Gravidez e parto em tempos de Coronavírus (Covid-19)

Compartilhe:

Guia de Consulta Rápida: Atualização para Gestantes em tempos de Coronavírus (Covid-19)

Atualizado em 28/03/2020.

Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, leia também o Guia completo: Coronavírus na gravidez, parto e amamentação

Durante a gestação

?? As consultas de pré-natal devem ser mantidas, mas dependendo da sua situação de saúde, podem ser um pouco mais espaçadas, ou parcialmente online. Converse com seu/sua obstetra sobre essas opções. Sobre os exames obrigatórios ou opcionais, veja esse excelente post da obstetra Anna Beatriz Herief.

? Se estiver precisando acalmar um pouco a mente em meio a esse turbilhão que estamos passando, recomendo participar de algum grupo de respiração e meditação.

? Caso você tenha alguma dúvida em relação ao Covid-19 que possa ser solucionada à distância, evite ir ao hospital, emergência ou pronto socorro. Diversos profissionais de saúde já se colocaram à disposição nas redes sociais para tirar dúvidas gratuitamente, a fim de diminuir o risco de contágio e a sobrecarga do sistema de saúde. Caso você não tenha nenhum profissional de referência para te atender, veja algumas sugestões no final desse post.

Planejamento do parto

? Caso você tenha qualquer sintoma de gripe nas últimas duas semanas antes do parto (mesmo se não tiver febre), ou se você tiver tido contato próximo com alguém que tenha Covid-19 confirmada, avise à sua equipe/maternidade, se possível antecipadamente, para que sejam tomados todos os cuidados necessários.

? Caso a pessoa que você escolheu para acompanhar seu parto tenha qualquer sintoma de gripe nas últimas duas semanas antes do parto (mesmo se não tiver febre), ou tenha tido contato próximo com alguém que tenha Covid-19 confirmada, essa pessoa deve ficar em isolamento a fim de evitar a transmissão do vírus. Nesse caso é mais seguro pra você, pro bebê, e pros profissionais que irão acompanhar seu parto, que você escolha outra pessoa como acompanhante.

? Até o momento, permanecem em vigor a Lei Federal nº 11.108/05, que garante o direito à presença de acompanhante, assim como as leis das doulas, nos estados e municípios que as possuem (ex: Lei Estadual RJ 7.314/16, Lei Municipal SP 16.602/16, Lei Estadual TO 3.113/16), que garantem direito também à presença da doula durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Você pode baixá-las no site biaventapane.com/links. Aproveite para conhecer a atuação da Coletiva de Doulas nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói durante a pandemia.

Bolsa da maternidade

? Durante a estadia na maternidade, é possível que a circulação de pessoas esteja mais restrita. Recomendo incluir alguns lanches na bolsa da maternidade, pois seu/sua acompanhante pode ter dificuldade em sair para comprar.

? Sugiro levar também uma muda de roupas limpas, para trocar assim que chegar na maternidade e lavar assim que voltar para casa. Assim diminuímos os riscos de contaminação de um ambiente para o outro.

Nascimento e recepção do bebê

⚠ Covid-19 não é indicação de cesárea, a não ser que durante o trabalho de parto haja alguma emergência que a justifique. A cesárea aumenta as chances de internação da mãe e do bebê em UTIs, aumentando o risco de contágio. Além disso, como os pulmões são a última parte do corpo a se formar, bebês nascidos de cesariana tem maior chance de imaturidade pulmonar, o que pode levar a um falso diagnóstico de Covid-19. Até o momento não foi identificada a presença do coronavírus em secreções vaginais (pelo contrario, a colonização do bebê ao passar pelo canal vaginal da mãe é extremamente importante para a sua imunidade).

via shutterstock (standard license)

?? Até o momento não há evidências científicas que justifiquem clampeamento precoce do cordão, proibição de amamentação e contato pele a pele, ou separação da mãe e do bebê. Pelo contrário, essas são práticas que comprovadamente asseguram maior imunidade ao bebê. Contudo, no caso de gestantes com suspeita de Covid-19, há algumas orientações (ainda controversas!) de clampeamento precoce de cordão. A intenção nesse caso é a de evitar o contato do bebê com secreções que a mãe possa ter expelido no parto, como coriza, por exemplo. Caso você esteja com sintomas de Covid-19, a amamentação (ou extração do leite) ainda é recomendada, devendo ser feita com o uso de máscara e higienização das mãos.

Fico à disposição para qualquer dúvida, desabafo ou abraço virtual ?

Referências

  1. ColetivA de Doulas (2020). Boletim informativo sobre o Covid-19. Elaborado em 25/03/2020.
  2. Anna Beatriz Herief (2020). Quais exames devo fazer neste momento de crise? Postagem disponível em https://www.instagram.com/p/B-CrZ2JgqIw/
  3. Maíra Libertad (2020). Gestantes e coronavírus: recomendações do RCOG (Royal College of Obstetricians and Gynaecologists) e RCPCH (Royal College of Paediatrics and Child Health). Live transmitida na página https://www.instagram.com/maira_libertad_/ em 21/03/2020.
  4. DONA e Fenadoulas (2020). Doulas e Covid-19: guia prático para doulas. Disponível no link https://bit.ly/DoulaseCovid19
  5. ADoulasRJ (2020). Carta aberta às doulas do Estado do Rio de Janeiro.  Postagem disponível em https://www.instagram.com/p/B-H8mNApjr-/
  6. Maíra Libertad (2020). Plano de parto e coronavírus. Postagem disponível em https://www.instagram.com/p/B99MZzAJrzy/
  7. World Health Organization (2020). Q&A on COVID-19, pregnancy, childbirth and breastfeeding. Disponível no link https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-on-covid-19-pregnancy-childbirth-and-breastfeeding (consultado em 25/03/2020).

Lista de profissionais de saúde disponíveis para tirar dúvidas relativas ao Covid-19:

via @gianninicarvalho_gineco

Para incluir mais nomes nessa lista, envie a postagem por direct para @biaventapane_

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.