“Desde que eu a doulagem nos encontramos, a vida mudou completamente. Dizem que não há como ser a mesma pessoa depois de ver o nascimento de uma nova vida, e eu concordo, ainda mais quando essa chegada é respeitosa, a esperança na humanidade parece que se renova.
A algum tempo eu vivo essa intensa experiência, vejo como as mulheres são seres poderosos, me conecto cada vez mais com o feminino, com o natural, com o simples. Desenvolvo a paciência e a observação, naquele parto, naquela mulher, naquela família.
Entendendo se é hora de dar a mão ou se é hora de sentar ali no cantinho do quarto dando o devido espaço para o que está acontecendo. Estou onde tenho que estar de corpo e mente.
Aprendo a decifrar olhares, sejam de medo do desconhecido ou um pedido de ajuda pelas ondas que vem e vão cada vez mais próximas umas das outras.
‘Menos uma’ digo a ela.
Aprendo a entender os sinais que aquela mulher vai apresentando, seja de evolução do trabalho de parto ou do que ela está precisando naquele momento. E assim as coisas vão fluindo até o momento da chegada…”
Nesse post você vai encontrar
Toda mulher merece uma Doula
Doula é a mulher treinada para dar suporte físico, emocional e informativo durante o período de gestação, parto e pós-parto.
É uma pena que ainda nem todas as mulheres tenham acesso ao acompanhamento de uma Doula, seja por questões financeiras, por falta de conhecimento da existência da Doula ou por achar que o acompanhante já irá prestar esse papel.
Mas não se engane, cada personagem tem um papel diferente na assistência ao parto. O marido ou acompanhante possivelmente está vivendo aquela experiência também pela primeira vez, muitas vezes está nervoso e ansioso e não sabe muito bem como auxiliar a parturiente a aliviar a dor das contrações.
Já a Doula conhece o processo do parto e entende que ele é necessário para o nascimento daquele bebê, conhece métodos naturais de alivio da dor, consegue orientar o acompanhante para que ele auxilie a mulher. Se a Doula conhece as técnicas, o marido ou acompanhante conhece e convive com aquela mulher, é um trabalho feito em equipe, onde todos saem ganhando.
Benefícios de ter uma Doula
Há vários benefícios em se ter uma Doula de escolha da mulher presente no parto, a parturiente se sente mais segura, o trabalho de parto costuma ser mais rápido, a experiência do parto se torna mais positiva para a família.
Há menos chances de mãe e bebê precisarem de intervenções obstétricas, são menores as chances do parto ser instrumental ou cesárea, o pós-parto e a amamentação costumam ser mais tranquilos.
Abaixo está um trecho do resultado de estudos apresentados pela biblioteca Cochrane (texto completo está nas referências):
“As mulheres que receberam apoio contínuo tiveram maior probabilidade de terem um parto vaginal espontâneo, isto é, de dar à luz sem ser por cesárea ou usando vácuo-aspirador ou fórceps. Além disso, essas mulheres tiveram menor probabilidade de usar remédios para dor durante o trabalho de parto e maior probabilidade de se sentir mais satisfeitas; além disso, a duração do seu trabalho de parto foi um pouco menor. Seus bebês tiveram menor risco de ter uma nota baixa no Apgar* de 5 minutos. O apoio contínuo não produziu nenhum efeito prejudicial”.
Ainda está com dúvida? A Irma, mãe da Alice de 1 ano e 2 meses, mulher que tive a honra de acompanhar no parto fez um depoimento de como foi pra ela ter a mim e ao companheiro ao seu lado nesse momento:
“O trabalho de parto para mim foi um dos processos mais desafiadores que já enfrentei, e agradeço muito do fundo do coração pela oportunidade que eu tive em ter uma doula. Eu arrisco em dizer que se não fosse a minha doula Julia, talvez meu parto tivesse outro desfecho. Ela me fez acreditar em meu corpo, me encorajou, ficou comigo o tempo todo e foi a pessoa mais incrível que eu já conheci até hoje”.
As evidências comprovam, ter uma Doula no parto não é um artigo de luxo ou modinha, mulheres tem seus bebês a muito tempo com o apoio de outras mulheres. Se você está gestando, conheça as Doulas do blog, e se residir na grande Florianópolis ou região de Itajaí/SC eu vou adorar te conhecer! Vamo toma um café juntas? Essa será uma das maiores “viagens” da sua vida, tenha ao seu lado quem te ajudará a fazer uma viagem incrível <3
*O APGAR é um método de avaliação sistemática do recém-nascido logo após o parto, é utilizado para identificar aqueles que necessitam de reanimação e cuidados especiais. O teste que leva o sobrenome da pediatra que o idealizou, hoje é utilizado em ampla escala e avalia cinco aspectos no neonato, freqüência cardíaca, esforço expiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e coloração. A estes aspectos são atribuídas notas 0, 1 ou 2 pontos, somando um total de 10 pontos. A escala de APGAR usualmente é realizada no 1º e 5º minuto de vida, logo após o nascimento completo (desconsiderando o cordão umbilical e placenta) e desobstrução das vias aéreas superiores, o teste volta a ser realizado no 5º minuto, reavalia o bebê e serve ainda para se certificar se uma reanimação foi bem-sucedida.
Deseja conhecer mais do meu trabalho e fazer parte de um grupo de atendimento VIP mega especial? É só se inscrever no link abaixo ?
Referências:
Benefícios de uma Doula presente no nascimento de uma criança:http://pediatrics.aappublications.org/content/114/Supplement_6/1488.full
Benefícios da Doula no parto: http://www.cochrane.org/pt/CD003766/apoio-continuo-para-mulheres-durante-o-parto
A Diferença Das Notas Do Teste Apgar Entre Crianças Nascidas De Parto Normal E Parto Cesariana: http://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1131