Para você , mulher , mãe , esposa , dona de casa , trabalhadora .
Um dia você se vê grávida … Que alegria !! Faz uma surpresa pro seu esposo , um vídeo , um jantar , anuncia já avisando que será uma menina (o) . Já está imaginando o enxoval , aquelas roupinhas miúdas , e já começa a imaginar o seu bebê , seu sonho um parto normal . Vai ao seu médico e … bomba , isso se você tiver passagem , se o bebê não for tão grande , pequeno , cordão enrolado , e começam os problemas . Mil exames , e o seu sonho de parto normal indo cada vez mais longe.
Respira mulher , não é o fim do mundo … Informe-se… Há outras maneiras de se parir , e com respeito . Quem sabe, consultando uma segunda opinião , entrando em grupos no facebook como : “Cesárea ? Não obrigada ! ” ,” Parto Natural “. Informe-se quem sabe procure uma doula . Aqui no Rio de Janeiro há possibilidades de se ter um parto com respeito .
Abaixo escrevo para você os tipos de parto no Rio de Janeiro e algumas equipes que atuam de maneira humanizada.
Locais Possíveis para o Parto Normal no Rio de Janeiro
Após o nascimento, o acompanhamento continua nos primeiros dias de vida do bebê . aonde a equipe dá suporte quanto a amamentação , e orienta para que se tenha um puerpério saudável.
facebook.com/portalpartejar/photos/a,1544661312472850.1073741828.1410097179262598/1859709694301342/?type=3&theater
Equipes que atendem Parto domiciliar no Rio de Janeiro
1. Bem Parir
2. Coletivo de Parteiras
3. Matria (Campos dos Goytacazes)
4. Ohana
5. Partejar
6. Parto por Amor
7. Sementeiras
8. Sifrá Parteria
9. Sankofa
10. Equipe Gaia
https://m.facebook.com/equipegaia/
Parto Natural hospitalar
O parto natural hospitalar, aqui no Rio de Janeiro , depende e muito da sua equipe , não adianta ir com o médico do plano , se ele diz que vai fazer seu parto , ao chegar na hora, ele tem regrinhas como essas : 12 horas de bolsa rota, caso ao contrário, eu interrompo e coloco a ocitocina, 18 horas de trabalho de parto, caso não evolua como ele espera , cesárea. Ele vai dizer que o seu corpo tem problemas e que você não nasceu pra parir , ou ele durante a sua ultra, vai dizer que fez o toque no consultório e viu que a sua bacia é estreita e você não vai ter passagem. Existe alguns mitos que podemos esclarecer através de estudos atualizados e começamos essa desconstrução, vendo que todas as bacias tem tamanhos e diâmetros adequados para permitir a passagem do bebê e diagnosticar bacia estreita /bebê grande e contraindicar um parto antes do trabalho de parto é uma falácia. Devemos levar em consideração que assim como a bacia da mãe, a cabeça do bebê é maleável , enquanto passa pelo trabalho de parto , adequando-se a bacia materna. Veja a foto a baixo:
Quando realmente é um problema ?
Algumas mães podem realmente “não ter passagem ” para o seu bebê , isso se chama desproporção céfalo pélvica , que é quando o bebê se encaixa mal na pelve e acontece quando o bebê não passa pela pelve . E existem dois tipos de desproporção céfalo pélvica: a relativa, quando o bebê realmente tem muito espaço na pelve da mãe , mas ele se acomodou mal de tal forma que dificulta a passagem dele e a absoluta, que é quando realmente o bebê não desce pela pelve , isso pode ocorrer com mães diabéticas , já que o feto costuma ser maior , como a hidrocefalia ou alguma deformidade ou desalinhamento ósseo da bacia da mulher. Nestes casos realmente a cesariana é indicada , mas só se dá para avaliar isso no trabalho de parto , com a dilatação avançada e a avaliação do trabalho de parto. Fora do trabalho de parto isso não é possível.
Vamos falar de outras falácias :
Outras falácias que eles contam é a do bebê enrolado com o cordão no pescoço , ou no pé aonde seja , não há riscos nenhum , segundo a Dra. Melania Amorim , “…Além disso, os estudos observacionais demonstram que a presença de circular de cordão não se associa com piora do prognóstico perinatal (2-6). Em um estudo com 11.748 mulheres, a taxa de circulares ao nascimento foi de 33,7% a termo e 35,1% pós-termo. Desacelerações da frequência cardíaca fetal (FCF) intraparto foram mais frequentes na presença de circular de cordão, e eliminação de mecônio foi aumentada apenas nos casos de gestações pós-termo com múltiplas circulares. Alterações de gasometria, foram mais frequentes em bebês com circular de cordão, porém não houve aumento do risco de escores de Apgar menores que sete nem de admissões em UTI neonatal. Os autores concluem, afirmando que a presença de circular de cordão não influencia o manejo clínico, nem o prognóstico perinatal, e que não é necessário pesquisar circular de cordão pela ultrassonografia no momento da admissão por trabalho de parto “.
Quebramos alguns mitos , agora vamos para o que interessa .
Quer parir com respeito e sem ficar se estressando, sem saber se é verdade ou não , vamos conhecer um pouco das equipes que chamamos de médicos humanizados no Rio de Janeiro.
São médicos que vão te respeitar e vão te dar opiniões baseadas em evidência , e vão te dar porcentagem , vão falar com você abertamente sem te enganar.
A maioria desses médicos são médicos que atendem na Perinatal barra/laranjeiras , ou no Hospital Santa Lúcia em Botafogo , esse tipo de equipe é remunerada, mas dependendo do seu plano tem como pedir reembolso , e eles dão o reembolso , são médicos que vão te respeitar , vão respeitar o seu plano de parto , não vão te levar para uma cesárea por qualquer motivo e não vão fazer procedimentos desnecessários no seu bebê .
Equipe da Dra. Bernadette Bousada(Rio de Janeiro ) , Fotógrafa : Fernanda Barbosa
Ás equipes do Rio de Janeiro para Parto Natural Humanizado
OBSTETRAS
Ana Fialho (Copacabana )
Anna Beatriz Henrief (Barra)
Angélica Ayres
Bernadete Bousada (Tijuca )
Bruna Ortiz
Carla Carvalho (Ipanema )
Fernanda Macedo
Fernanda Satty
Gabriela Andrews
Juliana Sá (Ipanema )
Júlia Freitas ( Jardim Botânico)
Júlia Fatorelli
Juliano Decker
Luciana Lopes (São Cristóvão )
Mayra Fontainhas ( Barra )
Marcos Nakamura
Patricia Frankel
Pedro Melo (Ipanema )
Então, o parto natural hospitalar pelo SUS , depende e muito , muito diferente do que a gente leu a cima sobre o parto na Inglaterra , nós não temos um site que nos mostra a maternidade mais próxima da nossa casa com uma rota , e muito menos um local para avaliarmos o atendimento . Temos que ir a postos de saúde , para eles nos encaminharem o local mais próximo.
Os hospitais públicos do RJ , estão de uma forma precária , nem todos , aceitam o plano de parto sem nos questionar com mil perguntas , o mais próximo de humanizado que temos é o Hospital Maria Amélia, que também depende muito da equipe , então usamos o bendito plano de parto , ele diz o que você quer no seu parto , e a equipe tem que respeitar ao máximo aquele plano de parto , que você fez com seu esposo ou sua doula ou ambos.
A maioria dos partos que atendo são no Hospital Maria Amélia , e a equipe tende a respeitar a nossa entrada como doula , quanto as decisões da mulher. Quanto ao atendimento a gestante partos de baixo risco ,são atendidos pela enfermeira obstetra e de alto risco pelo médico. Caso o seu parto de baixo risco se torne alto risco , o médico estará ali para te atender. O bebê nasceu , eles passam o bebê direto pro colo da mãe , o bebê amamenta , vocês cheiram a cria , abraçam , e depois o bebê é avaliado , pelo bercinho aquecido ao lado da sua cama ,isso no Maria Amélia . Eles sempre perguntam se vai fazer algum procedimento no bebê, vitamina k , vacinas , e até mesmo o nitrato de prata , você permitindo fazer eles fazem , é o mais próximo de humanização do parto que temos .
Essa é a Lorena , teve o seu bebê no Maria Amélia , depois de toda a avaliação feita com ela e o seu bebê , ela tomou banho , se vestiu e sentou para amamentar seu filho , após toda a avaliação ambos desceram para o seu alojamento conjunto.
São duas opções para parir lá , você pode fazer o acompanhamento pelo posto , depende muito do posto e se ele vai te encaminhar para lá ou não , caso não ocorra você pode entrar em trabalho de parto ativo e ir para a MMA (Maternidade Maria Amélia ) , ou fazer acompanhamento pelo particular e ir em trabalho de parto ativo.
É atendido na casa de parto , gestantes que participe do grupo de acolhimento, onde receberá informações sobre a proposta da casa de parto , os profissionais que ali trabalham , os exames a serem realizados , á participação das oficinas , a presença do acompanhante em todo o processo , o plano de parto ( que é a idealização do seu parto ), ás consultas individuais e o seguimento após o parto.Na casa de Parto , só é atendida lá , com idade gestacional até 28 semanas de gestação , gestantes de baixo risco (que não tenham pressão alta , diabetes ) , que não tenham filhos nascidos por cesárea , não tenham sido submetida a nenhuma cirurgia uterina .
Após esse primeiro contato caso a gestante queira ser inserida na casa , ela é matriculada no pré- natal e agenda a sua primeira consulta individual . Como condição , para parir na casa de parto é importante que faça todo o pré natal lá, participe das oficinas pois elas serão o preparatório para o parto . Nas oficinas ás mulheres são trabalhadas em sua parte corporal, seus conceitos sobre as modificações do organismo, transformações sociais, amamentação, trabalho de parto e parto e cuidados com o bebê, isto tudo através de dramatizações, vídeos, gincanas, dinâmicas diversas. É estimulada a participação do acompanhante, visando o fortalecimento das relações pessoais e familiares e, o preparo para o acompanhamento do trabalho de parto e parto e futuramente o desenvolvimento da criança.
Segundo o site deles :
“Ressaltaremos alguns dados que podem caracterizar o perfil da clientela atendida pela Casa de Parto:
A equipe é composta por técnicos de enfermagem , auxiliares , enfermeira obstétrica , nutricionista , assistente social . Não existe médico na casa de parto. Caso se faça necessário eles tem uma unidade de referência para encaminhamentos , Mariska Ribeiro , fica á 7 km de distância . E na casa de parto têm uma ambulância que permanece ali 24h para ás remoções de urgência.
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4660027
Bibliografia :
https://web.facebook.com/groups/cesareanao/
https://web.facebook.com/groups/partonatural1/
https://www.maternidadeativa.com.br/artigo1.html
http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/a-falacia-da-circular-de-cordao.html%20
http://smsdc-casadeparto.blogspot.com/p/quem-somos.html
http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/a-falacia-da-circular-de-cordao.html
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…
View Comments
Obrigada pela informação! Salvando em 3, 2, 1...
De nada Luciene. Qualquer coisa é só chamar <3
Vocês saberiam me informar se a dra. Bernadette Bousada trabalha com o hospital Santa Lúcia? Meu plano não cobre a Perinatal. Queria saber isso antes de marcar a consulta com ela. Abs.
Olá Nanda, tudo bem? Excelente tópico, infelizmente o Brasil está carente deste tipo de profissionais, parabéns pela atitude.
Entrei em contato com a Perinatal Barra e me informaram que o parto humanizado é terceirizado, assim entrei em contato com o plano de saúde para esclarecimentos sobre reembolso, fui informado que este tipo de parto não entra no Rol da ANS e por isso o plano não reembolsa.
Gostaria de saber se tem alguma doula em Campos dos Goytacazes ?