Noções básicas de Marketing para doulas

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Uma definição básica de marketing é: a prática de comunicar o que você faz e como seus serviços resolverão um problema para um grupo de pessoas. Existem várias estratégias que Doulas e empreendedores de Negócios Acolhedores podem utilizar para efetivamente comercializar seus serviços.

Um fator importante a ser lembrado sobre marketing é que é um processo contínuo e com a presença online e ferramentas de marketing digital isso se torna ainda mais prático de aplicar.

Existe um conceito chamado “A Regra dos Sete” em marketing. Significa que leva uma média de sete vezes antes de um cliente em potencial efetivamente comprar seu produto/contratar seu serviço. Não basta imprimir e distribuir cartões de visita, construir um site e esperar que as contratações ou vendas cheguem. Há muito mais a fazer para divulgar sua empresa e atrair clientes.

Quando você pensa em vender um produto em uma loja, as pessoas podem vê-lo, tocá-lo e, às vezes, experimentá-lo. É mais fácil experimentar um produto do que um serviço, certo? Como Doula ou profissional de nascimento, você deve desenvolver um plano de marketing que permita que as pessoas conheçam você, gostem do que você faz e confiem no seu trabalho.

Lembre-se de três objetivos quando for divulgar seu serviço: Alcance, Visibilidade e Credibilidade. Considere estudar e seguir estas seis estratégias (listadas em ordem de eficácia):

  1. Contato direto e follow-up Entre em contato por telefone / WhatsApp, pessoalmente, e-mail e Skype. Essa dinâmica é mais próxima, um diálogo amigável, mostrando sua disponibilidade e “trocando ideias” com a cliente potencial (com cuidado e bom senso para não pesar no contato);
  2. Rede de Apoio e Networking Fazer contato com outras pessoas que podem ajudá-lo a promover seu negócio, pessoalmente (eventos e grupos de apoio), por telefone ou online através de fóruns e redes sociais. Referências boca-a-boca podem vir de clientes anteriores e colegas de trabalho e são bastante valiosas;
  3. Falar em público Fazer uma apresentação, participar de rodas de conversa, reuniões, workshop ou também webinar, vídeos do YouTube e lives em redes sociais. São ótimos recursos para se apresentar mostrando quem você realmente é e atrair clientes e novos contatos;
  4. Conteúdo Informativo Artigos apresentados em publicações impressas, em seu site, na Casa da Doula e redes sociais, sempre com muita informação relevante e embasamento científico;
  5. Eventos Promocionais Participação em feiras, demonstrações ou workshops, um evento que você pode patrocinar e também eventos de networking;
  6. Publicidade Inclui todas as várias formas de promover um negócio em mídia impressa, online ou outras formas de mídia.
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O ciclo de marketing

Todas as empresas têm um ciclo de marketing basicamente assim:

  1. Você preenche seu funil de vendas com clientes em potencial;
  2. Acompanha clientes em potencial;
  3. Recebe uma apresentação – ou seja: entrevista pessoal ou eles o veem ou ouvem em uma oficina ou aula;
  4. Fecha uma contratação/venda Ao longo deste ciclo, você utiliza várias estratégias de marketing que geram um impacto particular.

Pense em uma combinação de todas as estratégias para atrair novos clientes e manter um relacionamento com clientes potenciais.

Para suporte adicional conecte-se com outros profissionais de nascimento que estão iniciando e expandindo seus negócios. Acesse aqui o Grupo [Quem Doula a Doula?] no Facebook.

 

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