Você conhece o sling, tipos e como usar?

Compartilhe:

Os carregadores de pano ou slings são uma ótima opção para as mães e pais, pois eles possibiltam que o cuidador fique com suas mãos livres para fazer outras atividades do dia a dia, e ao mesmo tempo possibilita a criação de vínculo com seus bebês.

Além da mãe e do pai, outros cuidadores como familiares, amigos(as) podem utilizar o sling e amarrar os bebês!

À seguir os diversos benefícios que “carregar bebês” pode proporcionar:

Slingando e amamentando!
Foto @maenodiaadia

Esposito et al. (2013), em seu estudo sobre carregar bebês, descobriu que os bebês cujas mães se moviam ao transportá-los (ajudados por um sling) choravam menos, faziam menos movimentos corporais associados à instabilidade e tinham batimentos cardíacos mais lentos do que os bebês que eram mantidos por mães que simplesmente estavam sentadas.

Outros estudos mostraram que estar perto dos pais ajuda na regulação da temperatura dos bebês, respiração e freqüência cardíaca. Eles dormem mais profundamente e geralmente por mais tempo, passam mais tempo em um estado de alerta calmo quando acordados e fortalecem os músculos da barriga – o que exigiria que eles passam longos períodos em de bruços para se desenvolver. 

O sistema de equilíbrio deles também se desenvolve mais rapidamente, e os sintomas de cólica e refluxo são reduzidos, assim como o risco de plagiocefalia (síndrome da cabeça chata). Bebês prematuros ganham peso muito mais rápido quando eles têm contato pele-a-pele prolongada com os pais, e o estresse da separação é reduzido quando os bebês são “slingados”.

Mas quais são os tipo de slings?

POUCH SLING

São simples de usar e pequenos, quando dobrados, são fáceis de transportar na bolsa.

Foto @ibuindung

Os de malha podem ser usados na praia ou na piscina e são frescos em temperaturas altas, e podem ser facilmente ajustados à partir de suas dobras e torções. Os poches podem ser usados tanto em bebês como em crianças maiores.

Talvez seja difícil encontrar o tamanho correto e para utilizá-lo é necessário um pouco prática e bom ajuste de tamanho para oferecer um bom suporte para recém nascidos. Também é importante atentar-se aos movimentos de abaixar e curvar da mãe, nessas situações, segure o bebê. 

O peso do bebê fica concentrado em um ombro só, então é necessário atentar-se ao tempo de uso.
 

SLING DE ARGOLA

Foto @cazulim_babywearing

São muito rápidos de instalar e colocar o bebê, e ainda fáceis de aprender como usar.

São pequenos quando dobrados e fáceis de transportar na bolsa, e se  adaptam a todos os tipos de corpos de mães e bebês. Permitem movimentar o bebê sem tirar o carregador e podem ser usados tanto em bebês como em crianças maiores.

Para utilizá-lo é necessário atentar-se ao controle de qualidade das argolas. Por não deixar a criança tão presa no corpo, não permite que as duas mãos fiquem completamente livres.

O peso do bebê fica concentrado em um ombro só, então é necessário atentar-se ao tempo de uso.
 

MEI TAIS

Foto @teitigohara

São fáceis de usar, praticamente não precisa quase nenhuma prática e se adaptam a diversos tipos de corpos. Podem ser usados de frente, costas e há amarrações adaptadas para o quadril.

Permitem um certo controle da altura das costas do bebê (enrolando a parte de baixo do carregador, para diminuí-lo por exemplo).

Se feitos em tecidos respiráveis, são boas opções para o calor! 

Os mei tais são menos adequados para recém nascidos pois nem todos oferecem um bom suporte para o pescoço do bebê.

Para utilizá-lo, é necessário amarrar, e algumas pessoas não se sentem seguras em fazer isso sozinhas, além disso, não permite mudar o bebê de posição sem desamarrar o carregador.

TIPO MOCHILA

Foto @paicarregadeiro

Precisa de pouca prática e são fáceis de usar. São mais indicados para bebês que sentam e crianças maiores e podem ser usados na frente ou nas costas.

Podem ter muitos acessórios como gorros, ganchos, bolsos e outras praticidades para a mobilidade de mãe e bebê.

Podem ser mais caros e dão mais trabalho para lavar e secar e também, pessoas muito grande ou muito pequenas podem ter dificuldades no ajuste.

Algumas pessoas precisam tirar o bebê da mochila para conseguir amamentar.

WRAP DE TECIDO ELÁSTICO

Foto Arquivo Pessoal

São macios, confortáveis e se ajustam em qualquer tipo de corpo. Além disso são fáceis de lavar, facilitam o contato pele a pele, favorecem a amamentação e podem ser mais baratos.

Podem ser amarrados uma vez e usados o dia todo.

Permitem movimentar o bebê sem tirar do carregador e até tirá-lo do colo dormindo – desamarrando o carregador junto em um movimento só.

Eles podem ter uma vida útil de acordo com tempo de uso e peso do bebê, já que alguns tecidos podem ceder com o tempo.

As diferentes composições de tecido dão elasticidade diferente e pode ser difícil escolher sem provar com o bebê.

WRAPS DE TECIDO PLANO

Foto Sampa Sling

Oferecem bom suporte e podem ser usados desde recém nascidos até crianças maiores, facilitam o contato pele a pele, se ajustam a qualquer tipo de corpo e podem ser usados na frente, no quadril e nas costas. Tem padronagens bonitas e podem ter diversos usos (manta, rede, trocador) e além disso, eles ficam mais macios quando envelhecem.

Para utilizá-lo é necessário prática para fazer a amarração e ficar confortável. São quentes dependendo do tecido e composição das fibras, e menos ideais para áreas de muito calor. Além disso, podem ser muito caros e pouco práticos para amarrar e desamarrar na rua, por exemplo.

Agora que você já conhece os tipos de sling, falaremos sobre os cuidados para a segurança do(a) sua bebê:

Bem ajustado

Rosto visível

A distância de um beijo

Queixo afastado do peito

Suporte nas costas

Percebeu que formou o mnemônico “BRACS”?! Sempre que amarrar seu bebê lembre-se dele: BRACS!

Como faço para amarrar meu bebê? 

Os dois vídeos abaixo podem te ajudar!

Você também pode procurar uma Consultora de Sling ou Babywearing para um atendimento personalizado!

Você tem alguma dúvida? Entre em contato!

Referências Bibliográficas

Sampa Sling. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de Carregadores de Pano.

Sampa Sling. Cinco coisas que talvez você ainda não saiba sobre babywearing.

Sampa Sling. Balizas de Segurança para o uso de carregadores de pano. 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.