- Quando vai chegando o último trimestre de gestação uma dúvida começa a pairar no ar e preocupar as gestantes: o que eu preciso levar na mala de maternidade?
Como doula é uma pergunta que sempre escuto e agora vou passar um manual básico para você seguir e não se preocupar tanto com essa parte tão gostosa que é preparar as coisas para a chegada dos nosso filhotes!
Calma dá tempo de arrumar a mala de maternidade e essa tarefa pode ser feita com tranquilidade e curtição, porquê fala sério? Só de ver aquelas roupinhas fofas e lindas ficamos bobas e começamos a materializar seu bebê – imaginar como ele ou ela será!!
A primeira coisa ligue no hospital que irá ter seu bebê e veja o que eles oferecem durante a sua estádia, isso evita levar mais coisa que o necessário! Outra coisa deixar lavadas e passadas as roupinhas RN e P do seu bebê, isso normalmente recomendo que seja feito na 30º semana!
A mala da maternidade não precisa ser muito grande, uma mala pequena de viagem (mala de mão) – uma para gestante e seu acompanhante e outra para o bebê! Não se preocupe tanto em comprar algo caro e extremamente especial, pense em uma mala que irá usar em futuras viagens com seu bebê, algo que reaproveite!
Tenha em mente que em partos normais, normalmente, a alta é feita em 24 horas e em caso de cesariana, em 48 horas. Vale ressaltar que essa é uma orientação geral, a alta médica dependerá das condições da dupla mãe e bebê.
O ideal é que a partir da semana 32 você já comece a deixar as malas organizadas. “De acordo com estudos, partos prematuros, abaixo de 37 semanas de gestação, são 11,7% dos nascimentos no Brasil. A maioria dos partos pode ocorrer entre 37ª a 42ª semanas de gestação, quando os bebês são considerados a termo!”.
Vamos a mala do bebê:
Para facilitar a organização das roupas do bebê separe as trocas em saquinhos etiquetados com “1ª Troca” ou “Dia 1”, e o da “Saída da maternidade” siga da mesma maneira para os demais saquinhos, até você ter todos os kits montados, deixe kits extra em casa, caso precise que alguém busque já estarão arrumados . Em cada um deles, separe um conjunto de roupas contendo macacão, body, calça, meias, luvas e toquinha.
Nesse post você vai encontrar
Lembre-se sempre, os recém nascidos nunca vestiram roupas, priorize peças confortáveis e macias, sem frufrus, golas e fitas… e muito importante, se atente ao clima da época do nascimento!
Kits montados, separe duas mantas e um cobertor grosso (se sua cidade for fria), tolha de banho, sabonete neutro líquido de sua preferência, uma escovinha de cabelo e um pacote de fraldas RN.
A mala nesse caso se divide em duas partes, parto e pôs parto!
Para o parto é preciso pensar em algumas roupas, sempre índico que sejam peças de duas partes, pois facilita para a doula levantar e massagear a lombar!
Nesse caso, separe:
Outra coisa, leve alguns suprimentos para o parto! Normalmente, índico deixar uma frasqueira térmica pequena com algumas guloseimas e bebidas (chocolates, barrinhas de cereais, biscoito, sachês de mel, água de cocô e suco de caixinha, por exemplo) e uma squeese de água!
Importante! Quando iniciar o trabalho de parto, deixe uma roupa e sapato que queria ir para o hospital no jeito! Para que na hora de contração intensas a única coisa que você precise pensar será em como irá vesti-lá! RS…
Para o pós parto, índico sempre pijamas o mais confortáveis possível! E sempre com abertura para amamentação! Serão necessários:
É aconselhável também levar uma ou duas troca de roupa para o acompanhante, lembro sempre de ter uma calça e um sapato fechado ( caso o parto evolua para uma cesariana, ele precisará de estar vestido e adequadamente);
Bem, é isso! Malas prontas! Ansiedade diminuída sem essa preocupação… Agora é esperar o seu pequeno dar os sinais ou melhor, contrações… Para vir ao mundo e você ver, depois do delicioso contato pele a pele, o seu bebezinho com aquela troca de roupa lindona separada com tanto amor!
Observação importante!! Deixe a sua mala e a mala do bebê no mesmo lugar! Tem pai ou acompanhante que na hora da correria de ir para o hospital só pega uma!!! RS…..
Referência Bibliográfica:
PORTARIA Nº 2.068, DE 21 DE OUTUBRO DE 2016, Ministério da Saúde – http://www.lex.com.br/legis_27204912_PORTARIA_N_2068_DE_21_DE_OUTUBRO_DE_2016.aspx
OLIVEIRA, Laura Leismann de; GONCALVES, Annelise de Carvalho; COSTA, Juvenal Soares Dias da e BONILHA, Ana Lucia de Lourenzi. Fatores maternos e neonatais relacionados à prematuridade.Rev. esc. enferm. USP [online]. 2016, vol.50, n.3, pp.382-389. ISSN 0080-6234. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000400002.
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…