Como administradora de diversos grupos virtuais de gestantes, recorrentemente vejo absoluta negligência com síndromes hipertensivas na gestação, demonstrando o quão desatualizados estão a esmagadora maioria dos profissionais da área obstétrica e como estar bem informada pode ser uma questão, para além de se ter o Parto como se deseja, de saúde! Então, parafraseando Melania Amorim: o que não se pode deixar de saber?
Nesse post você vai encontrar
De acordo com o Guideline 2017 for High Blood Pressure, do American College of Cardiology, os níves de PA devem ser categorizados em Normal, se até 120 / <80 mm Hg; Elevada, se 120 / <80 mm Hg; Hipertensão 1, se 130-139 ou 80-89 mm Hg e Hipertensão 2 se igual ou superior 140 ou 90 mm Hg.
Alguns dos fatores de propensão ao quadro são obesidade ou ganho de peso excessivo ao longo da gestação, histórico familiar e a pressão mais baixa – diastólica – em 80mm Hg na primeira avaliação e doença renal.
Duas aferições da pressão mais alta – sistólica – igual ou superior a 14mmHg OU da diastólica igual ou superior a 90mm Hg , como já colocado, já se considera Hipertensão. Se descoberto antes da vigésima semana de gestação, é Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), crônica. A gestante já tinha, apenas não havia descoberto.
Se descoberto após a vigésima semana, é Hipertensão Gestacional. Tanto na crônica quanto na gestacional é possível que haja evolução para outros dois quadros: Pré Eclâmpsia e Síndrome HELLP!
Na Pré Eclâmpsia além da alteração da pressão, pode haver comprometimento de órgãos como rins e fígado, podendo acontecer edema pulmonar e distúrbios visuais. Um grande desafio no diagnóstico deste quadro é a desinformação dos profissionais que ou nem pedem os exames complementares específicos ou se o fazem, pedem somente a proteinúria. Ausência de proteína na urina e inchaço não garantem ausência de Pré Eclâmpsia!
Essas alterações podem acontecer sem que a gestante tenha muitos sintomas, mas também podem apresentar alguns como dor de cabeça, nas têmporas e “atrás” dos olhos, enjoos, vômitos, visão turva ou com pontos pretos, queimação e dor no estômago , dor no abdomen do lado direito… Muito comumente confundidos ou mesmo desprezados como desconfortos usuais da gestação, é preciso ter atenção a eles e sempre procurar assistência, principalmente se:
A segunda complicação associada é a Síndrome HELLP. A sigla é a representação em inglês das alterações que a doença apresenta: Hemólise (enfraquecimento das células sanguíneas), EL para elevação das enzimas do fígado e LP para a baixa de plaquetas. Embora mais comumente seja uma decorrência da Pré Eclampsia , 15% das que a apresentam não tinham diagnóstico anterior.
Por isso quando há alteração pressórica é imprescindível fazer todos os exames que detectam essas alterações regularmente e NUNCA desprezar seus sintomas, trocando a conduta médica correta por indicações que minimizam a questão como “ é só estresse”, “ é síndrome do jaleco branco”, “ toma um chá que passa”… e tantos outros!
Síndromes Hipertensivas e suas complicações são progressivas, com riscos associados graves como descolamento de placenta, restrição de crescimento, hemorragia, convulsão (Eclâmpsia), dentre outros. Por isso a indução está recomendada a partir da trigésima sétima semana para todas com hipertensão gestacional!
Informe-se! Empodere-se! Cuide-se!
Dúvidas? Contate-me
Bibliografia:
Pré Eclâmpsia momentos críticos: o que não se pode deixar de saber: http://estudamelania.blogspot.com/2014/05/estudando-hipertensao-e-gravidez-parte.html
2017 Guideline for High Blood Pressure in Adults: https://www.acc.org/latest-in-cardiology/ten-points-to-remember/2017/11/09/11/41/2017-guideline-for-high-blood-pressure-in-adults
NICE hypertension guideline 2011: evidence based Evolution: https://www.bmj.com/content/344/bmj.e181
Induction of labour versus expectant monitoring for gestational hypertension or mild pre-eclampsia after 36 weeks’ gestation (HYPITAT): a multicentre, open-label randomised controlled trial: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19656558
Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…
O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…
O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…
Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…
Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…
Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…