Estou grávida? Primeiros sinais da gravidez

Compartilhe:

Você começa a se sentir estranha, não sabe se está doente mas percebe que tem alguma coisa acontecendo. Sente os seios inchados, um sono sem fim. Pode sentir também aquela cólica mas você fica tranquila porque está perto de menstruar… mas aí a menstruação atrasa! Será que estou grávida?

Você resolve comprar um teste de farmácia para tirar aquela dúvida, faz o xixi no palitinho e de repente… aqueles 2 risquinhos que te fazem perder o chão por alguns minutos. Você sente alegria e nervoso ao mesmo tempo, desespero e amor, são tantos sentimentos que passam na cabeça que parece que ela vai explodir. 

Pixabay

Descobrir uma gravidez é assim: mesmo quando ela foi super planejada, traz à tona emoções que você nem sabia que existiam.

Os benditos sintomas de gravidez

É a partir desse momento que se entende o que estava sentindo, começa a perceber cada mudança e sintoma que seu corpo mostra. Um sono sem fim. Os seios maiores e sensíveis. Enjoo. Oh Deus quanto enjoo. Além de uma incrível falta de disposição. Tudo isso são sintomas que nossa fisiologia tão sábia nos traz a fim de que a gente se recolha. Dormir, descansar, poupar a energia que está sendo sugada para que milhões de células possam se multiplicar e uma nova vida comece a se formar.

As mudanças no corpo variam muito de mulher para mulher. Reuni as mais comuns para explicar porque elas ocorrem no primeiro trimestre gestacional, que compreende desde a fecundação até a 12ª semana de gravidez.

Um sono sem fim

O sono sem fim e a falta de disposição acontecem por causa do aumento da progesterona, esse hormônio que estará presente durante toda a gravidez. Nesse período há a formação da placenta, seu embrião está se formando rapidamente, então sim! Temos que descansar, não é preguiça não!

Enjoos e Vomitos

Aquele clássico enjoo matinal tem sua origem biológica ainda um pouco desconhecida. Alguns autores atribuem isso a um aumento de estrogênio no sangue. Outros dizem que o HCG secretado em grandes quantidades também pode contribuir para o aparecimento desses enjoos e vômitos. Com o aumento da progesterona também há o relaxamento dos músculos lisos, a comida fica mais tempo no estômago para absorver mais nutrientes e essa pode ser uma das causas.

Xixi toda hora

Aquela sensação que você está sempre com a bexiga cheia, mal saiu do banheiro e jå quer voltar de novo acontece porque seus rins aumentaram de tamanho (em aproximadamente 1cm!). Agora eles aguentam muito mais urina e isso porque seu sistema circulatório também está em pleno vapor. A mulher grávida tem cerca de 50% de sangue a mais para os rins filtrarem! Pois é: ele trabalha mais e mais rápido, por isso você precisa fazer xixi a todo instante.

Alterações nos Seios

Pixabay

Uma das primeiras coisas que a maioria das mulheres nota quando está prestes a descobrir uma gravidez é uma sensação de formigamento e sensibilidade grande nas mamas, além do seu aumento de tamanho. E isso é resultado do que? A essa altura do campeonato você deve ter chutado “hormônios”. E acertou! O aumento do estrogênio, da relaxina e da progesterona estimulam todas essas modificações.

Montanha Russa de Emoções

Nesse período é comum a mulher ter sentimentos muito ambivalentes, é um momento de assimilar mudanças, o que pode gerar medo, dúvidas e inseguranças. Ao mesmo tempo que a gravidez pode ser festejada, amada,

desejada. A mulher pode se sentir Deusa e ao mesmo tempo no fundo do poço. Experimentar picos de alegria e euforia com tristeza e depressão, tá tudo bem viu? Todas passamos por isso! São eles, os hormônios! 😉

Agora você já descobriu o porquê da maior parte dessas sensações estranhas e essa montanha russa de sentimentos que você vem experimentando nesse primeiro trimestre da gravidez. A progesterona, o estrogênio e a relaxina são hormônios fundamentais durante toda a gestação. Gestar é desafiador e potente. É um dom incrível que nós, mulheres, temos. É hora de começar a se adaptar às mudanças e começar a curtir esse pequeno ser se formando. 

Para ter acesso acesso a mais conteúdo EXCLUSIVO sobre meu trabalho e bem como as datas de encontros presenciais da Rede Koru, se inscreva AQUI.

Referências

Auto Conceito da Grávida – Fatores Associados –http://www.ipv.pt/millenium/Millenium40/5.pdf

Corpo e Sexualidade na gravidez – http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n3/04.pdf

Modificações do organismo da mulher grávida – http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/09/MODIFICACOES-DO-ORGANISMO-NA-MULHER-GRAVIDA.pdf

Gestação e a constituição da maternidade http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n1/v13n1a07.pdf

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.