Nove meses de gestação, a ansiedade pra saber o sexo; prepara o chá de revelação; compra o enxoval todinho rosa ou azul, pinta o quartinho, compra os móveis, decora; organiza o chá de bebê, ah que alegria! No parto a gente também pensa bastante, ui da até frio na espinha! Mas a gente pensa. Imagina como gostaria que fosse e também como não gostaria.
Ótimo! Tudo isso é parte do processo, mas já parou pra planejar, colocar na ponta do lápis como vai organizar a vida pós-parto? Muito bem! Planejemos isso agora.
Nesse post você vai encontrar
Sabemos que o puerpério é um momento desafiador seja pelo turbilhão de emoções, pelas modificações hormonais ou pela tentativa de adaptação à nova rotina. Combinado com esses fatores, sabemos também que a nossa cultura tende a colocar a responsabilidade com o bebê somente sobre a mulher sem permitir espaço para contestações. Sabemos que há muito julgamento para com a mulher que manifesta não lidar bem com essa função.
Acolho e me solidarizo com suas angústias sobre esse momento e é por isso que te proponho a tentar transformar tal angústia em ação. Comece entendendo a origem dessas aflições e para cada uma delas tente elaborar uma solução, mesmo que por enquanto não ache que elas estão ao seu alcance. Você vai notar que fará diferença destrinchar essas questões para que assim possa visualizá-las por outros ângulos.
Colocarei alguns pontos importantes para reflexão que te ajudarão a traçar um plano para o pós parto.
Quando eu falo em se organizar para o pós parto e para o puerpério não quero dizer que dessa forma todos os eventuais problemas estarão resolvidos. O meu intuito é te orientar a organizar um cenário onde você consiga passar por todas as transformações do puerpério, vivenciando esse momento em toda a intensidade que vier, acolhendo-o com menos culpa, com menos peso, tendo a certeza de que tudo vai passar em seu devido tempo.
Não se cobre pelo o que não fez, tente olhar para esse momento como um processo que está sendo construído ao mesmo tempo em que é descoberto. Tenha a certeza de que o seu processo é único e inigualável, comparações não são a melhor forma para lidar com essa questão. Esteja aberta para o improvável, esteja disposta a olhar com carinho para as mudanças de plano também, pode ser que o que foi planejado pela mulher que gestava pode ser pesado demais para a mulher que pariu e que re-nasceu junto ao bebê.
Se quiser se aprofundar nas leituras sobre puerpério, indico os textos abaixo
Referências:
O pré-natal psicológico como programa de prevenção à depressão pós-parto https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000100251&lang=pt
Acolhimento no cuidado à saúde da mulher no puerpério https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2017000305011&lang=pt
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…