Vamos juntas? O grupo de gestantes no apoio a mulher grávida

Compartilhe:

Durante a gestação é normal a mulher sentir-se mais fragilizada, necessitando assim de mais apoio e cuidados. Sentimentos como medo e ansiedade surgem e percebemos necessidade de dividí-los. O grupo de gestantes funciona então como ferramenta para ajudar a mulher nesse processo.

Grupo de gestantes
Falta de apoio na gestação

Ao longo do tempo as mulheres sempre passaram suas gestações rodeadas de outras mulheres. Eram as comadres, vizinhas, cunhadas e amigas que sempre estavam dispostas a compartilhar suas experiências com a futura mãe que nasceria. Atualmente a gestação passou a ser uma condição solitária. E daí surge os atuais grupos de Gestantes, como uma tentativa de substituir essa rede de apoio feminina. 

O grupo de gestantes

Fonte: SVGsilh.com

A convivência com pessoas que se encontram na mesma situação ou período de vida que você, pode funcionar muito bem como suporte ou apoio social, daí vem a grande vantagem da gestante participar de Grupos de Apoio a Gestantes.

Nesses locais a gestante poderá compartilhar com outras mulheres suas angústias, sentimentos e emoções que muitas vezes não são entendidos ou aceitos pela sociedade mas que ali, naquele espaço, ela será ouvida e acolhida. A troca de experiência e saberes acontece de forma natural e reforça a identificação entre as participantes.

O Grupo de Gestantes proporciona a mulher grávida uma maior autoestima e autocuidado, fortalecendo e empoderando a mulher nesse momento de vida e para o novo papel que irá desempenhar: o de mãe.

O Grupo de gestantes funciona como apoio social, que pode ser definido como a percepção da pessoa em estar cercada de outras pessoas que lhe são acessíveis e proporcionam afeto, cuidado e segurança.  Sabemos que o apoio social é um fator que, inclusive, protege as mulheres de doenças como a depressão pós-parto; prevenindo e ajudando a diminuir transtornos afetivos que surgem nesse período de vida.

Tipos de Grupos de Gestantes

Os grupos podem acontecer de diversas maneiras e em espaços bastante diferentes. Sejam em praças, igrejas, unidades de Saúde, e até mesmo nas casas das gestantes. Podem ter caráter informativo (onde profissionais passam seus conhecimentos sobre gestação, parto e puerpério) ou grupos de convivência (onde as mulheres se reúnem simplesmente para partilha e troca).

Existem atualmente também os grupos que acontecem de maneira virtual, através de aplicativos de mensagens ou rede sociais. Estes grupos exercem o mesmo papel dos grupos que oferecem encontro presencial, gerando acolhimento, apoio e informação as gestantes.

Qualquer um desses grupos vai trazer benefícios emocionais e psicológicos para as mulheres que deles participam.

Projeto Novo Ser

Uma das minhas ferramentas de trabalho, que ofereço as gestantes, é o Grupo de Gestantes do Projeto Novo Ser.

Projeto Novo Ser. Arquivo Pessoal

O projeto nasceu da iniciativa de oito mulheres com o mesmo objetivo: levar as gestantes informação, acolhimento e apoio. A partir daí começamos a realizar encontros mensais com temas distintos, sempre ligados a gestação, parto e puerpério. Os encontros do grupo de gestantes Novo Ser acontecem em local cedido por uma das idealizadoras, e sempre um profissional da área é convidado a falar sobre um tema específico. Os eventos são divulgados pela internet e abertos a todas as gestantes, tentantes e casais grávidos de Praia Grande e região (São Paulo).

Outra ferramenta utilizada por nós para unir essas mulheres é um grupo no whatsapp. Nesse grupo de gestantes virtual são realizadas muitas trocas de saberes e as moderadoras sempre estão disponíveis para esclarecimento de dúvidas ou apoio, de acordo com a situação apresentada.

Os assuntos surgem desde sintomas comuns da gravidez, até mesmo dicas de locais para comprar o enxoval. Muitas gestantes que começaram conosco no grupo já ganharam seus bebes e continuam compartilhando suas experiências com as outras mulheres do grupo. Essa continuidade no grupo mostra o quanto  esse suporte social é importante para elas. Muitas chegam a verbalizar essa importância durante a gestação e parto.

Os encontros presenciais também são realizados com muito carinho, sempre com acolhimento e apoio e é uma oportunidade também para troca e partilha de dúvidas. Percebemos que as gestantes saem mais fortalecidas e com escolhas informadas sobre o parto.

Encontro presencial. Arquivo Pessoal.

Se você quiser conhecer um pouco mais do nosso projeto acesse as redes sociais.

https://www.instagram.com/novoserpg/

https://www.facebook.com/novoserpg/

Tentei trazer pra você aqui um pouquinho da importância dos grupos de gestantes durante esse período de nossas vidas. Mas aconselho que, se você nunca participou de um grupo de gestantes, deixe a vergonha de lado,  procure um em sua cidade e aproveite. Você com certeza se sentirá mais fortalecida e apoiada, enfrentando melhor as dificuldades e medos que surgem neste período. Permita-se viver essa experiência e aproveite!  

 

Existem muitos trabalhos científicos legais sobre esse tema. Dá uma olhadinha nesses que pesquisei:

Depressão pós-parto e percepção de suporte social http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-81082011000200003&script=sci_abstract&tlng=pt

Intervenção Psicológica a Gestantes: Contribuições do Grupo de Suporte para a Promoção da Saúde http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932008000400016

Grupo de Gestantes: Espaço de Conhecimentos, de Trocas e de Vínculos
entre os Participantes

https://www.fen.ufg.br/revista/revista6_2/pdf/Orig2_gestantes.pdf

Processo Educativo com Gestantes e Casais Grávidos: Possibilidade para Transformação e Reflexão da Realidade
http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n4/15.pdf

Atuação multiprofissional e a saúde mental de gestantes http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000400015

Associação entre apoio social e depressão
durante a gestação: uma revisão sistemática

http://www.cadernos.iesc.ufrj.br/cadernos/images/csc/2011_2/artigos/csc_v19n2_129-138.pdf

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.