Já te falaram que sangramento no início da gravidez é relativamente comum? Que o sangramento no início da gravidez pode ocorrer com certa frequência no primeiro trimestre da gestação? Mas o que pode ocasionar esses sangramentos? Quais são as causas? Estima-se que entre 20% a 40% das gestantes podem apresentar sangramentos no início da gravidez.
Nesse post você vai encontrar
A importância do pré natal
Ao se deparar com um sangramento no início da gravidez, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. Já ouviu aquela frase: “Cada gravidez é única”. Isso vale também para quem já passou pelo processo de gestação, que na maioria das vezes são totalmente diferentes um do outro.
Neste início da gravidez ocorre a adaptação de seu corpo e de seus sentimentos, são as adaptações necessárias da gestação. É preciso estar preparada e consciente das mudanças que ocorrerão no seu corpo durante a gravidez para viver essa fase com bastante tranquilidade.
Por isso a importância das ações educativas durante o pré natal, abordando os assuntos sobre as modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, e outras questões escolhidas pelas próprias gestantes e seus parceiros.
Mas afinal, o que pode ser esses sangramentos no início da gravidez?
Sabendo que pode ser normal o sangramento no início da gravidez, esses sangramentos, também chamados de escapes, podem não causar prejuízos, e podem ter como causa:
- Nidação
Nidação é a a implantação do embrião na parede do útero, ocorre entre 5 e 10 dias após a concepção. Trata-se de um fluxo menos intenso do que o fluxo menstrual, podendo durar apenas algumas horas, ou alguns dias.
- Relação sexual
Durante a gravidez o colo do útero está irrigado, podendo ficar sensível durante as relações sexuais, resultando numa pequena perda de sangue.
- Exame pélvico interno ou papanicolau
Pelos mesmos motivos acima descritos, a realização de um exame vaginal pode irritar o colo do útero, causando um pequeno sangramento.
- Infeção da vagina ou do colo do útero
Estando inflamados ou irritados, as paredes da vagina ou o colo do útero podem sangrar.
- Hemorragia subcoriónica
Pode haver acumulação de sangue entre a placenta e a membrana fetal externa, ou membrana coriónica. Esta acumulação pode causar uma pequena hemorragia. Na maior parte dos casos passa por si mesma.
Sangramento Início Gravidez
Fonte Foto: Fotolia.
O que devo fazer?
O sangramento no início da gravidez, desde que não seja tão intenso quanto no seu ciclo menstrual, e não seja acompanhado de outro sintoma, é uma situação que acontece com quase um terço das grávidas e, muitas vezes, não representa uma ameaça grave.
De qualquer maneira, é importante que os sangramentos sejam informados ao médico e investigados, pois em alguns casos, quando acompanhados de outros sintomas, como dor e cólicas, podem se tratar de indícios de aborto espontâneo, placenta prévia ou gravidez ectópica, por exemplo. Busque sempre a opinião de um profissional.
Referências bibliográficas:
- Ministério da Saúde (BR). Caderneta da Gestante – Brasília (DF); 2016. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/Caderneta-Gest-Internet(1).pdf
- Colégio Brasileiro de Radiologia: https://cbr.org.br/wp-content/uploads/2017/06/04_10v2.pdf
- Guia gestante bebe unicef: https://www.unicef.org/brazil/pt/br_guiagestantebebe.pdf
- Caderno de atenção básica-Pre natal: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.pdf