Juro gente, todos, ou quase todos os bebês nascem roxos e é super normal, não tem nada de errado com isso.
Bebês que nascem via cesárea também?
Também!
Então porque nos assustamos tanto quando ouvimos a ameaça “Você vai tentar o parto normal, seu bebê vai nascer todo roxo, sem respirar!” ?
Talvez, pensando aqui com meus caracóis, isso aconteça porque perdemos o costume de assistir ao nascimentos, da irmã, mãe, vizinha e da amiga. O parto saiu do ambiente familiar, onde todo mundo podia ter acesso e virou um cantinho escondido em uma sala branca e totalmente estéril.
O que acontece nessa sala? Só quem está lá vê e normalmente, fora a equipe clinica, pouco entende.
E fica roxinho por que então?
Na verdade o bebê não fica, ele desde o inicio da sua formação tem essa corzinha porque dentro do útero a taxa de oxigenação é menor do que no ambiente externo.
Mas como?
Dentro do útero o bebê não respira através dos pulmões, a oxigenação do sangue acontece através da placenta e o sangue materno (por isso falamos tanto que é importante respirar muito bem durante todo trabalho de parto)
A placenta acaba realizando a função de três órgãos na verdade, “intestinos” (suprimento de nutrientes), “rins” (retirada dos produtos de degradação) e “pulmões” (trocas gasosas)
Se você observar na imagem aqui no lado fica mais fácil entender o caminho que o sangue percorre, em vermelho está sinalizado o sangue com bastante oxigênio, em roxo o sangue com média oxigenação e em azul o sangue com baixa oxigenação.
O bebê vai ficar cor de rosa quando?
Quando ele começar a respirar por conta própria, aos poucos ficará rosado e sua circulação toda irá se adaptar ao novo ambiente de vida em algumas horas ou dias.
E agora, ainda vai se assustar em ter um bebe Roxinho?
Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1997000900013
http://www.maternidadeativa.com.br/artigo2.html