Sabemos que a dor no parto existe e isso é um fato, pelo menos para a grande maioria das mulheres e isso tem gerado certo medo para aquelas que querem engravidar ou que já estão gestando (principalmente quem é mãe de primeira viagem). O medo faz que o processo seja ainda mais difícil de lidar por causa do ciclo medo – tensão – dor e esse ciclo acontece na maioria das vezes por falta de preparo emocional da parturiente.
Mas Grasi, o medo não é uma reação natural do ser humano? De fato, é sim, e sabemos que cada mulher é única e o parto também. Então cada mulher vai viver esse momento de uma maneira, mas existem muitos meios de superar a dor durante o parto e assim ter uma experiência de parto mais satisfatória.
E quando se tem conhecimento sobre esses métodos, aumenta a chance de conseguir vivenciar o parto de maneira mais tranquila e obter um alívio maior durante as contrações. Também ter uma doula ao seu lado para te auxiliar nos exercícios, amplia a probabilidade de um resultado maior devido sua prática.
Nesse post você vai encontrar
Mas antes de ver sobre os métodos, é importante entender como o corpo trabalha durante o parto e mudar a forma de encarar as contrações.
Primeiramente podemos considerar as contrações como ondas, que vem e vão, havendo um intervalo entre elas, onde muitas das vezes a parturiente consegui relaxar e descansar. E essas ondas podem gerar um certo desconforto, e em cada mulher vai acontecer em uma intensidade diferente.
Vários fatores vão influenciar nesse processo, por exemplo, o fator hormonal que é envolvido de forma gradual na evolução do trabalho de parto e o fator emocional que também pode trabalhar a favor do parto . Aceitar a contração de forma positiva, não lutando contra ela, é a melhor maneira de encarar a dor.
Veja alguns dos exemplos de métodos não farmacológicos:
uma doula durante o parto traz um grande benefício e sua presença pode reduzir consideravelmente a sensação de dor da mulher que está em trabalho de parto. A doula possui conhecimento de técnicas para alivio da dor assim como transmite segurança para a mulher e geralmente somente a presença da doula já traz um grande conforto.
Existem cursos preparatórios para o parto que ajudam no conhecimento dessas técnicas , então é interessante que a gestante se prepare para o momento do parto e é muto importante que a gestante procure uma equipe que realmente apoie suas escolhas. É importante também aceitar que as contrações vem para trazer seu filho ao mundo, não lutar contra elas e ser sempre grata a elas.
Referências:
MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS DE ALÍVIO DA DOR DURANTE TRABALHO DE PARTO E PARTO https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/2526/1640
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…