Períneo (Assoalho Pélvico)

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Quando nós estamos grávidas (me incluindo nessa também) lembramos de vários preparativos, que envolve o bebê. Claro, claro é a espera mais deliciosa. Mas com tudo, temos que conhecer a anatomia do nosso corpo. A Barriga é a primeira morada do bebê, e para ele se desenvolver por semanas, a uma região que precisa estar fortalecido, um tanto relaxado. Você sabe qual é?

Períneo (Assoalho Pélvico)

Fica localizado na região entre os ossos do púbis e o cóccix. Região entre a vagina e o ânus. O períneo é um conjunto de  músculos, ligamentos e fáscias (forma e estrutura ).

Função do Períneo (Assoalho Pélvico) na Gestação

Sustentar todos os órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto, intestino e todo conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen). E também o bebê e todo o peso adquirido na gestação (Placenta, líquido amniótico). Vale lembrar que o Períneo (Assoalho Pélvico) é a única musculatura transversal do corpo humano que suporta carga. Quando contraída essa musculatura, se contrai toda parte da uretra (fluxo do xixi) do reto (gases e coco) e da vagina (tônus, manter apertada).

E qual são os preparativos?

O ideal seria uma consulta com um profissional especializado em fisioterapia pélvica.

O exercício indicado e mais comum é o de contrair (segurar o xixi) e relaxar (soltar aos poucos). Lembrando, para não treinar quando estiver urinando (quando tiver vontade de fazer xixi, faça sem interrupção, sem pausa).

O yoga para o parto, também é um indicativo. Além de fortalecer, ajuda a relaxar, trabalha a respiração (importante para conhecer, sentir todo o movimento do corpo).

Existe também o alongamento e a massagem perineal, que se inicia à partir de 32 semanas.

Massagem, inicia com movimentos circulares, na região da vagina e ânus, com uma certa pressão (respeitar sempre o seu limite).  Logo, movimentos em U (com dois dedos) na entrada e interior da vagina, com pressão (respeitando seu limite)

Vamos liberar hormônio!

 

O alongamento, (puxar a musculatura em direção do ânus) por 20 a 30 segundos.

  • Duração de 5 a 10 minutos
  • Posição confortável
  • 3 vezes na semana
  • Óleo vegetal de preferência
  • Não massagear o canal da uretra
  • Cuidar com a pressão na região do reto

Mulheres, Permita-se!  Se toque!  

Vulva representada pela Mana @Fuleragipopi

A importância do Fortalecimento do Períneo (Assoalho Pélvico) 

Nós mulheres perdemos tônus muscular da região do períneo, não somente num parto vaginal, mas também na menopausa com redução de hormônios. O fortalecimento do períneo é para evitar futuras complicações, como incontinência urinária, prolapso genital (órgão genitais ficam expostos) aparecimento de varizes, hemorroidas e um possível parto prematuro quando gestando. O seu fortalecimento evita dores na lombar, muito comum na gestação.

O Períneo é esquecido durante a gestação, mas faz uma total diferença na hora do parto, quem faz o preparo de fortalecimento, consegue também relaxar para a passagem do bebê, consegue entender a dinâmica (processo) do corpo. É um conjunto! Mesmo a escolha por cesária, também tem que estar fortalecido, lembra ele vai sustentar o seu bem mais precioso.

Refêrencias 

Força dos músculos do assoalho pélvico e
função sexual em gestantes

http://www.scielo.br/pdf/rbfis/2009nahead/aop052_09.pdf

Prática da yoga
durante o período de gestação

https://www.efdeportes.com/efd63/yoga.htm

ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR PERINEAL NA GESTAÇÃO E NO
PUERPÉRIO

http://abenfopi.com.br/vicobeon/COMORAL/Madre%20Maria%20Domineuc/An%C3%A1lise%20Da%20For%C3%A7a%20Muscular%20Perineal%20Na%20Gesta%C3%A7%C3%A3o%20E%20No%20Puerp%C3%A9rio.pdf

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