Os estudos mais atualizados mencionam que existe um certo padrão para o trabalho de parto, com a contração durando X, com intervalo Y e intensidade Z. Mas a verdade é que parto é uma caixinha de surpresas, já vi mulher parindo em 3h e outras que levaram até dias… Simmm é possível!! Este é um processo muito único e individual de cada mulher, estando tudo bem com a mãe e bebê, tudo bem aguardar quanto tempo for necessário e não precisamos apressar nada.
A dor pode ser algo muito subjetiva. Eu como doula, acredito que o parto é muito mais que um evento fisiológico e não envolve “apenas” a dor da contração expulsando um bebê.
“É rito de passagem,
É deixar de ser apenas a filha,
Para ser tornar mãe também,
Ruptura,
Potência,
Descontrole.”
Nesse post você vai encontrar
Você já parou pra pensar até onde reverberou esta ideia que parto normal é ruim? Parir dói, isso é fato, mas não é sofrimento. A mídia nos vende uma verdade absoluta de que cesárea é mais segura por acontecer num ambiente estéril, com hora marcada, você consegue organizar as coisas no trabalho para sair de licença, tudo planejado nos mínimos detalhes.
Mas a verdade é que o parto é um momento único para olhar para dentro de si e enxergar a potência que nós mulheres somos. (E tudo bem se mesmo assim você decidir optar pela cesárea, isso não é um julgamento; se sua escolha foi pautada numa escolha consciente tá tudo bem).
Não há nada que se compare, não é igual a dor de dente, cólica renal ou 1000 ossos se quebrando como muita gente acha. E que tal parar de olhar para a dor em si e refletir sobre o que ela nos traze? A dor da contração vem para nos ensinar a primeira lição da maternidade: nós não temos controle de absolutamente nada nessa vida! A maré sobe, as ondas ficam intensas e nos colocam num lugar de total entrega. É um processo primitivo, instintivo, doloroso, mas também é uma oportunidade única, já que nenhum parto é igual ao outro. Quem consegue enxergar esta beleza, privilegiada é.
Mas se mesmo assim você disser que “Mari não quero sentir dor” ok, existe a analgesia de parto (que tem prós e contras), mas pode ser uma boa ferramenta para a mulher relaxar e mergulhar profundo. E eu vou puxar sardinha pras doulas (eu eu eu)
Uma doula pode te ajudar e muito com alguns métodos não-farmacológicos para alívio da dor e não precisar recorrer a medicação (assunto pra outro post).
Vou listar aqui algumas dicas para as gestantes, para que possam se preparar melhor para este momento.
Leia mais em:
Novas recomendações da OMS para o parto
O Renascimento do Parto – Netflix
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…