversei muito com ele nas últimas semanas, assistimos vários vídeos de partos naturais e eu sabia que ele estava preparado pra viver esse momento. Partos realizados com respeito não traumatizam ninguém, pelo contrário, deixam marcas e lembranças positivas pra vida inteira.

Depois de uns 30 minutos eu queria sair da piscina, mas estava esperando a placenta nascer. Minha parteira disse que eu poderia tentar fazer um pouco de força pra ver se a placenta saia, porque o cordão já tinha pulsado completamente e provavelmente ela já estava a caminho. Fiz umas mini forças e ela veio tranquilamente pra fora. Dessa vez não tive nenhum ferimento ou laceração. Foi um parto maravilhoso com um expulsivo super rápido. As posições, respiração consciente e os movimentos certos fizeram total diferença.

Estava ansiosa e preocupada com a possibilidade de precisar ir pro hospital. Tínhamos como limite pro parto domiciliar até 41w+4d, isso seria até o dia 07.10. Que alegria que meu menino decidiu vir no tempo dele, sem pressa e sem a necessidade uma indução hormonal. Ele nasceu naturalmente às 2h35, do dia 04.10.2022 (41w+1d), pesando 3.195g e medindo 53cm.

Parir é natural. Parir é humano. Parir é lindo e pude vivenciar essa beleza mais uma vez. Que benção e privilégio lembrar desse momento com muita gratidão. ❤️

“”O parto é um evento natural que algumas vezes pode precisar de ajuda médica, e não um evento médico que às vezes pode acontecer de forma natural.”

Se prepare também para seu parto

Clique para saber mais e se inscrever

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.