Dor na gestação – primeiro trimestre

Compartilhe:

No primeiro trimestre de gravidez seu corpo passa por muitas mudanças, e apesar da provável empolgação, alguns tipos de dor ou desconforto  começam a aparecer, a “culpa” da maioria desses desconfortos são os níveis hormonais, mas, a grande maioria pode ser aliviado com alguns cuidados.

Dor de cabeça

por pexels.com

Nesses primeiros meses é muito comum ter dores de cabeça ao longo do dia, sempre vale lembrar que é bom descartar a possibilidade de problemas na pressão arterial, mas, na grande maioria das vezes a dor de cabeça é causada pelas mudanças hormonais e pelas noites de sono mal dormidas.

Meditação, aromaterapia, acupuntura, e esportes de baixo impacto como a natação podem ajudar, no geral as dores de cabeça passam a partir do segundo trimestre.

Cólica

Dores na parte de baixo da barriga costumam assustar principalmente as mães de primeira viagem, elas ocorrem principalmente pelo aumento no tamanho do útero, mas, também pode ser causado pela prisão de ventre (constipação) e gazes, que são muito comuns nessa fase da gestação.

No caso da dor ser causada pelo aumento do útero não há muito que possa ser feito, alongamentos e atividades de baixo impacto podem ajudar, no caso de constipação e gazes aumentar a ingestão de líquidos e consumir mais frutas e verduras costumam melhorar muito esse incômodo.

Enjoo

Os famosos enjoos do primeiro trimestre aparecem normalmente nas primeiras horas da manhã, alguns cheiros específicos também podem trazer esse mal estar a tona, na grande maioria das gestações os enjoos podem ser controlados com sucos cítricos, aromaterapia, acupuntura, meditação e/ou comer em menores quantidades e mais vezes ao longo do dia, se o caso for mais severo é necessário o uso de medicação. Por volta do segundo trimestre os enjoos costumam ir embora.

Frequência urinária

por pxhere.com

Antes mesmo de confirmar a gestação talvez você já tenha percebido que as idas ao banheiro aumentaram, as mudanças hormonais são a causa desse incomodo no primeiro trimestre e essa situação costuma voltar a aparecer nos últimos meses por causa do tamanho do útero que começa a comprimir os outros órgãos (inclusive a bexiga), é sempre bom descartar a possibilidade de infecção urinária.

Insônia

por wikipedia.org

Você até consegue dormir em um horário bacana, mas, quando a madrugada chega você acorda e o sono simplesmente some, na grande maioria dos casos com a chegada do segundo trimestre de gestação o sono se normaliza.

Evitar assistir televisão ou mexer no celular antes de dormir ajuda muito, um banho relaxante meditação e aromaterapia também é uma boa pedida pra tentar ter uma noite mais tranquila.

Cansaço

por pixelartmaker.com

Durante o dia toda a sua energia parece ter sido sugada, isso ocorre tanto por questões hormonais quanto pelas noites mal dormidas, o lado bom é que como a maioria dos desconfortos do primeiro trimestre de gestação, esse também desaparece próximo da 15ª semana.

por pixabay.com

É importante tentar pegar leve nessa fase, respeitar seus limites, se o dia está muito cansativo que tal um cochilo rápido depois do almoço? Se alimentar corretamente, praticar exercícios de baixo impacto também é uma boa opção.

Sensibilidade nos seios

por pixabay.com

Nessa fase as mamas ficam extremamente sensíveis, também por causa dos hormônios do inicio da gestação, usar tops ao invés de sutiã pode ser mais confortável.

Montanha russa de emoções

Uma hora o dia está lindo e maravilhoso, o sol até parece mais brilhante, na outra, tudo parece estar dando errado, até comercial de margarina parece ser um bom motivo pra chorar, é um clichê dos sintomas da gestação, e o melhor a fazer é se acostumar a lidar com ele, converse com as pessoas próximas, peça para tentarem ter um pouco mais de tato ao lidar com você, converse com outras mães, a troca de experiência é sempre muito bem vinda, respeite os seus momentos, se está feliz sinta esse sentimento, se estiver triste dê espaço para tristeza também, é importante validar suas emoções, e se as coisas estiverem muito difíceis de lidar sozinha procure ajuda profissional, a terapia pode ser sua grande aliada.

por pixabay.com

Essas primeiras semanas de gravidez talvez sejam cheias de incômodos ou talvez você seja uma sortuda que não teve nenhum deles, mas, rapidinho tudo passa talvez esse seja o trimestre que passe mais rápido, guarde lembranças desse momento, tire fotos e lembre se que a grande maioria desses incômodos passa por volta da 15ª semana de gestação.

Você pode conhecer mais sobre o meu trabalho e participar de um grupo VIP de atendimento clicando aqui.

Quer saber mais?

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.