Nesse post você vai encontrar
Pintura de Barriga: A arte gestacional.
Após quase 2 horas sentada entre pincéis e tons, entrego um espelho para que Carolina ansiosa pudesse observar então sua linda Clara, representada ali na sua barriga imersa num amarelo ouro brilhante. Nesse momento após olhar cada detalhe: pezinhos, mãos, cabelo, ela namora, namora a barriga e com os olhos cheios de lágrimas ela pergunta:
É assim que ela está dentro de mim?
Nossa olha a placenta, ela está assim mesmo?
E com um sorriso, digo que sim!!! Percebo então que ela respira aliviada por ver seu bebê de uma forma lúdica mais tão próximo do real.
Você já conhece essa técnica? A pintura de barriga é a arte gestacional que ilustra para a mãe como o bebê está posicionado no seu ventre.
BELLY MAPPING:
Descobrir a posição do bebê na barriga é uma verdade brincadeira de adivinhação.
Onde está a cabeça?
Onde chuta mais forte?
Será a mão ou o pé?
Usar essa técnica relaxa a todos da família e todos podem participar!
Graças as dicas valiosas de Gail Tully, nós doulas podemos proporcionar esse momento para nossas gestantes.
“Sentir o bebê conforta, diverte, inspira a imaginação e incentiva o vínculo. O que não pode ser visto pelos olhos, está ao alcance das mãos” (Gail Tully)
Referência Bibliográfica: Tully, Gail. Guia prático de belly mapping: descobrindo a posição do bebê na barriga pelo tato. 1 ed. – São Paulo: Lexema, 2016. – (Série parto com prazer)
DESCOBRINDO A POSIÇÃO DO BEBÊ:
Você deve estar se perguntando, mas como você sabe como o bebê está posicionado?
A pintura de barriga também conhecida como Ultrassom natural e é uma técnica muito usada por nós doulas e parteiras.
Usamos a manobra de Leopold para procurar os opostos: a cabeça do bumbum, os pés e as mãos e as costas do bebê. Assim através da palpação descobrimos como o bebê está posicionado na barriga da gestante.
PASSO A PASSO:
À primeira coisa a fazer para se conseguir pintar o bebê e ter uma pintura de barriga o mas próximo do real é fazer o seu mapa.
Nós colocamos a gestante em uma posição confortável, deitada é sempre melhor tanto para fazer os toques como gerar conforto para a gestante.
Logo começamos a apalpar seu ventre e a fazer perguntas do tipo:
Onde chuta mais forte?
Onde fica mais duro?
E começamos então a descobrir a posição do bebê após essa brincadeira de percepção, o traçado do bebê começa a ser feito. Parece complicado mas não é.
ULTRASSONOGRAFIA NATURAL X ARTE GESTACIONAL
Apesar se ambas serem um momento de descontração e conexão entre mãe e bebê elas têm algumas pequenas diferenças.
A ultrassonografia natural é a pintura de barriga que vai retratar na íntegra como o bebê está posicionado no ventre da mãe.
A arte gestacional pode ser a pintura da barriga do bebê ou outra arte que a mãe queira que seja representada, como por exemplo, mandalas e imagens de natureza.
A ARTE QUE INSPIRA:
Pintar uma barriga, mostrar a real posição do bebê, trás para a mãe não só a visualização da posição do bebê, mas à leva entender que em processo de gerar está chegando ao fim e que em breve o bebê que hoje está em seu ventre estar a em seus braços.
A pintura mais usada é a posição do bebê, mas a mãe pode escolher pintar flores, ursos, o importante é fazer essa conexão.
Existem profissionais que tornam a pintura de barriga em uma verdadeira arte gestacional, deixando a barriga da gestante uma verdadeira obra de arte.
Chá de bênçãos
Qualquer mulher pode ter sua barriga pintada nós recomendamos que ela fosse feita entre 36 a 38 semanas onde o bebê já estará bem grandinho.
Geralmente nos doulas pintamos a barriga em um lindo chá de bênçãos, onde a intenção é realmente preparar essa mulher para o parto, ser abençoada por outras mulheres: amigas, familiares e se despedir da barriga.
ENTREGO, CONFIO E AGRADEÇO:
Quando começamos a apalpar o ventre da mulher para descobrir onde está o bebê, ela começa o processo de entrega, sempre oriento para que ela imagine e se concentre nos contornos e traços que minhas mãos fazem ao deslizar em seu ventre.
Essa confiança gerada trás a percepção que o processo de nascimento apesar de ser trabalhoso e demorado vai valer à pena e será um evento transformador para essa família.
E no final apenas gratidão é o que sentimos.
Gratidão por ver o bebê.
Gratidão por ter chegar até ali.
Gratidão pelo novo tempo que está por vir.
A pintura de barriga e a arte gestacional são mais uma ferramenta que a doula proporciona para as gestantes.
Você já pintou sua barriga? Tem vontade conhecer me conte?
Meus contatos estão no link
https://www.instagram.com/partejandoamor/?hl=pt-br
Aula com a parteira Gail Tully:
https://www.youtube.com/watch?v=8JwevSjxttE