Calcinha molhada, o que pode ser?

Compartilhe:

O corpo quando grávido vive um montanha russa hormonal TO-DOS OS DI-AS. A pele muda, o cabelo muda, o funcionamento do intestino muda e muda também o que? Isso mesmo, tudo “lá em baixo”, tamanho, forma e umidade. Muito comum encontrar a calcinha molhada e ter um mini-infarto de susto.

A primeira coisa que costuma ser percebido é a lubrificação natural da vagina, graças a quantidade alta do hormônio Progesterona logo nas primeiras semanas de gestação e depois volta a mudar bastante nas ultimas semanas.

Molhada de mais ou de menos?

 


Varia muito de mulher para mulher, em caso de aumento do volume, enquanto o fluído não tiver cor ou cheiro, não há com o que se preocupar. Apenas evitar uso de sabonetes íntimos que alterem o Ph e possam provocar candidíase e dar preferencia para calcinhas de algodão e uso de roupas que deixem o corpo respirar.

Qual o cheiro?

 

 

Cheirar suas calcinhas pode não ser a realização de um sonho, mas é uma forma fácil e simples de descobrir se está apenas com lubrificação natural aumentada, se está tendo escape de xixi (muito comum no final da gestação!) e até mesmo se a bolsa rompeu (quando acontece ruptura alta das membranas o liquido sai aos poucos e sempre!).

Para ajudar a descobrir passe algumas horas com uma fraldinha de tecido branca dobrada como usa o absorvente com externo. Mantenha as atividades normais diárias e depois observe a cor e o cheiro do liquido.

Quando a bolsa rompe o liquido tem um leve cheiro de água sanitária, inconfundível. O liquido é transparente e pode apresentar “melequinhas” brancas chamadas de grumos, também normal e esperado quando o bebê está a termo (a partir de 38 semanas. Se o liquido tiver esverdeado entre em contato imediatamente com sua equipe, pode ser sinal de mecônio e você precisa de acompanhamento clínico.

Quando o que escapa é xixi existe a tranquilidade da gestação estar bem, mas é um sinal bem claro que a sua musculatura perineal não está. Perda de xixi quando tosse, rí, ou sem nenhum motivo não é saudável, apesar de comum.
Você pode e deve praticar atividades físicas que fortaleçam o períneo, como yoga ou pilates durante a gestação e depois, mas nesses casos o ideal é procurar por uma fisioterapeuta perineal para avaliar e te orientar na forma ideal de resolver seu problema.

Pode também ser Tampão

O tampão mucoso, responsável por proteger o útero de qualquer corpo estranho, pode também sair no final da gestação.

A aparência é muito variada, incluindo uma bem liquida fácil fácil de assustar pela semelhança com a ruptura da bolsa. O que vai diferenciar um do outro aí é a viscosidade do liquido e, claro, que o tampão para de sair. Já o líquido amniótico continuará saindo conforme a movimentação do bebê e da mulher.

Ou pode ser a bolsa, que rompeu!

Isso explico aqui em vídeo mesmo 🙂

 

 

Fontes de Pesquisa

Impacto da gestação na função sexual feminina http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v35n5/03

Repercussões Maternas e Perinatais da Ruptura Prematura
das Membranas até a 26ª Semana Gestacional  http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v25n2/v25n2a06

Comparação entre Conduta Ativa com Ocitocina e Conduta Expectante
na Rotura Prematura de Membranas em Gestações a Termo http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v20n9/a02v20n9.pdf

Compartilhe:

4 respostas para “Calcinha molhada, o que pode ser?”

  1. Minha menstruação de vez em quando atrasa mas no mês passado dia 24 não veio e até agora to esperando uq será e já tá com 2 semanas e um dia e não veio e hoje saiu um pouco de algua na calcinha 😐😳

  2. Este mês minha menstruação veio normal mais minha calcinha todo dia amanhece molhada e minha barriga está meio alta o líquido não tem cheiro nem cor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.