Resenha – O parto é da Mulher!: Guia de preparação para um parto feliz.

Compartilhe:

Cristina Balzano reuniu neste livro sua experiência e conhecimento, adquiridos em anos de prática e formação como doula, fisioterapeuta, professora de yoga e por fim… obstetriz (isso, para resumir seus títulos, que são muitos). É um livro de leitura simples, sem ser simplista. Ela transita pelas principais informações a respeito do parto e ainda possui instruções práticas.

Um novo modelo para o parto e a realidade obstétrica no Brasil

Já no prefácio e introdução, encontramos dois outros grandes nomes no cenário da humanização no Brasil. Dr Jorge Kuhn inicia nivelando nosso conhecimento para que compreendamos o que é pretendido quando se fala em humanização.

Ana Cristina Duarte, discorre sobre os desafios que uma mulher encontra dentro do “sistema” já existente no cenário do parto e as possibilidades de enfrenta-lo.

É possível perceber que a assistência e a informação farão grande diferença no desfecho do parto de toda mulher.

Anne Pires

Um novo tempo

Aqui a autora relata sua própria história, sua própria jornada, sua própria transformação.

É lindo perceber como as histórias de muitas mulheres se entrelaçam, formando um imenso cordão de sororidade e apoio. Me senti tocada porque, assim como a autora, percebi meu “chamado” a partir da minha experiência. A gente primeiro internaliza, absorve, deixa assentar e depois expande para alcançar e apoiar outras mulheres.

A natureza a nosso favor

“porque a informação é o passaporte para a mulher ser a grande protagonista do seu parto”

Neste capítulo adquirimos um pouco de conhecimento fisiológico. Ela nos apresenta nossa pelve e partes moles (músculos, fáscias), nossos órgãos e hormônios. Mas não se assuste, não é como uma aula de ciências, da qual não nos ligamos ao assunto. É de fácil entendimento e acompanha sugestões de posições que aliviam desconfortos e dores que surgem ao longo da gestação.

Não posso esquecer de mencionar que o livro possui uma ilustração lindíssima, bem característica da delicada arte da ilustradora Anne Pires. Então, posso afirmar que o livro não apenas explica, mas desenha nossa anatomia, para que seja de fácil entendimento para qualquer leitora.

A preparação para o parto: yoga, a chave para uma gestação equilibrada

Sim, existem muitas formas de se preparar para o parto e mesmo sem preparação alguma, ele acontecerá. Mas obviamente, a autora como mestre de yoga, escolheu esta prática para descrever e sugerir como uma preparação física, mental e emocional para o parto.

O capítulo demostra a como a yoga não é apenas um exercício, mas também uma forma de integrar o ser, de conectar-se consigo mesma e com seu bebê. Ela descreve brevemente sobre os chacras e sua interferência na gestação.

Aqui ela também sugere posições, descreve os benefícios de cada uma, deixando especificado em qual trimestre cada posição deve ser praticada.

Entre as descrições das posições, a autora recheia o capítulo com afirmações para serem mentalizadas e que serão de grande utilidade no momento do trabalho de parto.

Também é levantada a importância da respiração, com sugestões de treinamentos, e da meditação.

O final do capítulo é dedicado a posturas especiais para quando o bebê se encontra pélvico. São dadas sugestões da autora de posturas de yoga para auxiliar o bebê virar, assim como posturas indicadas por Naoli Vinaver (parteira mexicana, com muita experiência em parto natural) e a abordagem Spinning Babies (abordagem criada por Gail Tully, que apresenta três princípios básicos: equilíbrio, gravidade e movimento. As posições visam facilitar a mobilidade do bebê).

Anne Pires

Plano de parto ou plano de preferências

É demonstrada, neste capítulo, a importância deste documento e são sugeridos temas que devem ser abordados em um plano de parto.

O papel da doula

A autora traz estatísticas e fala brevemente sobre a importância desta profissional em um trabalho de parto.

Em minha opinião, seria possível reforçar neste capítulo a diferença entre doula e acompanhante e como eles não se contrapõem, mas trabalham juntos para apoio da mulher.

Estágios do trabalho de parto

Gestante, leia este capítulo. Se prepare para as fases do trabalho de parto. Ela discorre sobre cada uma e dá sugestões de como lidar. Se tem algo que, em minha opinião, você precisa conhecer, são as fases do trabalho de parto.

Tipos de parto

Nós costumamos simplificar, sendo bem superficiais, as formas de nascimento em apenas duas: parto normal ou cesárea (que é cirurgia). Mas existem mais possibilidades e a autora as demonstra neste capítulo.

Cada possibilidade é reforçada com o depoimento de uma gestante, que ganhou seu bebê daquela forma.

Teste seu médico

Comecei a resenha, e creio que o livro assim se iniciou, falando da importância de uma assistência que compreenda a “linguagem” da humanização. Então, para que a gestante saiba o que a espera, aqui são sugeridas perguntas para serem realizadas ao obstetra, afim de identificar se ele(a) realmente apoia as decisões da mulher.

Extras – Para um parto mais feliz

A abertura do livro foi dada com grandes personalidades, seu encerramento não foi diferente. Nos extras encontramos artigos de especialistas que tratam o papel do pai, a homeopatia, amamentação, violência obstétrica, hipnose e as últimas recomendações da Organização Mundial de Saúde para a gestação, parto e pós parto imediato.

Ainda é prestado um grande serviço à gestante, indicando-se grupos de humanização por todo Brasil, afim de que a gestante aprofunde sua preparação e tenha maior apoio nesta jornada.

Conclusão

Por defender a autonomia feminina, creio que existem muitas formas e caminhos para preparar-se para o parto. Cada mulher, em sua unicidade é capaz de escolher a que melhor se adequa à sua realidade.

Para aquelas que escolherem serem orientadas por livros, este sem dúvida é um ótimo começo. Por ser acessível, atual e abrangente.

E caso queira me dar a mão para seguirmos juntas nessa jornada ou queira outras sugestões de leitura envie um email para minutodedoulagem@gmail.com,  ipecoletiva@gmail.com ou entre em contato pelo whatssap 11 98205-6360

 

Referência:

Balzano, Cristina. O parto é da mulher! Guia de preparação para um parto feliz. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2019.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.