(Este é um texto tragi-cômico sobre sexo e amamentação.)
Se você nunca fez sexo enquanto estava amamentando, vem que vou te contar umas coisas que talvez você nunca tenha imaginado!
Primeiro de tudo vamos esclarecer uma coisa: não é fazer sexo exatamente no momento em que você está dando de mamar para o bebê, é ter uma vida sexual ativa durante o período em que está lactando, amamentando um bebê.
Bom, uma parte muito boa é que em geral você fica com os seios que sempre sonhou! Fazem volume! Tudo bem que normalmente estão doloridos, machucados, molhados (de leite), pingando, mas isso é apenas um detalhe!
Por outro lado, na maior parte do tempo você nem lembra mesmo que sexo existe. Você está apenas tentando sobreviver com um mínimo de dignidade enquanto mantém o bebê alimentado, limpo e feliz! Em geral o bebê está feliz quando está alimentado, limpo e no seu colo, mamando ou não, então fica bem fácil: coloca no peito e só tira pra trocar a fralda e olhe lá que vai ficar tudo certo!
Porque é isso aí, especialmente bebês recém-nascidos, ficam no peito o tempo todo, porque é lá que eles saciam a fome, a sede e suas necessidades emocionais. Tudo bem que, enquanto isso, sugam (literalmente) toda nossa energia e equilíbrio, mas quem disse que mãe precisa disso? Ela tem que ser feliz só por ter o filho, não é mesmo?
É comum ouvir dizer que as mães ficam muito, muito cansadas… Exaustas mesmo! Parece que não conseguem dormir porque o bebê fica acordando toda hora para mamar. Mas veja pelo lado bom: se você não dorme, tem mais tempo para fazer as coisas! Mais tempo para se cuidar, ler no silêncio da noite a até mesmo para fazer sexo, se quiser! Não é verdade?
Daí fico me perguntando: por que será que as pessoas falam que depois do nascimento do bebê o sexo fica difícil? Que dói?
Bom, veja bem: a lubrificação fica mais difícil por causa dos hormônios da amamentação, às vezes precisa de uma ajudinha de um lubrificante artificial. Além disso, tem o fator do tempo né? De um lado porque papai e mamãe estão cansados (bons tempos em que “papai e mamãe” era só um posição para o sexo ) e de outro porque, se demorar muito, o radar do bebê aciona e ele acorda. Ahh você não sabia? Os bebês parecem nascer com um radar! É só o casal se animar que o radar aciona e o bebê acorda. Deve ser pra ter exclusividade do tetê da mamãe por uns tempos e não correr o risco de ganhar irmãozinho(a).
É… tem isso também! Mesmo que sua menstruação ainda não tenha voltado a dar as caras depois do nascimento do bebê é melhor não bobear, porque antes da menstruação, vem a ovulação e daí pode rolar uma gestação antes mesmo do sangue aparecer!
Bom, aí o casal se animou, conseguiu achar energia para lembrar que são sexualmente ativos, colocaram bebê pra dormir, pegaram o lubrificante pra ajudar, radar do bebê não funcionou.. Tudo certo!
O que acontece? Algo assim:
É, pois é! Culpa sabe de quem? Da ocitocina! Isso, essa mesma! O tal hormônio do amor! Tá presente no parto, no sexo e… É a ocitocina que ejeta, faz o leite sair do seio!
Bom, paciência! Melhor coisa é levar na esportiva. Se quiser, aproveita pra armazenar o leite pra doar ou oferecer ao bebê na ausência da mãe!
Tudo isso resolvido, ótimo! Deu tudo certo! Negócio é se preparar pra próxima daqui uns meses…
Quer saber mais sobre sexo e amamentação? Começa por aqui:
Prevalence of Sexual Dysfunction among Expectant Women (Ocorrência de Disfunções Sexuais nas Mulheres):
Sexualidade e Puerpério: Uma Revisão da Literatura: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/159223
Vivenciando la Lactancia y la Sexualidad en la Maternidad:
“Dividiéndose entre ser Madre y Mujer”:
http://ojs.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/5079/3297