O que fazer quando a bolsa romper

Compartilhe:
Os filmes e novelas mentiram para você. Pois é.
Você não precisa se desesperar e sair correndo quando a bolsa estourar! Milhares de florzinhas da gratidão para esse post, heim?!

Para que serve o liquido amniótico?

 

  • Durante a gestação o liquido é responsável pela proteção do bebê, ele amortece os impactos
  • Possibilita a movimentação livre dentro do útero
  • É com o liquido que os órgãos internos responsáveis pela respiração e digestão treinam o funcionamento
  • É através do liquido também que o bebê treina o PALADAR, variando os “sabores” conforme o que a mãe come.
  • O liquido se renova constantemente! A cada 18 ou 24 horas você tem entre 700ml até 1l de liquido novinho

 

Muito líquido ou pouco, qual o problema?

 


Tudo na gestação tem uma curva de normalidade que é usada de parâmetro, sempre que se identifica alterações é um sinal que algo não está bem. O problema não é a quantidade de liquido e sim PORQUE ela está fora na curva considerada normal para o período. Pode ser por conta de alguma alteração hormonal, de funcionamento da placenta ou até mesmo má alimentação/hidratação.

E quando rompe a bolsa?!


 


Existem duas membranas que envolvem o bebê e são preenchidas de liquido, como se fossem dois saquinhos.
As vezes uma dessas membranas tem uma pequena ruptura e a mulher passa a perder liquido aos poucos, quase sem sentir ou perceber. Não é preocupante, pois o liquido continua sendo produzido pelo corpo, mas é importante observar o bem estar do bebê.
Pode também acontecer o famoso PLOC, a mulher é capaz de ouvir o barulho da ruptura e uma grande quantidade de liquido escorre.
Isso pode acontecer Antes ou mesmo Durante o trabalho de parto.


***IMPORTANTE:

Infecções urinárias podem provocar o rompimento da bolsa e partos pré-maduros. Em caso de contrações com dor constantes que não evoluem, ou antes das 37 semanas fale para seu médico, investiguem!De acordo com estudos atualizados o trabalho de parto normal costuma começar espontaneamente até 12 horas depois do rompimento da bolsa para 70 a 80% das mulheres. Por isso, não existe necessidade de correr para o hospital ou se desesperar caso a bolsa rompa e você ainda não sinta nenhuma contração.

****IMPORTANTE

A cor do líquido sempre deve ser observada.

  • Transparente ou com bolinhas brancas = está tudo bem
  • Esverdeado, pouco ou muito chegando a parecer creme de ervilha= é preciso ir imediatamente ao hospital, a presença de mecônio pode ser um sinal que o bebê não esteja bem e não você não deve aguardar.

Leia também aqui

Sobre métodos de indução http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-72032005000800010

Sobre a quantidade de liquido http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v5n4/27758.pdf

 

 

Doulas recomendam:

Absorventes refrescantes- cuidados pós parto Conversando em um grupo incrível de “índias parideiras” onde indicaram essa receita para pós-parto e que pode também ser utilizada antes, em caso de v...
Os 10 livros “top” para se preparar pa... A base para o empoderamento feminino é o conhecimento. Tá ai, algo que ninguém te tira ou quantifica. Segue uma lista de livros bacanas sobre ges...
O bebê não quer nascer! Indução é opção? Quando a mulher completa 38 semanas, parece que ecoa um enorme alarme dentro da alma de todos os amigos, parentes, o cara do estacionamento, da padari...
Que diferença faz no parto normal esperar a bolsa ... A bolsa das águas é onde o bebê permanece durante toda a gestação, se desenvolve junto com o bebê e sua placenta e é responsável por manter o bebê pro...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *