Categories: Gravidez

Gravidez tardia, aos 40 + é possível?

Compartilhe:

A gravidez tardia ainda é um assunto encarado como tabu por muitas pessoas. Contudo, o prolongamento da juventude e a melhora da qualidade de vida influenciam na programação de vida das pessoas, gerando um “novo planejamento familiar”.

Origin Family – Centred Maternity Hospital

Historicamente, no Brasil, como em todo o mundo, existem mulheres que engravidam tardiamente. Desde as últimas décadas do século XX, observa-se um número crescente de mulheres que passam por essa experiência com mais de 35 anos.

Os motivos para postergar a gravidez variam, incluindo o desejo das mulheres de investir na carreira educacional e profissional, adiar o casamento, casar de novo, ampla disponibilidade de métodos anticoncepcionais, problemas relacionados à infertilidade, entre outros.

A questão é perceber se existe o desejo real de ser mãe e se essa vontade não está se confundindo com uma cobrança social. Cuidar de um filho é uma grande responsabilidade e, por isso, uma gravidez deve ser muito desejada, para que, futuramente, não haja frustração.

Todos nós já ouvimos falar algo sobre a gravidez tardia! Existem riscos aumentados sim, mas também existem muitos casos bem-sucedidos. Eu mesma faço parte desta estatística de sucesso com uma gestação aos 41 anos de idade.

Mas é muito importante sabermos dos riscos associados a esta decisão.

Para o feto: anomalias cromossômicas, sofrimento fetal, internação em UTI, restrição do crescimento fetal e óbito fetal.

Para a gestante: hipertensão arterial, diabetes mellitus, mioma uterino e também maior possibilidade de parto prematuro.

Contudo, com o avanço da medicina, uma gestação acima dos 40 anos é uma possibilidade cada vez mais segura. Hoje, existem vários tratamentos que as mulheres podem fazer para aumentar a fertilidade. Além disso, também há aquelas que preservam os seus óvulos para serem usados na hora correta.

E, se a futura mamãe tiver a seu favor boa saúde, boa alimentação, peso adequado, vida saudável e cuidados pré-natais, as perspectivas de uma gestação tranquila e sem intercorrências aumentam muito.

Desenvolvimento fetal

E uma vez que a gestação ocorra normalmente, não há contraindicações para o parto normal.

Tanto a natureza como a tecnologia podem ajudar os casais a conseguirem uma gestação em idade mais avançada, mas é sempre bom lembrar que a maior parte da literatura considera que a idade ideal para ter filhos está entre 20 e 29 anos. E sobre a idade materna avançada para a gravidez, não existe consenso. Há quem considere até 35 anos. Outros 40 anos e até 45 anos ou mais.

Qual idade limite para engravidar naturalmente?

Para entender melhor esta possibilidade podemos falar de climatério, que é o período que marca o final da vida reprodutiva da mulher e costuma se iniciar após os 40 anos de idade.

Durante o climatério, a menstruação pode continuar normalmente, mas começa a assumir um ritmo irregular. Em um mês a mulher pode ovular e no outro não. Essa condição se mantém até a mulher de fato entrar na menopausa.

No climatério, cria-se a falsa ideia de que a mulher não é mais fértil e muitas passam a não usar os métodos contraceptivos ou não tem mais tanto cuidado na utilização deles como antes. Porém, a chance de engravidar naturalmente ainda existe neste período, mesmo sendo menor após os 40 anos, uma vez que a queda da fertilidade se intensifica após os 35.

Jackie Goulart Fotografia

Mas, como já havíamos dito, não há consenso médico sobre até quando engravidar.

Claro que cada caso é um caso. Sabemos que cada vez mais mulheres têm filhos após os 40 anos de idade, apesar de sua fertilidade decair naturalmente. Há até mulheres que engravidam sem planejamento e naturalmente aos 50 anos.

Lembram, eu entrei para a estatística engravidando pela 1ª vez aos 41 anos e sem tratamento ou preparo prévio. Tudo por aqui deu muito certo, mas quanto mais eu leio sobre o assunto gravidez tardia, mais, eu tenho certeza que uma vez que se decida por postergar a gestação para uma idade mais avançada é importante ter cautela e avaliar todo o cenário e possibilidades.

É um momento muito especial da vida da mulher e da família e quanto mais preparada estivermos melhores as chances de uma gestação acontecer e ser bem-sucedida e feliz.

Ser mãe depois de 40 anos é um sonho possível!

De fato, a gravidez tardia já é uma realidade do mundo de hoje, ainda assim, trata-se de uma gravidez que requer cuidados extras. “O ideal é que a gestação seja planejada, com acompanhamento já antes da concepção. No primeiro e último trimestre, deve haver mais consultas de pré-natal. Mas, no geral, se o casal fizer tudo certinho, não há grandes problemas”, afirma o ginecologista e obstetra Soubhi Kahhale, do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim (SP).

Daniela Nicolini Fotografias

E temos também uma ótima notícia! A mulher que faz a opção de engravidar após os 35 anos pode comemorar: um estudo divulgado pelo Journal of the American Geriatrics Society aponta que as mães que têm filho nessa faixa etária ficam mentalmente mais ativas quando envelhecem. Isso porque o aumento dos hormônios relacionados à gestação traz benefícios para o cérebro em longo prazo. “Essa pesquisa traz fortes evidências de que há uma associação positiva entre a gravidez tardia do último filho e melhores habilidades cognitivas na terceira idade”, ressalta a pesquisadora Roksana Karim, que liderou o estudo.

Então, por que não?

 

Referências Bibliográficas:

Saiba tudo sobre gravidez em idade avançada

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/2830-saiba-sobre-gravidez-em-idade-avancada

Quais os riscos de uma gravidez acima dos 45 anos de idade?

http://aps.bvs.br/aps/quais-os-riscos-de-uma-gravidez-acima-dos-45-anos-de-idade/?post_type=aps&l=pt_BR

Como é a gravidez tardia?

https://www.abc.med.br/p/gravidez/795049/como+e+uma+gravidez+tardia.htm

Experiência da gravidez após os 35 anos de mulheres com baixa renda

http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n2/v13n2a21

Gravidez depois dos 35 anos: uma revisão sistemática da literatura

http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/73

Compartilhe:
Doula Cris Emboaba (SP)

Doula (gestação e parto), Consultora em Amamentação, Educadora Perinatal Certificada Spinning Babies® e mãe do Rafael.

Uma mulher que se transformou e descobriu um novo propósito e vocação com a maternidade. Acredito no amor e na acolhida e incentivo a tomada de decisão baseada em evidências científicas trazendo segurança e empoderamento à mulher. Ministro curso, com abordagem Spinning Babies, para oferecer mais conforto na gestação e um parto mais fácil.

Cidade de Atuação: São Paulo Capital (Zona Sul, Zona Oeste, Granja Viana e entorno)

Instagram: @acolhidamaterna

Contato: 11 95656-6668

View Comments

  • Quanta informação realmente a gravidez tardia deixou de ser aquele medo. Só aplausos ....

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

1 ano ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

2 anos ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

2 anos ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

2 anos ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

2 anos ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

2 anos ago