A maioria das mulheres que desejam um parto normal me fazem essa pergunta: ju como faço para me preparar para um parto rápido, tranquilo, com menos dor? Pois bem, aqui vou deixar cinco dicas para o parto tão simples que você vai se impressionar…
Para começar, a primeira coisa que você precisa ter em mente, é que seu corpo é perfeito e foi feito para parir. Mas se não der certo? Meu corpo deu defeito? Nada disso! Você tentou! E as intervenções da medicina estão ai maravilhosas para serem usadas sempre que necessário…então sem estresse!
Nesse post você vai encontrar
O parto acontece: bebê encaixa na pelve (bacia), colo materno dilata, bebê gira se ajeita na pelve, passa por cada osso, cada ligamento…(não necessariamente nessa ordem). Percebeu que não é apenas dilatar o colo? O bebê tem um trabalho também, de passar e se ajeitar na pelve materna, ele tenta achar o melhor espaço que tiver por ali, os bebês são espertos e vão entrando por onde está mais fácil, onde tem espaço.
Conhecendo isso, conseguimos entender que se a mulher, começar desde a gravidez a “criar esse espaço” para o bebê passar, o trabalho de parto pode ser mais tranquilo, pode fluir melhor? E também, que se fizermos isso, não vai haver tanta tensão de músculos e ligamentos, ou seja, uma gravidez com menos desconfortos? É exatamente isso que toda mulher quer não é mesmo!?
Se liga nessas dicas simples e que vão fazer muita diferença não só na sua gestação mas também no seu parto:
Fazer caminhada é uma atividade simples que faz uma grande diferença: ela ajuda o bebê a encaixar melhor na pelve materna! Sem contar nos benefícios como aumenta o bem estar materno, melhora a circulação e a resistência cardiorrespiratória.
Não precisa virar uma atleta, principalmente se você não tem hábito de fazer exercícios, comece devagar…a caminhada deve ser leve, sem fadigar e que você de conta de conversar enquanto caminha, realizar uma caminhada ao menos 5 vezes na semana, por pelo menos 20 minutos, você já vai sentir a diferença, chame uma amiga para irem conversando…ou se preferir coloque um fone, música e curta a paisagem…
Observação: veja com seu médico se não há nenhuma contraindicação para esta atividade.
Sente-se sobre os ísquios, isso mesmo, os ísquios são esse ossinhos que você sente ao colocar suas mãos embaixo do bumbum quando se sentar, segundo Jean Sutton, coautor de Entendendo e ensinando o posicionamento fetal ideal, recomenda que os joelhos fiquem abaixo do nível do quadril, você pode colocar uma almofada para sentar cruzando as pernas, a barriga pra frente como se fosse uma rede sustendo seu bebê.
Outra opção é sentar-se numa cadeira ao contrário, ou também sentar-se em uma bola de pilates o que é muito confortável, lembrando que o quadril deve ficar mais alto que os joelhos.
Sentando corretamente, temos um equilíbrio na pelve materna, você senta corretamente, coluna alinhada, e com a ajuda da gravidade o bebê encaixa melhor.
Pode parecer meio estranho mas isso faz diferença, na gestação e no seu parto;
Para deitar: sentar na beira da cama, apoiar o tronco sobre o cotovelo, girando de costas, colocando as pernas sobre a cama. Para levantar, utilizar o processo inverso. Evitar levantar flexionando o tronco para frente, pois esta posição promove um afastamento dos músculos reto abdominais, prejudicando assim a função de sustentação dos órgãos abdominais.
Não está relacionado com criar espaço na pelve mas sim, em dilatar o colo uterino, existem estudos que comprovam: comer 6 tâmaras por dia a partir das 36 semanas, ajudam a mulher a dilatar mais rápido e a ter partos menos dolorosos. Pode não ser fácil comer 6 tâmaras por dia pois elas são bem doces, então use sua criatividade para incluir essa delicias no seu cardápio.
Sim, essa eu não poderia deixar de acrescentar por aqui, de nada adianta, toda uma preparação se sua equipe não apoia, e fica apressando o processo ou te fazendo se sentir ansiosa, insegura. O parto muito mais que rápido e sem dor, precisa ser respeitado, precisa de acolhimento, de apoio, sem romantização, mas não tem como uma mulher ter uma experiência boa com o parto se ela se sentir assim. Mais vale um trabalho de parto longo com apoio do que um parto a jato violento.
Espero que essas cinco dicas super simples te ajude a ter a experiência de parto que você deseja, afinal o parto é seu!
Áh! Outra dica bônus aqui: tenha uma DOULA! Sim, sem puxar sardinha pro meu lado, mas a doula conhece várias técnicas que podem te ajudar, além de informação e muito apoio!
Desejo uma boa hora de parto pra você!
Beijo da Ju!
PARA VOCÊ SABER MAIS:
O efeito do consumo tardio de gravidez de tâmaras no trabalho de parto e parto. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/21280989/
Spinning Babies
https://spinningbabies.com/start/in-pregnancy/daily-activities/
Cuidado com a postura durante a gravidez http://www.rpgsouchard.com.br/pacientes/postura-gravidez/
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…