Categories: Parto Normal

5 dicas para aliviar a dor no parto

Compartilhe:

Muito se fala da “temida” dor no parto. Algumas mulheres relataram ser a dor da

aaaaah, a dor!

“morte” e outras não se incomodaram tanto com ela durante o trabalho de parto.  Porque há tanta divergência?

A dor, durante a o trabalho de parto, é uma resposta fisiológica, complexa, subjetiva e multidimensional aos estímulos sensoriais gerados, principalmente, pela contração do útero. 

Durante a contração, há a hipóxia da musculatura uterina, o estiramento cervical, vaginal e perineal durante o período expulsivo.

Outras respostas fisiológicas são o estresse (níveis aumentados de glicocorticóides e catecolaminas) e o limiar baixo de tolerância à dor (baixos níveis de endorfina, fadiga e doença).

Não podemos esquecer que cada mulher e cada corpo são únicos, sendo a dor, portanto, algo muito individual de cada uma.

Para lidar melhor com essa dor hoje nós dispomos de  dois tipos de métodos de alívio:

Os farmacológicos (remédios) que são de responsabilidade da equipe médica. São as analgesias e anestesias. Por ser uma grande intervenção devem ser discutidos riscos e benefícios previamente.

Temos também os métodos não-farmacológicos de alívio da dor e é especialmente sobre 5 deles que eu quero focar hoje! São modos acessíveis e ter uma Doula com você pode fazer toda a diferença para uma experiência positiva de parto.

1. Ah, o Calor…

O calor tem papel importante papel no alívio da dor, dilata os vasos sanguíneos e ajuda no relaxamento muscular. Podemos usar compressas quentes, bolsa de sementes, bolsa de água quente ou de gel na região onde a parturiente estiver sentido dor, normalmente na região lombar ou abaixo da barriga.

Foto: Carolina Campos.

  Outro ótimo aliado no alívio da dor é o chuveiro com água morna e ajuda a mulher a lidar com as ondas das contrações. Uma ótima opção é usar a bola Suíça para ficar se movimentando enquanto deixa a água morna bater na lombar.

Ainda com o calor temos o banho de imersão, a famosa banheira, que permite uma maior liberdade de movimentos.

2. Massagem

Tem mulher que vai querer ser tocada durante o trabalho de parto e mulher que não! Tá tudo bem, viu? Respeitamos a individualidade de cada mulher e não se acanhe em dizer o que você quer. A massagem é um ótimo aliado no alívio da dor por proporcionar conforto, diminui a frequência cardíaca, diminuir o nível de cortisol, ajuda a parturiente a relaxar.

Arquivo pessoal.

3. Respiração

Concentrar na respiração, inspirar e expirar devagar aumenta a oxigenação e consequentemente leva a gestante a um estado de maior relaxamento e desconexão do ambiente. Os estudos também apontam que exercícios de respiração ajudam a diminuir o tempo do período expulsivo.

4. Vocalização

O ato de vocalizar as vogais A O ou U ajudam no alívio da dor, e também a dilatar!

Ina May Gaskin, parteira norte-americana escreveu no seu livro “guide to childbirth” sobre os esfíncteres que são responsáveis por trazer a seu bebê ao mundo. Se eles estão fechados, o parto não progride e você sente mais dor.

A idéia é que o esfíncter anal, o cervical (colo do útero) e o vaginal funcionam melhor em um local de privacidade (vamos combinar que só mães – e não todas – conseguem fazer cocô com platéia). Eles também não respondem bem a situações de estresse, a adrenalina atua como um inibidor da abertura desses esfíncteres.

Ina May também pontua que o estado de relaxamento da boca e a mandíbula está diretamente relacionado a abertura do colo do útero, da vagina e do ânus. Ou seja, boca aberta = colo do útero aberto.

Faça um teste agora mesmo:

  • Abra a boca, relaxe a mandíbula e a garganta. Sente suas nádegas relaxarem?
  • Cerre os dentes e contraia a musculatura da mandíbula. Sentiu como seu corpo todo se enrijece?

5. Bola Suíça e Posições

A bola pode ser usada para ajudar a encontrar posições que sejam mais confortáveis e que tragam menos dor durante as contrações e aí vale tudo! Sentar-se com a bola embaixo do chuveiro, apoiada na cama (é um ótimo jeito de tirar cochilos entre as contrações), ficar de quatro apoios apoiando na bola, encostar-se nela, o céu é o limite e você pode e deve explorar todas as posições.

Lembre sempre que posições que não pressionem a pelve são bem mais confortáveis na hora da contração, logo, quanto mais verticalizada você ficar, menos dor vai sentir.

Foto: Carolina Campos.

E aí, pronta para usar e abusar desses métodos durante o seu parto? Gostou das dicas e quer saber mais? Se inscreva AQUI no nosso grupo de apoio virtual.

 

Referências:

Métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto: uma revisão sistemática.

Efetividade de estratégias não farmacológicas no alívio da dor de parturientes no trabalho de parto

Utilização de técnicas de respiração e relaxamento para alívio de dor e ansiedade no processo de parturição

Effectiveness of breathing exercises during the second stage of labor on labor pain and duration: a randomized controlled trial

GASKIN, Ina May – Guide to Childbirth.

Compartilhe:
Doula Laís Torres (Recife-PE)

Sou mãe de 3 meninas, Doula e formada em Odontologia. Foi depois que minha primeira filha nasceu de um parto com muitas intervenções que mergulhei no mundo da humanização e me apaixonei pelo universo da Doulagem. Tive a minha segunda filha num parto humanizado hospitalar, fiz a formação de Doula pelo Statera Cursos - Recife e durante ela engravidei pela terceira vez, mais uma vez pari.Todas merecemos ser respeitadas, orientadas e apoiadas em nossas escolhas durante todas as fases: gestação, parto e pós parto. Que sonho seria se todas as mulheres soubessem do seu poder e da potência que é parir seus filhos.Enquanto Doula atendo de forma individual, fazendo a preparação e o acompanhamento do parto. Também trabalho de forma coletiva junto com as minhas parceiras da Rede Koru. Mensalmente oferecemos rodas de conversas gratuitas focadas na humanização do parto no bairro da Boa Vista.Cidade de atuação: Recife-PEInstagram: @lalatorres.doula @redekoruContato: (81)981879395 (WhatsApp)Entre no grupo de apoio do whatsapp AQUIE-mail: lais.tmps@hotmail.com

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago