Humanização não é moda! Respeitar a mulher não é moda!

Compartilhe:

Humanização não é moda! Respeitar a mulher não é moda!

Falar em humanização do parto, humanização do nascimento é falar em respeito a mulher. Porque humanização é isso!

Se você buscar por relatos de parto verá que em boa parte deles às mulheres denunciam o tratamento recebido ao anunciarem que queriam um parto humanizado ou que queriam uma Doula no parto. A grande maioria dos profissionais que as atendem rebatem: “isso é modismo”, “não existe isso de parto humanizado”. Existe sim, basta respeitar!

Mamãe Luana e bebê Elis (Foto Duplica Fotografias)

E de que forma posso garantir que minha escolha seja respeitada?

Segue algumas sugestões do que você pode fazer.

Já existe a Lei do Acompanhante . Existe também um documento que se chama Plano de Parto com vários modelos disponíveis. O ideal é que você monte de acordo com suas vontades e necessidades. E existe também a Lei das Doulas. Infelizmente não está regulamentada a nível federal, apenas alguns estados e municípios têm.

No ato da assinatura da Lei das Doulas de Marechal Cândido Rondon-PR (Foto Jornal O Presente)

A Doula é a pessoa que irá auxiliar a mulher ao longo da gestação com informações sobre este momento que está vivenciando. E se a mulher está em busca de um parto normal com respeito, a Doula ela irá te dar suporte informacional, físico e emocional durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. A Doula é o meio de comunicação entre sua família e a equipe técnica. O olhar da dela é treinado para atender as suas necessidades, seus desejos e vontades e até mesmo perceber se algo não está indo bem.

Mas de que forma a Doula pode me acompanhar se muitas vezes nem a Lei do acompanhante é respeitada? Se você já sabe que tem a Lei do acompanhante, ótimo! É um direito seu! Um documento que te auxilia nesse momento também é o Plano de Parto. Protocole junto a instituição que você irá para ter seu bebê. E no plano de parto você pode colocar se quer a presença da Doula ou não!

Ao saber dos benefícios de ter uma Doula, diga isso ao seu obstetra. Quanto mais e mais mulheres documentarem isso, quanto mais a Doula for solicitada, maiores as chances de termos o reconhecimento do nosso trabalho pela sociedade.

Reconhecimento

A presença da Doula tem mostrado uma mudança no comportamento dos profissionais. Claro que ainda depende de acender aquela luz lá dentro sabe… Alguns já têm se permitido entender qual é o nosso papel durante processo de parturição. Mas ainda é pouco. Mesmo órgãos como Ministério da Saúde – MS e a Organização Mundial da Saúde – OMS há algum tempo, reconhecer os benefícios de ter o acompanhamento da Doula.

Algumas cidades e estados já conquistaram a Lei da Doula, porém ainda não é uma Lei Federal.

Mas Gil, essa é uma luta de vocês!! Sim, na verdade é nossa. Se você conseguir ter uma Doula, desejaria que outras mulheres também o tivessem?

Na contramão do que esses órgãos recomendam muitas mulheres têm sofrido com a falta de respeito não só durante o parto, mas ao longo de todo o período gestacional. Têm sido comuns relatos de violência obstétrica. Recentemente, um vídeo trágico viralizou evidenciando o que têm acontecido nas instituições.

Converse com seu parceiro ou com quem estará com você no momento do parto, diga qual é sua vontade, o que você quer. E juntos façam valer esse direito! Respeitar a mulher no parto, é humanização e não é moda!

Faça valer seu direito!

Referências Bibliográficas:

Vídeo flagra médico agredindo mulher grávida durante o parto

https://www.bol.uol.com.br/noticias/2019/02/20/video-mostra-medico-agredindo-uma-mulher-gravida-durante-parto.htm?cmpid=copiaecola&fbclid=IwAR3aoAR-NKQNBGoWHR3jwzgSWmOMocnp66U7Kv3LFubpKp05KTjyv96EX-s

 História oral: a experiência das doulas no cuidado à mulher

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000400008

Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal

http://redehumanizasus.net/96047-diretrizes-nacional-de-assistencia-ao-parto-normal

Acompanhante não pode entrar??

https://www.partodoprincipio.com.br/descumprimento-lei-acompanhante

Violência Obstétrica

https://www.partodoprincipio.com.br/viol-ncia-obst-trica

Sancionada lei que permite a presença de doulas em partos realizados pelo SUS em Marechal Rondon

https://www.opresente.com.br/marechal-candido-rondon/sancionada-lei-que-permite-a-presenca-de-doulas-em-partos-realizados-pelo-sus-em-marechal-rondon

Lei das Doulas, nº 5048, de 27 de abril de 2018

https://leismunicipais.com.br/a1/pr/m/marechal-candido-rondon/lei-ordinaria/2018/505/5048/lei-ordinaria-n-5048-2018-dispoe-sobre-a-presenca-de-doulas-em-maternidades-e-estabelecimentos-hospitalares-congeneres-que-atuam-no-municipio-de-marechal-candido-rondon-e-da-outras-providencias

Como fazer seu plano de parto

https://blog.casadadoula.com.br/2019/02/12/como-fazer-seu-plano-de-parto

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.