Sintomas de gravidez : 10 sinais do positivo

Compartilhe:

Você pode estar grávida? Muitas mulheres apresentam sintomas de gravidez logo nas primeiras semanas após a concepção.

Desde os primeiros dias de atraso no seu ciclo menstrual você provavelmente suspeite, ou deseje, estar grávida. Para algumas mulheres os sintomas de gravidez aparecem logo no comecinho, nas primeiras semanas.

Os sinais de gravidez a seguir são apenas um guia e não descartam o bom e velho xixi no palitinho clássico dos testes de farmácia ou o exame de sangue, Beta HCG.

Sintomas de gravidez no primeiro mês
Sintomas de gravidez no primeiro mês

Menstruação atrasada

 

Esse é o sintoma que faz piscar a luz de alerta para a maioria das mulheres. Normalmente é a primeira grande mudança.

Com o óvulo fecundado o útero não sofre a descamação do endométrio habitual e o sangramento não acontece dentro dos dias esperados.

Mesmo assim, não é difícil encontrar relatos de mulheres que continuaram normalmente com sangramento semelhante ao menstrual por alguns meses mesmo grávidas.

Vômito e enjoo

enjoo matinal

As mudanças hormonais que acontecem nas primeiras semanas de gestação são muito intensas, principalmente pela elevação de Estrogênio, responsável por garantir inibição da menstruação.

Outra consequência do rápido aumento do estrogênio são os enjoos e vômitos.

Esse desconfortável sintoma costuma passar após o primeiro trimestre de gestação e pode perdurar em cerca de 1,1% das gestações em mulheres que desenvolvem Hiperêmese Gravídica.

Dor de cabeça e tonturas

 

Já no início da gravidez ocorre também o aumento do volume sanguíneo, assim como as índices hormonais. Com isso dores de cabeça e tonturas podem ser bem comuns.

É aconselhável evitar movimentos bruscos, como levantar rapidamente, para diminuir a frequência esse mal estar.

Pequeno Sangramento

planta germinando

As vezes pequeno sangramento, que não dura por mais de um dia, é o primeiro sinal de gravidez oficial. Esse sangramento vem da Nidação, quando o óvulo fecundado se implanta no endométrio uterino.

A nidação acontece por volta da 10ª a 14ª semana após a fecundação do óvulo, de 1 a 7 dias após a relação sexual sem preservativo durante o período fértil.

O sangramento é pequeno e pode começar com um vermelho claro vivo que não dura mais de um dia e depois se torna escurecido, em pequena quantidade, como borra de café.

Cólicas parecidas com as menstruais são também comuns durante a Nidação, o que faz muitas vezes que as mulheres achem apenas que “menstruaram menos” naquele mês.

Temperatura Basal elevada

 

A temperatura basal deve ser medida, por via oral, ao acordar antes de realizar atividades físicas e gira em torno de 36,2 e 36,7 graus. Durante o período fértil e gravidez a temperatura basal aumenta de 0,3 a 0,6 graus e permanece elevada durante todo o período.

Inchaço abdominal e constipação intestinal

constipação intestinal

Acontece já nas primeiras semanas o aumento do volume uterino por ação hormonal e também acontece o desaceleramento metabólico. O que isso significa? Você passa a reter mais líquidos, os movimentos intestinais se tornam mais lentos o que te tornará o cocô mais escasso e aumenta também a quantidade de gases.

dilatação sem sofrimento
Parto na Prática – curso online de preparo ao parto

Fadiga

 

O excesso de cansaço é dos sintomas de gravidez mais presentes logo nas primeiras semanas de gestação. É um efeito do hormônio Progesterona, que também tem uma grande elevação nesse período e praticamente te deixa pronta para dormir o dia todo.

Baixas taxas de açúcar no sangue, o aumento da produção sanguínea e quedas de pressão podem te deixar sonolenta e com a sensação de exaustão durante a gravidez.

Sensibilidade nas mamas

sensibilidade nos peitos

Já nas duas primeiras semanas de gravidez as mamas já sofrem pequenas alterações. Podem apresentar inchaços, aumento anormal de tamanho e grande sensibilidade, principalmente nos mamilos.

É comum sentir os peitos grandes e pesados.

Alterações de Humor

 

Feliz, triste, radiante, ansiosa, chorando até com comercial de margarina? Agradeça às alterações hormonais da gravidez!

As oscilações hormonais parecem muito uma TPM bem forte e se mantém oscilando durante todo o primeiro trimestre.

Essa lista de descreveu?

Muita calma nessa hora, os sintomas podem variar muito de mulher para mulher em intensidade, volume e frequência. Podem também ser confundidos com sinais pré menstruais fora do comum devido ao uso de pílulas do dia seguinte, stress, má alimentação ou alteração metabólica.

Referências:

Êmese da Gravidez:  https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/SeyrieZ-ZEmeseZnaZGravidezZ-ZwebZ-ZversoZfinal.pdf

Alterações Endócrinas e Imuno-modulação na Gravidez: http://www.scielo.mec.pt/pdf/am/v21n5-6/v21n5-6a07.pdf

O desenvolvimento do bebê semana a semana na gestação

https://blog.casadadoula.com.br/2018/04/22/o-desenvolvimento-do-bebe-semana-a-semana-na-gestacao/

Compartilhe:

2 respostas para “Sintomas de gravidez : 10 sinais do positivo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.