Calcinha molhada, o que pode ser?

Compartilhe:

O corpo quando grávido vive um montanha russa hormonal TO-DOS OS DI-AS. A pele muda, o cabelo muda, o funcionamento do intestino muda e muda também o que? Isso mesmo, tudo “lá em baixo”, tamanho, forma e umidade. Muito comum encontrar a calcinha molhada e ter um mini-infarto de susto.

A primeira coisa que costuma ser percebido é a lubrificação natural da vagina, graças a quantidade alta do hormônio Progesterona logo nas primeiras semanas de gestação e depois volta a mudar bastante nas ultimas semanas.

Molhada de mais ou de menos?

 


Varia muito de mulher para mulher, em caso de aumento do volume, enquanto o fluído não tiver cor ou cheiro, não há com o que se preocupar. Apenas evitar uso de sabonetes íntimos que alterem o Ph e possam provocar candidíase e dar preferencia para calcinhas de algodão e uso de roupas que deixem o corpo respirar.

Qual o cheiro?

 

 

Cheirar suas calcinhas pode não ser a realização de um sonho, mas é uma forma fácil e simples de descobrir se está apenas com lubrificação natural aumentada, se está tendo escape de xixi (muito comum no final da gestação!) e até mesmo se a bolsa rompeu (quando acontece ruptura alta das membranas o liquido sai aos poucos e sempre!).

Para ajudar a descobrir passe algumas horas com uma fraldinha de tecido branca dobrada como usa o absorvente com externo. Mantenha as atividades normais diárias e depois observe a cor e o cheiro do liquido.

Quando a bolsa rompe o liquido tem um leve cheiro de água sanitária, inconfundível. O liquido é transparente e pode apresentar “melequinhas” brancas chamadas de grumos, também normal e esperado quando o bebê está a termo (a partir de 38 semanas. Se o liquido tiver esverdeado entre em contato imediatamente com sua equipe, pode ser sinal de mecônio e você precisa de acompanhamento clínico.

Quando o que escapa é xixi existe a tranquilidade da gestação estar bem, mas é um sinal bem claro que a sua musculatura perineal não está. Perda de xixi quando tosse, rí, ou sem nenhum motivo não é saudável, apesar de comum.
Você pode e deve praticar atividades físicas que fortaleçam o períneo, como yoga ou pilates durante a gestação e depois, mas nesses casos o ideal é procurar por uma fisioterapeuta perineal para avaliar e te orientar na forma ideal de resolver seu problema.

Pode também ser Tampão

O tampão mucoso, responsável por proteger o útero de qualquer corpo estranho, pode também sair no final da gestação.

A aparência é muito variada, incluindo uma bem liquida fácil fácil de assustar pela semelhança com a ruptura da bolsa. O que vai diferenciar um do outro aí é a viscosidade do liquido e, claro, que o tampão para de sair. Já o líquido amniótico continuará saindo conforme a movimentação do bebê e da mulher.

Ou pode ser a bolsa, que rompeu!

Isso explico aqui em vídeo mesmo 🙂

 

 

Fontes de Pesquisa

Impacto da gestação na função sexual feminina http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v35n5/03

Repercussões Maternas e Perinatais da Ruptura Prematura
das Membranas até a 26ª Semana Gestacional  http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v25n2/v25n2a06

Comparação entre Conduta Ativa com Ocitocina e Conduta Expectante
na Rotura Prematura de Membranas em Gestações a Termo http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbgo/v20n9/a02v20n9.pdf

Doulas recomendam:

Vamos juntas? O grupo de gestantes no apoio a mulh... Durante a gestação é normal a mulher sentir-se mais fragilizada, necessitando assim de mais apoio e cuidados. Sentimentos como medo e ansiedade surgem...
Filmes para empoderar (e divertir) durante a gesta... Voce já leu, fez pesquisas, foi em rodas de gestantes e tudo o que está ao alcance para se empoderar para a chegada do bebê... Aí venho eu, trazer um...
Episiotomia: É só um cortezinho? Hoje o assunto que vamos entrar é sobre a episiotomia, mais conhecido como o famoso pique, precisamos falar mais sobre esse temido assunto. Muitas ...
REMÃENASCENDO, com muito prazer! Um pouquinho de mim Acervo pessoal Sou Andrea Gabech Álvares Alves, mas gosto mesmo de usar e ser conhecida como Andrea Gabech. Este sobrenome ...
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *