Categories: Gravidez

Tampão Mucoso: algo estranho no papel higiênico?

Compartilhe:

Toda Doula “é meio maluca”, tem seus trejeitos, tem sua personalidade bem delineada, sua forma de trabalhar e servir.

E tem também suas manias e amores no mundo do parto/doulagem.

Quem me acompanha no f.  sabe que a minha maluquice, amor, xodó, apego, encantamento é por TAMPÃO MUCOSO.

“Mas Sam, como assim?”

O Tampão mucoso é das coisas mais incríveis que podem existir antes do parto. Vou explicar aqui rapidinho e aposto que até o final do post você vai estar/ser tão apaixonada por eles quanto eu. Vamos lá.

O QUE É O TAMPÃO MUCOSO

Proteção do bem <3

Ele é nada mais, nada menos, do que uma “rolha” feita de meleca semelhante a muco nasal (vulgo ranho/meleca de nariz) Sim!

A função principal do tampão é proteger o interior do útero de qualquer bactéria ou sujeira que possa existir fora dele. O colo do útero tem naturalmente uma abertura pequena, que é vedada pelo tampão durante toda a gestação.

Ele pode ser transparente, levemente esverdeado ou amarelado.

A consistência também pode variar, para bem liquido (semelhante ao período fértil) ou bem espesso, parecendo uma gelatina.

AI que nojo, quando isso sai?

Onde fica, para que serve?

Deve ser até crime em algum país desse mundo ter nojo do tampão, não fala assim poxa.

Como ele tem função protetora e serve como uma rolha vai sair conforme o buraquinho que ele protege ampliar.

OU SEJA! <3 

O tampão é dos primeiros sinais que a gente pode ver fácil fácil que o parto está próximo e que o o colo do útero já começou a se preparar para o parto.

Já se apaixonou por ele?

Não?

Calma, tem ainda mais!

O colo do útero quando dilata costuma ter um leve sangramento, o tampão como reveste todo o colo internamente vai sair em maior quantidade e com filetes ou bem ensanguentado nesses casos.

O tampão é uma forma simples de você saber que seu parto está evoluindo e que está tudo bem.

Dá para termos uma noção de como “as coisas estão” só através da observação

Pouco muco no papel e transparente: Provável que ainda leve algumas semanas para o parto

Pouco muco e marrom: Provável que o colo tenha trabalhado um pouco, através de contrações de treino ou mesmo pelo peso do bebê. Nada com o que se preocupar.

Muito Muco sem sangue: EBA! Está perto, provável que o parto ocorra em até uma semana.

Muito Muco com sangue: Provavelmente colo está dilatando consideravelmente, se a mãe não está sentindo nenhuma contração provável que comece em pouco tempo, o parto pode ocorrer nas horas/dias que seguem.

E essa é minha -ainda humilde- coleção de tampões, cada um deles enviado pelas donas como presente que eu óbvio amei. Manda mais que tá pouco ainda gente!

Compartilhe:
Samdoula (Samara Barth)

Fundadora da Casa da Doula e do método PNP, publicitária, mãe e Doula (desde 2014). Conheci a humanização durante a minha gestação em 2012 e foi amor a primeira vista. Annie veio ao mundo em um “Parto Bonito” , no chuveiro com o auxilio de uma cadeira de parto, pelo SUS!

Acredito que toda mulher tenha direito viver o nascimento do filh@ como escolher, com muita informação e respeito. Ofereço cursos para mulheres e casais grávidos

Cidades de atuação: Mundo todo-Atendimento online

Instagram: @Samdoula

Contato: samara@casadadoula.com.br

Canal no YoutubeSamDoula 

View Comments

  • Estou com 39 semanas sinto muita preçao embaixo mas nada de tampão quer dizer que nao estou dilatando ainda ? ?

    • Exatamente :) Essa pressão é muito comum, devido ao peso do bebê sob eu esqueleto e músculos. Dilatação só acontece com contrações. Sem elas, sem dilatação, ou parto.

      • Oi eu estou de 30 semanas e faz 2 dias q saiu uma coisa parece um catarro sera que pode ser o tampao

          • oiie tudo bem? eu estou de 33 semanas e 2 dias, e saiu algo tipo gelatina e de freiada amarela na minha calçinha, depois que senti duas dores forte acompanhada de dor de barriga, pode ser o tampão? mais nao tinha muita muita quantidade.

      • Oi bom dia estou com 39semana e está descendo o meu tampão a5dias e fui a hospital lá. Levei um toque. Que pode ouvir que estou com 2 de dilatação
        E vindo uma cólica toda hora e a barriga endurecer meu bebê já está. Com 3kl e530 gramas estou sentindo um pouco de contração de treinamento só

  • Estou desde o fim do quinto mês de gestação com contrações ritmadas e bem doloridas. Meu médico me.orientou a tomar medicamentos para as contrações e repouso absoluto. A uma semana e uns 2 dias tive contrações ritmadas e doloridas 1 cm de dilatação e meu tampão saiu com um.pouco de sangue estou de 30 semanas e tomando injeção pra amadurecer o pulmão. Desde então sinto cólicas constantes, contrações de treinamento o dia inteiro e a noite lá vem as contrações reais, uma imensa pressão na vagina e dor.. será que o parto está perto ? Ou falta muito

    • bom sempre verificar se não existe uma infecção urinária presente aí. Contrações de treinamento são comuns nessa época mas normalmente passam com banho longo e morno

      • Boa tarde, ontem à noite tive relação e depois sentir cólicas fortes , no outro dia pela manhã hj no caso quando fui ao banheiro saiu uma gosma transparente parecendo catarro eu vi algumas fotos desse tampão mucoso e é igual só que transparente, fui para academia e agora quando cheguei de noite saiu mais oq pode ser ?

  • Bom dia. Estou de 40 semanas e 4 dias,estou tendo muita colicas que parecem com contração mais não é ritimada. E comecei a perde o tampão mucoso a dois dias saindo um pouquinho de cada vez. Tenho que esperar as contrações para ir pro hospital pois fui ontem e tinha só um dedo de dilatação.

    • Sim, agora você está nos pródromos provavelmente. Aguarde as contrações virem de verdade. A noticia boa é que tudo está indo para um caminho excelente

  • Terceira gestacao chegando ou ja nas 40semanas dois partos normais, nao.sei se fico feliz ou mais ansiosa tampao ta saindo mas clarinho pouco bem catarrinho de nariz sabe...m? nunca desejei velo pelo e grande marron ou pouco sangue como foi da minha segunda filha....... e sendo assim medo de quererem induzir e seila sem.ter necessidade mas tbm ja nao tenho medo de esperar sem estar tendo um suporte adequado...... muitos reclamam do sus brasileiro mas lofico cada cidade uma cidade onde estou me sinto um peixe fora d'agua...... ha como queria uma doula do meu lado ?......

    • Calma querida, você já foi capaz de parir duas vezes, logo logo chega sua terceira. Fica em paz. Se não quiser fazer uma cesárea pode pedir para que induzam o parto (se chegar a 41 semanas) a tendencia é evoluir super bem. Beijo enorme

  • Estou fazendo 39 semanas hoje, ontem saiu uma quantidade "boa" de um negócio transparente com aspecto de gelatina. Cerca de 3h depois, quando tomava banho e me lavava, saiu mais... depois do banho, nada mais saiu, posso está entrando em trabalho de parto? Estou bem nervosa e ansiosa... espero sua resposta, beijos!!!

    • Oi Mari, fica tranquila que é só o tampão. Você provavelmente vai entrar em trabalho de parto logo, mas só ele não diz muita coisa. Fica tranquila e aproveite esses ultimos dias de barrigão

    • Oi eu tive relacao duas vezes quando estava no periodo fertil agira ta saindo um muco meio esverdeado no papel higienico e as vezes um muco branco tipo pomada posso estar gravida

  • Perdi o tampão mucoso pela primeira vez há 15 dias atrás, hoje estou com 40 semanas e 2 dias, fui na urgência pela tarde de ontem e o médico fez o toque, falou que já tinha 3cm de dilatação, saiu novamente o tampão depois desse toque só que com rajadas de sangue, mas ainda não sinto nenhuma dor além de pontadas pélvicas e na lombar. Estou muito ansiosa :(

    • Vai sair tampão até o bebê nascer mesmo :) como é um material constantemente produzido pelo corpo ele nunca acaba. Cada vez q sai o corpo faz mais.
      Você já esta com 3cm sem dor, fora do trabalho de parto, deveria estar soltando rojões de alegria. Maior motivo bom pra comemorar! Logo logo o trabalho de parto começa, aproveita esses ultimos dias de barrigão

  • Estou com 38+6 e ontem de manhã por volta das 10 horas dá manhã fiz xixi e quando passei o papel saiu alguma coisa meio amarelada parecia catarro . A noite a mesma coisa. Já hoje saiu um pouco mas transparente com rastrinho vermelhos que parecia sangue . Sinto algumas cólicas . Mas depois param . Sinto também dores no pé dá barriga e na ppk . As vezes até o ânus dói um pouco . Mas depois a dor some . Oque pode ser?

    • Pode ser sinais que seu corpo está trabalhando perfeitamente para trazer seu bebê pro mundão aqui de fora

  • Estou com 39 semanas de gestação e 1 dedo de dilatação desde as 36. Tampão mucoso saiu pouquíssimo durante alguns dias e certo dia a quantidade aumentou e saiu com sangue (isso aconteceu a exatos 15 dias). Sinto muita dor na pelvi, incômodos para caminhar, mudar de posição durante a noite e cólicas dia sim, dia não. Estou ficando maluca de ansiedade, será que continuarei assim até 42 semanas? (O pior são as dores todos os dias).

    • Nat, abraço enorme em você! Esse finalzinho é mt desafiador mesmo. Fica tranquila que duvido que chegue até 42, experimente fazer alongamento e colocar uma bolsa de água quente a noite entre as pernas para ajudar a relaxar e aliviar essa sensação desconfortável.

  • Olá estou de 40 semanas e dois dias, minhas contratações são silenciosas não sinto dores, terça saiu uma melequinha bem pouquinho mesmo marrom, ontem minha barriga começou a endurecer de 10 em 10 min. Hoje já não sentia mais nada, até exatamente agora as 14:45 que saiu muitaaaaa mas muitaaaaa gosma cheia de um negócio marrom... Agora comecei a sentir cólicas enbaixo da barriga.. estava com 3cm de dilatação ontem.. e acredito q depois das contratações silenciosas deve ter dilatado mais.

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

7 meses ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

1 ano ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

1 ano ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

1 ano ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

1 ano ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

1 ano ago