5 Dicas para uma gestação saudável

Compartilhe:

Parabéns! Você acaba de se descobrir grávida e antes de nascer o bebê já nasce um monte de dúvidas na sua cabeça. “Como o bebê será? Se parecerá com quem?”, “Será menino ou menina?”, “Que nome escolher?”, “Será que está tudo bem com o bebê?”, “Será que estou fazendo tudo certo?”.

Bom, essa última pergunta irá te perseguir pelo resto de sua vida, já que ser mãe é carregar consigo sempre a dúvida de estar ou não fazendo tudo certo. Mas hoje venho aqui trazer algumas dicas para você ter uma gestação saudável e ficar tranquila quanto a isso, assim poderá deixar a última pergunta para daqui uns meses.

Um bom pré-natal

Pixabay no Pexels

A primeira coisa que você deve fazer é procurar um profissional habilitado para te acompanhar durante a gestação. Seja pelo SUS, convênio ou particular. O quanto antes você começar o acompanhamento, melhor é para você e o bebê.

No pré-natal você receberá uma caderneta chamada de “Carteira/Cartão da Gestante”. Nele contém informações sobre toda a gestação e que deverão ser preenchidas conforme as consultas. Em todas as consultas o médico ou a enfermeira fará avaliações em você e no bebê, as quais são: aferição de pressão, pesar, medir a altura uterina e auscultar o coração do bebê.

É através do pré-natal que o médico irá identificar possíveis riscos durante a gestação, pois ele solicitará uma lista de exames a serem feitos a cada trimestre. Algumas gestantes são encaminhadas a outros especialistas como: dentista, nutricionista, psicólogo, etc., dependerá da necessidade do médico após avaliar os exames.

Uma dica é anotar suas dúvidas em um caderninho e levá-lo junto no dia da consulta. Assim será garantido você não se esquecer de nada. Converse muito com o médico e deixe claro suas escolhas e vontades, a qualquer sinal de que não será respeitada é super válido procurar outro profissional.

Relaxe e Descanse

Bruce Mars no Pexels

Sempre que puder e sentir vontade procure descansar bem. Afinal, fabricar um novo ser humano demanda muita energia. E nesse inicio de gestação você irá sentir muita preguiça, sono e vontade de ficar deitada. Isso acontece porque seu corpo está trabalhando muito precisando bombear mais sangue para enviar oxigênio e nutrientes para o bebê.

Essa sensação de cansaço e fadiga tendem a prevalecer no primeiro e último trimestre, mas a dica é para os nove meses de gestação. Procure fazer algo que te relaxe como: meditações, massagens, um passeio ao ar livre, escutar uma música, enfim..o que te faça descansar e se conectar com o bebê em seu ventre.

Capriche na alimentação

Pixabay no Pexels

 

Bom, se você não era uma pessoa ligada à alimentação saudável aproveite o momento para mudar hábitos. Corte da sua lista exageros com fast food, frituras, refrigerantes e doces. Dedique mais tempo e experimente preparar pratos em casa.

Invista em verduras, legumes, carnes, frutas, sucos naturais, leite e derivados. Lembrando que tudo deve ser bem higienizado para não correr risco de contaminações.

Beba água

Daria Shevtsova no Pexels

Uma boa hidratação se faz muito necessária durante a gestação. O corpo necessita da água para ajudar na circulação do sangue e também na irrigação do útero e da placenta. Além do mais a água previne hemorroidas, infecções urinárias, retenção de líquido e constipação.

Em períodos mais quentes, redobre a quantidade de água ingerida. Tenha sempre em mãos uma garrafinha de água. Esta prática servirá para o período de amamentação também.

 

Mexa-se

 

Pratique exercícios. Escolha um que te agrade mais e bota esse corpinho pra mexer. Lembrando que é muito importante evitar atividades pesadas e de impacto. Se tiver condições tenha um instrutor por perto te monitorando, senão tá valendo uma caminhada de leve ou uma dancinha no meio da sala.

A prática de exercícios na gestação traz benefícios como: controle da gordura corporal, melhor circulação sanguínea, ampliação do equilíbrio muscular, diminuição do inchaço, alívio nos desconfortos intestinais, diminuição de cãibras e facilitação para o trabalho de parto e recuperação pós-parto.

Vale se informar

Informação é tudo do começo ao fim. Esteja certa do que deseja e vá em frente. Uma gestação saudável trará inúmeros benefícios para você e o bebê.

 

Referências

Gravidez e parto: O que muda no estilo de vida das mulheres que se tornam mães? www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/pt_0080-6234-reeusp-48-nspe2-00017.pdf

Gravidez saudável e Parto seguro : http://www.redeblh.fiocruz.br/media/gravidezsaudavel.pdf

A importância da água na gravidez: https://mimobox.pt/2016/02/17/a-importancia-da-agua-na-gravidez/

 

 

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.