Categories: Gravidez

Circular de cordão umbilical é motivo de pânico?

Compartilhe:

 

Meu bebê está com cordão umbilical enrolado no pescoço!!

O que eu faço?

Preciso marcar minha cesárea??

 

NÃO !!

 

Vivemos anos acreditando que esta informação era verdadeira… Infelizmente, fomos muito tempo enganados com esta afirmativa mas precisamos entender o que realmente acontece quando o cordão umbilical se apresenta ao redor de alguma região do corpo… O que mais ouvimos como risco é a circular de cordão umbilical ao redor do pescoço, mas ele pode se apresentar circular da mão, tórax, abdome, do pé ou de mais de uma parte ao mesmo tempo… e será que tem um verdadeiro risco nisso?

O que mais causa desespero é quando ouvimos que a circular do cordão umbilical é na região cervical, pois imagina-se que este tipo de circular pode causar asfixia do bebê e levar a morte antes mesmo do seu nascimento ou através dos movimentos feitos para o nascimento através do parto via vaginal.

Será que isso é verdade?

 

Circular de cordão. Foto: Ricardo Jones do blog http://estudamelania.blogspot.com

 

Antes de mais nada precisamos falar um pouco sobre o cordão umbilical. O que é? Pra que serve? Qual a sua utilidade?

O cordão umbilical é uma estrutura de fundamental importância na vida
intra-uterina ao manter a conexão vascular entre o feto e a mãe e tem como função primordial manter o fluxo sanguíneo sem interrupções e/ou obstruções para o feto em desenvolvimento, durante os movimentos fetais e o parto. É constituído por duas artérias e uma veia. Os tecidos que constituem o cordão umbilical são projetados para facilitar e manter o fluxo sanguíneo ao longo da gravidez. Ele é preenchido por uma substância gelatinosa, sendo extremamente maleável que dá volume e protege os vasos sanguíneos internos.

O cordão umbilical não tem tamanho definido e pode ter comprimentos diversos em cada gravidez (pode medir alguns poucos centímetros ou ter até quase 1 metro de comprimento). Além disso, ele pode dar múltiplas voltas, não apenas no pescoço, mas também em outras partes do corpo da criança. O bebê se movimenta muito menos no final da gestação e já não faz voltas incríveis e absurdas.

Então o que é a circular de cordão umbilical ? Quais os riscos?

 

Circulares do cordão umbilical ocorrem quando o cordão umbilical fica enrolado 360 graus em redor do pescoço ou de outras partes fetais, mas o bebê não tem como se “enforcar” pelo pescoço, pois no útero o bebê não respira pelo nariz… Além do mais, bebês se enrolam e desenrolam nele durante toda a gestação, e isso é absolutamente normal.

Em algumas situações muito raras e específicas que combinam a circular com algum outro fator (como um nó verdadeiro por exemplo), a compressão do cordão pode prejudicar a oxigenação, por isso é indispensável uma assistência adequada na gestação e principalmente no trabalho de parto. Isso pode acontecer se ele estiver enrolado em qualquer parte do corpo do bebê.

Mas, definitivamente apenas o cordão enrolado no pescoço NÃO É indicação real para cesárea.

A chamada “circular de cordão” é mais comum do que se imagina e, na maioria das vezes, raramente resulta em uma contraindicação para o parto normal e não justifica a indicação para cesárea… Isso sim é verdade !!

Portanto, se seu bebê está com o cordão ao redor do corpo ou do pescoço, converse com seu médico obstetra ou sua doula e fiquei tranquila, pois dificilmente isso significará a necessidade de abrir mão do parto normal.

 

Referências:

Dra Melania Amorim, médica PhD em obstetrícia:

http://estudamelania.blogspot.com/2012/08/a-falacia-da-circular-de-cordao.html?m=1&fbclid=IwAR3F_FN-jpMd_BOZ_GOp1Q8hpzINBc8H2YyeyauF4PpnyHeNHa_zSu75KrA

Morbidade neonatal e maternas relacionada ao tipo de parto

https://www.scielosp.org/pdf/csc/2010.v15n2/427-435/pt

Patologia do cordão umbilical 

https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/109029/2/232604.pdf

 

Compartilhe:
Doula Isabella Coimbra Rio de Janeiro (RJ)

Fisioterapeuta Acupunturista, Aromaterapeuta, Reikiana e Doula.  Conheci a humanização do parto através da minha sobrinha que buscava um parto natural/humanizado para o nascimento de sua filha e simplesmente me apaixonei por este universo que tanto me aproximou de um sonho de criança: dar suporte na assistência ao parto... e todas as minhas formações me encaminharam até aqui... Simplesmente apaixonada...Acredito que toda mulher merece ter suas vontades respeitadas sem sofrer nenhum tipo de violência obstétrica  e poder contar com um suporte psicológico, físico e emocional em um momento de suma importância para a sua vida. Realizo acompanhamento no pré, parto e pós parto, agregando as diversas técnicas que conheço.Cidades de atuação: Rio de Janeiro (RJ) Bairros: A consultarFacebook: @BusquesuamelhorversãoInstagram: @isabellacoimbraterapeutaE-mail: isabella.coimbra@yahoo.com.brCelular/WhatsApp: (21) 98115-0112

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

1 ano ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

2 anos ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

2 anos ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

2 anos ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

2 anos ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

2 anos ago