Categories: Gravidez

5 dicas de como fugir da diabete na gravidez

Compartilhe:

Quando uma mulher descobre a gravidez, existem aqueles “passos” para seguir e um deles é iniciar o pré natal, são feitos vários exames e ultrassom.

Estar com os exames em dia durante a gravidez é importante para garantir uma gestação saudável. Agora, se você ainda não está gestando, aproveita para fazer um checkup nos exames.

A diabete na gravidez é caracterizada por hiperglicemia, (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gestação.

Alerta de spoiler: a melhor maneira de cuidar é buscar informação de qualidade e se prevenir. Saiba que diabete na gravidez NÃO É sinônimo de sobrepeso. 

1. Perca uns quilos antes de engravidar

Nossa que frase chata é essa!? Pois é, apesar da diabete na gravidez não estar associada somente a mulheres com sobrepeso, uma das dicas mais valiosas para as gestantes é a mudança dos hábitos alimentares.

Se você sabe que tem pisado na bola com sua própria saúde, cuide dela antes de planejar trazer uma nova vida ao mundo! A gestação consciente é também cuidar do lugar onde irá gestar, antes da concepção.

O ideal é você se cuidar por amor ao seu corpo e não o contrário!

2. Saiba quais os principais sintomas

Afinal,não tem como fugir daquilo que não se conhece certo?

Os principais sintomas são:

  • Sede excessiva que não é satisfeita facilmente.
  • Urinar mais frequentemente que o normal, o que também é uma condição que ocorre durante o primeiro trimestre da gravidez.

Fome excessiva resultando no consumo de alimentos que você normalmente não comeria.

Bora estudar

3. Fuja do sedentarismo

            A prática de atividade física é muito comentada durante a gravidez, e é uma forte aliada contra a diabete gestacional. Se existe algo que colabora para que seu organismo trabalhe com mais tranquilidade e reduza os níveis de açúcar no sangue é manter-se ativa. O que não vai te trazer prejuízos se começar antes de engravidar também.

Ter uma rotina de exercícios aumenta à sensibilidade das células a insulina, assim seu corpo vai precisar produzir menos insulina para transportar açúcar. Gravidez não é sinônimo de repouso, salvos em casos de riscos para mãe ou bebê.

Curiosidade: a placenta (órgão responsável pelo suprimento de sangue para seu bebê) produz altos níveis de hormônios. Quase todos prejudicam a ação da insulina nas células, o que aumenta os níveis de açúcar, por isso após as refeições é normal ter uma pequena elevação no sangue.

Se exercite

4. Fuja das tentações disfarçadas de comida

Falando nisso, a nutrição é uma forte aliada! Uma alimentação não balanceada pode contribuir para que você tenha diabete na gravidez. É comum as mulheres colocarem a culpa do aumento do consumo excessivo na quantidade de comida, desejos por doces (e outras guloseimas) na gravidez e é nesse ponto que começa a perder o equilíbrio do que faz bem x o que traz prazer.

Portanto, consuma alimentos que vão te trazer saúde e bem estar, retire da dieta açúcares, carboidratos refinados e laticínios em excesso. Se possível, vá numa nutricionista especializada em materno infantil e numa endocrinologista. Elas podem te ajudar criando um plano de refeições, com as preferências de alimentos e também orçamento disponível.

5. Acompanhe de perto o desenvolvimento do bebê

Algo que não pode faltar é estar atenta no seu bebê. Os sintomas da diabete gestacional podem facilmente ser confundidos com algo comum na gravidez. Por isso, monitorar o crescimento e desenvolvimento do bebê com ultrassons e outros testes feitos pela sua obstetra são essenciais. Se a dieta e os exercícios não forem o suficiente e a diabete gestacional se manifestar, é preciso iniciar o uso de tratamento medicamentoso.

É importante ressaltar que a diabete na gravidez não é indicação para cesariana, precisa ser acompanhada de perto e ser avaliada individualmente.

Um dos riscos para o bebê quando mal cuidada é a macrossomia fetal e a hipoglicemia neonatal. A indução de parto pode ser uma das opções para as gestações a termo.

Vem receber mais um monte de informação bacana comigo no meu grupo exclusivo de leitoras <3

 

Referências

Diabetes gestacional: um algoritmo de tratamento multidisciplinar

https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Silveiro/publication/51857870_Gestational_diabetes_management_A_multidisciplinary_treatment_algorithm/links/0046353a5b4f97977e000000.pdf

Como lidar com a ansiedade na gestação

https://blog.casadadoula.com.br/gravidez/como-lidar-com-a-ansiedade-na-gestacao/

 

Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico

http://www.scielo.br/pdf/%0D/abem/v46n1/a04v46n1.pdf

 

 

Compartilhe:
Doula Mariana Lopes (Pindamonhangaba - SP)

Sou mãe de 3 filhos, assessora em babywearing e Doula (desde 2018).Foi na gestação do meu último filho em 2016, que conheci a humanização e quando meu olhar para maternidade mudou completamente. Após passar por duas cesarianas desnecessárias eu planejei um parto domiciliar, porém Enzo nasceu em uma cesariana intraparto, onde sofri muitas violências obstétricas numa maternidade do SUS após minha transferência.  Depois de vivenciar esse processo tão intenso tive certeza que ser doula era uma missão de vida para mim.Eu acredito que toda mulher deve ter acesso a informação, para que faça escolhas conscientes e vivencie um parto e nascimentos respeitosos.  Trabalho com palestras para mulheres e casais, acompanhamento na gestação, parto, e pós parto e ofereço suporte á amamentação.Cidades de atuação: Pindamonhangaba e demais cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.Instagram: @marianalopesdoulaContato: mariana.molopes@gmail.com

Recent Posts

Roda de conversa para pessoas grávidas

Buscar um parto normal humanizado pode ser bem solitário. Parece que um evento natural é…

1 ano ago

Filmes e séries para quem quer o parto normal

O parto normal é o processo mais natural e saudável para o nascimento de um…

2 anos ago

5 perfis valiosos para seguir no instagram

O parto normal é um tema que desperta muitas dúvidas e questionamentos nas gestantes e…

2 anos ago

Não foi como sonhei, mas foi tranquilo

Dia 28/01 sábado por volta as 18:30, comecei a ir ao banheiro fazer xixi e…

2 anos ago

Era meu sonho um VBAC, e consegui!

Minha dpp era 26/12, e eu já estava com consulta marcada pro dia 27 pronta…

2 anos ago

Foi o momento mais feliz da minha vida

Minhas contrações se intensificaram no dia 05/12 (sim no dia do jogo do Brasil contra…

2 anos ago