Parto humanizado! Esse termo se tornou muito frequente hoje em dia, especialmente nas mídias e redes sociais . Muitas pessoas acham que o parto humanizado é coisa da moda, parto em casa, de famosos ou de gente rica.
Nesse post você vai encontrar
Durante o pré natal, somos acostumadas a nos munir de todos os apetrechos possíveis e imagináveis, na intenção de suprir qualquer necessidade do bebê (quarto, chupeta, mamadeira, enxoval, chá de bebê, por ai vai) e não nos atentamos para o fator mais importante: O Parto que eu vou ter.
O parto humanizado não é sinônimo de parto natural, na água ou domiciliar.
A humanização vai muito além disso. Até uma cesárea pode ser humanizada, quando bem indicada. Parto humanizado não significa um “tipo de parto”, ou seja, um modo de parir, uma posição, um local ou uma condição. Parto humanizado é uma abordagem ao parto.
O nosso bom e velho Aurélio diz que:
HUMANIZAÇÃO:
1 – Humanar; inspirar humanidade.
2 – Adoçar; suavizar; civilizar.
3 – Tornar-se humano; compadecer-se.
Ou seja, está relacionando com o respeito: que a mulher recebe, do empoderamento, do protagonismo, suas escolhas, crenças e desejos. Na maneira como a equipe irá enxergar esta mulher, como um ser humano prestes a vivenciar o dia mais importante da sua vida e colaborar de maneira positiva com as memórias que ela carregará eternamente.
Antes do termo humanização vir à tona, o parto era visto única e exclusivamente com a chegada do bebê. Nenhuma atenção era voltada para tamanha experiência que seria vivida pela mulher.
O parto humanizado nasceu para resgatar o protagonismo feminino que está associado à fisiologia do parto, ambos vinculados ao empoderamento feminino.
A fisiologia do parto, equivale aquela velha frase “mulheres sabem parir e bebês sabem nascer”; um parto animal, mamífero. Que segue toda a fisiologia natural do corpo feminino. Ao respeitarmos a nossa fisiologia, e não apressar o momento do parto, temos uma experiência mais suave e menos dolorosa.
O protagonismo feminino quer dizer que a mulher tem lugar de destaque, que o parto pertence a ela. Reflete em uma mulher bem informada, para viver o seu parto de forma ativa, livre, e espontânea.
Com o empoderamento feminino nos referimos a tomar o poder para si, se munir de informações, força, confiança e autoconhecimento.
Percebeu que parto humanizado vai muito além de parir na água, e tem a ver com a forma que a equipe irá respeitar a autonomia feminina e se relacionar com os envolvidos naquele momento: mãe e bebê ?!
O que eu posso fazer para ter um parto humanizado?
Infelizmente sabemos que a realidade das mulheres que parem sem uma equipe de fato “humanizada” (que se baseia em evidencias cientificas), é ter que contar com a sorte.
Se você tem um obstetra e tem dúvidas se ele é de fato humanizado ou um GO fofinho disfarçado, procure sempre informações referentes a taxa de cesárea do profissional, além de fazer algumas perguntas, como por exemplo:
Analise as respostas, e saiba que: se ele e o obstetra da sua família, “fez“ o parto da sua tia, prima, irmã, cunhada e tem uma taxa de cesárea de 90%, é quase certeza que os outros 10% foram de mulheres que já chegaram ganhando. Vale uma troca de profissional.
O parto é seu, e não um evento médico.
Se cerque de pessoas que saibam disso, respeitem suas decisões e se baseiem sempre pelas evidencias científicas.
Um beijo, boa hora!
Doula Mayara Ribeiro
Referências:
Humanização do parto: significados e percepções de enfermeiras.
http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n4/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2016-0366.pdf
Parto humanizado: um direito a ser respeitado.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0403/pdf/IS23(4)104.pdf
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…